Jakob Robert Schneider possui uma vasta formação acadêmica em áreas focadas no desenvolvimento humano. Além de ser um renomado constelador, Jakob reuniu o seu conhecimento em livros para que o público compreendesse melhor a natureza humana. É o que nós vamos entender melhor na análise do livro A prática das Constelações familiares.
Sobre Jakob Robert Schneider
O autor de A prática das constelações familiares é diplomado em Teologia, Filosofia, Pedagogia e Educação física. Além disso, Jakob trabalha com terapia individual, em grupo e aconselhamento de casais em clínica. Ele também coordena e dirige cursos e seminários para formar novos consteladores em várias partes do mundo.
Schneider é membro da IAG, sendo parte da comunidade que desenvolve o trabalho da Constelação segundo os ensinamentos de Hellinger. Como redator, Jakob escreve artigos na revista de Constelação Praxis der Systemaufstellung. E em parceria com Brigitte Gross escreveu “Ah! Que Bom Que Eu Sei!” – A Visão Sistêmica nos Contos de Fadas, publicado pela Editora Atman.
Jakob possui mais de 20 anos de experiência com o trabalho das Constelações familiares. Após vivenciar o método terapêutico de modo pessoal ele decidiu que esse seria o seu caminho dali em diante. Tanto que atualmente é um dos conselheiros mais respeitados no mundo dentro dessa prática.
Sobre o livro de Jakob Robert Schneider
A prática das Constelações familiares é um livro bastante claro a respeito do trabalho criado por Hellinger. Jakob descreve de modo acessível e abrangente como o trabalho sistêmico é desenvolvido com os pacientes.
É uma obra envolvente até, já que possui um estilo de escrita direto, mas com bastante espaço para possibilidades de entendimento. Desse modo, o leitor consegue uma interpretação pessoal das Constelações e efeitos baseado em conclusões próprias. Esse tipo de percepção ajuda a quebrar impressões equivocadas a respeito do livro, livrando a obra de ser vista como:
- professoral, explicando de modo muito técnico e mecânico o tema abordado;
- tendenciosa, manipulando seu discurso e implantando ideias equivocadas no leitor;
- autoritária, pois não impõe no leitor uma maneira linear de interpretar seu conteúdo.
Propósito
O livro a prática das Constelações familiares foi planejado como uma introdução sintetizada da prática consteladora. A obra estaria em meio a tantas outras com temáticas parecidas para resumir ao público as temáticas sistêmicas.
Tanto que diversos autores afirmam que esse livro não precisa ser resumido ou abreviado como normalmente acontece. A obra é suficientemente densa e clara, perdendo o seu valor se fosse abreviada. Ademais, esses mesmos autores defendem que os leitores ampliem o significado da obra com interpretações próprias.
Desse modo, a obra se tornou uma referência no nicho por:
- ser um material bem estruturado e com exemplos tocantes da Constelação familiar
- além da introdução, possui atualizações em relação aos desenvolvimentos sistêmicos recentes
- resume de modo inteligente e diferenciado para o leitor a introdução, evolução, princípios, objetivos e procedimentos desse método terapêutico.
O leitor como parte da obra
A prática das Constelações familiares descreve em capítulos breves, mas compreensíveis, os fundamentos desenvolvidos por Bert Hellinger. Embora seja compacto, o livro de Jakob tem uma descrição ampla e esclarecida a respeito da Constelação.
Desse modo, o leitor experimenta as atitudes que fazem parte do trabalho sistêmico. Esse é, com certeza, um material de estudo onde o leitor faz parte do processo criativo do livro. Em outras palavras, a interpretação do indivíduo é mais que bem-vinda para o entendimento completo da teoria e aplicação da Constelação.
Jakob Robert Schneider consegue entregar para o leitor uma percepção centrada, descrição respeitosa e a expressão isenta de intenções. Essas são características muito necessárias ao trabalho realizado pelo constelador familiar.
O respeito e a autonomia
Jakob e Bert tiveram uma amizade que durou algumas décadas. Tanto que entre muitos consteladores experientes é Jakob que utiliza a técnica de modo semelhante a Hellinger. O aprendiz, por assim dizer, de Bert tem um trabalho muito bem avaliado nas sessões de grupo principalmente.
Entretanto, Jakob emprega a Constelação de modo menos dogmático, erudito ou normativo, o que não causa resistência nos leitores. Ainda que mantenha o estilo de Hellinger, o trabalho e o livro de Jakob Robert Schneider são autônomos. Por isso que ele tem se tornado bastante popular entre o público mais jovem, bem como novos constelados.
É possível notar em A prática das Constelações familiares a dedicação e vivência de Jakob na Constelação de forma clara. Além de ser natural, o seu trabalho tem ajudado diversas pessoas a ampliar seus horizontes e modo de agir. O seu trabalho é certamente uma forma dos leitores entenderem a si mesmos ultrapassando os limites de uma psicoterapia ou aconselhamento.
Intermediação
O livro A prática das Constelações familiares é uma ferramenta capaz de ajudar o público no entendimento das ideias de Bert. Por meio dele os leitores podem desenvolver insights próprios a respeito do funcionamento e efeitos da Constelação.
Em vista disso os resultados mais profundos podem ser observados com mais calma , surpreendendo os pacientes. Trata-se de uma leitura bastante proveitosa, tanto para leigos, quanto para os mais experientes nessa abordagem. Para quem quiser se aprofundar no tema, o apêndice do livro possui indicações de autores e livros de Bert Hellinger.
Pessoalidade
Jakob Schneider usou a própria perspectiva e experiência com a Constelação para escrever o livro A prática das Constelações familiares. Quanto às críticas e práticas, ele afirma que elas se desenvolvem sempre que uma metodologia terapêutica é ampliada. Ademais, o autor tem o intuito de informar o conteúdo básico e o essencial da Constelação com base em sua vivência e experiência.
Existe um cuidado muito grande para situar o leitor nesse trabalho para não deixá-lo confuso ou deslocado. Por exemplo, mudanças em dados para que os constelados não sejam identificados e explicação de termos, como “o cliente”. O objetivo é apenas viabilizar clareza nesse assunto e manter a confiança do leitor nesse trabalho.
Jakob deixa bem claro que a Constelação não deve ser considerada como uma psicoterapia no entendimento comum dessa palavra. Contudo, ele prefere aplicar esse termo para rápida compreensão do leitor a respeito do assunto.
Considerações finais sobre a prática das constelações familiares
A prática das Constelações familiares é um livro essencial para quem deseja entender melhor esse método terapêutico. O autor, Jakob Schneider, trabalha esse tema de modo acessível e bastante agradável para o entendimento do leitor.
Além disso, é bastante agradável entender a perspectiva e experiência do próprio escritor e como a Constelação mudou a vida dele. Essa leitura é bastante proveitosa, instrutiva e certamente ajudará o leitor a criar novas percepções a respeito dos seus relacionamentos.
Por fim, você pode aprender a Constelação familiar e entender como aplicá-la no cotidiano com o nosso curso online. Assim como descrito em A prática das Constelações familiares, o método é uma ferramenta de transformação pessoal. Além de desenvolver o seu autoconhecimento, nosso curso te ajudará a desbloquear o seu potencial e transformar a sua vida.