Constelação e vida diária

Educação Sistêmica e Constelação Familiar nas escolas

A educação sistêmica propõe reconsiderar os nossos padrões tradicionais de pensamento e libertar-nos de uma visão tradicional. E é particularmente relevante num contexto de educação ao longo da vida onde se trata de promover e desenvolver, principalmente nos adultos.

A educação sistêmica, em primeiro lugar, oferece uma alternativa aos preceitos herdados do pensamento aristotélico e cartesiano. E que ainda hoje constituem as raízes profundas de nosso pensamento ocidental. Por isso, leia o nosso post para saber mais.

Abordagem da educação sistêmica

A abordagem sistêmica baseia-se na noção de sistema. E na noção imprecisa que, no entanto, é hoje utilizada em um número crescente de disciplinas devido ao seu poder de unificação e integração.

A definição mais comum é que um sistema é um conjunto de elementos que interagem dinamicamente, organizados de acordo com um propósito. A introdução da finalidade – a finalidade do sistema – é fundamental.

Na verdade, nenhuma definição da palavra sistema é satisfatória e somente a noção de sistema é suficiente para a pedagogia sistêmica.

Educação Sistêmica e de aprendizagem

Os conceitos de aprendizagem e sistemas têm ligações e semelhanças muito próximas. Por um lado, a aprendizagem é um processo sistêmico. E já  por outro, qualquer abordagem sistêmica é baseada na necessidade de aprendizagem.

Em qualquer processo de aprendizagem, o sujeito aprende a aprender. E torna-se cada vez mais capaz de resolver não apenas o problema proposto, mas os problemas em geral. Isso significa que o sujeito aprende a classificar os contextos dos problemas.

Constelação Familiar nas Escolas

O método terapêutico criado por Bert Hellinger pode ser aplicado de diversas maneiras, considerando que as constelações familiares são muito ricas em metodologias.

Todos devem estar no seu lugar, o professor deve ocupar o seu lugar. E os pais não ocupam mais o seu lugar, os professores tendem a ocupar o lugar dos pais.

Além disso, os pais às vezes exigem esse papel dos professores para substituí-los; se os pais não ocuparem o seu lugar, o que acontece com os professores? Se os professores buscarem substituir os pais, perdemos a escola.

Demonstração

Se a mãe estiver ocupada em outro lugar ou ausente, a tentação da professora é substituí-la no casal dos pais. A escola então se encontra sem professor! E ela se torna a rival da mãe; é o “amor cego” do professor.

Como professor, queremos ocupar todos os campos dos nossos alunos, surge então um conflito de poder entre os pais e o professor. E esquecemos a criança que veio à escola para aprender.

A escola não sabe como lidar com este tipo de conflito e fecha as portas da escola aos pais.
Se o pai não está presente na família, o docente, no mesmo amor cego, procura substituí-lo. E, além disso, os homens são excluídos da educação, não há mais homens, aliança contra homens ou maridos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Constelação na Educação

    Trabalhar com as Constelações traz à tona os destinos que unem os membros da família há várias gerações. Além disso, os papéis que cada um assume dentro do sistema familiar são a partir das dificuldades que nós ou nossos filhos vivemos.

    Podem ser dificuldades de:

    • relacionamento;
    • problemas conjugais ou familiares;
    • conflitos;
    • brigas;
    • doenças;
    • acidentes;
    • tristezas;
    • contratempos financeiros;
    • destinos difíceis e solitários;
    • bloqueios de criatividade ou emoções predominantes como raiva, medo ou ressentimento.

    O método que Bert Hellinger desenvolveu tem como base o fenômeno descrito pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake: ressonância mórfica ou campo morfogenético. E permite encenar o campo de influência de sua família, destacando-o para então chegar a uma solução positiva.

    Como aplicar na educação?

    As Constelações Familiares são aplicadas em todo o mundo. Em prisões, escolas, empresas e organizações, em conflitos étnicos E tem os descendentes os protagonistas do Holocausto e muito mais.

    Nas escolas, o método terapêutico de Constelação Familiar é muito interessante, pois pode agir em pontos cruciais quando se trata do comportamento de um aluno. Quando uma criança tem desvios de atenção e mau comportamento, é possível descobrir e curar este problema através da constelação.

    Papel principal

    O papel das constelações familiares é ajudar a criança a encontrar seu lugar na escola. Cada constelador tem seus próprios métodos de trabalho, mas parte sempre da observação do comportamento da criança em uma situação, ou seja, na sala de aula.

    Por isso, isso me ajuda a fazer propostas para apresentar ao professor: deve-se dar tempo à criança, colocá-la na primeira fila, adaptar o conteúdo e os métodos de ensino?

    Por fim, conhecer os pais e a família é o papel principal: como vai em casa? Eles identificaram alguma dificuldade?

    Constelação para uma criança, o que é exatamente?

    Trata-se de um acompanhamento de algumas sessões, via de regra, não ultrapassando em nenhum caso um limite. Dependendo da criança, da sua idade e da sua situação, discutir com ele(a), dar a oportunidade de se confidenciar e de comunicar. Além disso, de ouvir e de procurar a causa dos seus problemas é o início.

    Seu comportamento errático pode ter origem no campo familiar de algum parente próximo, distante, vivo ou morto. O constelador busca procurar soluções para que a criança possa ter um bom desempenho na escola. E mudar seu comportamento ao conhecer a origem do seu problema, a raiz.

    Como o constelador intervém?

    O constelador escuta, aconselha e arma a encenação para entrar no fundo dos problemas. Seu objetivo é desbloquear a situação entre crianças, pais e professores e evitar o fracasso escolar.

    Graças ao conhecimento da história familiar do aluno ou ao revelar habilidades que a professora não tem, o constelador restabelece um diálogo às vezes rompido .

    Para isso, o constelador escolar pode oferecer:

    • entrevistas às crianças para promover o interesse e a motivação dos alunos;
    • entrevistas a professores e pais, para encontrar soluções adequadas às necessidades da criança;
    • e, por fim, acompanhamento psicológico à criança fora da escola (quando a situação da criança exigir cuidados que não possam ser realizados dentro da escola), sempre com o consentimento dos pais.

    Além disso, ele também colabora com o médico da escola, parceiros externos (fonoaudióloga, psiquiatra infantil). Ele também participa de reuniões de consulta organizadas pela escola (equipes educacionais, equipes de acompanhamento da educação de alunos com deficiência).

    Considerações finais sobre educação sistêmica

    Em síntese, o constelador é chamado para observar os alunos, analisar suas habilidades e identificar os obstáculos que encontrar.  Por isso, os pais do aluno em questão são sistematicamente mobilizados em torno do projeto de ajuda ao seu filho através das práticas da constelação.

    Além disso, a educação sistêmica com base em seus métodos científicos tem se mostrado muito eficiente. Então, conheça nosso Curso de Constelação Familiar e Sistêmica e inicie sua jornada como constelador(a)! Evolua profissionalmente e pessoalmente!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    catorze − doze =