Constelação FamiliarFormação em ConstelaçãoFormação em Constelação

O que é Constelação Familiar Sistêmica?

o que é constelação familiar sistêmica

Constelação familiar sistêmica é uma abordagem terapêutica projetada para ajudar a revelar as dinâmicas ocultas em uma família ou relacionamento, a fim de abordar quaisquer fatores estressantes que impactam esses relacionamentos e curá-los.

Essa abordagem alternativa pode ajudar as pessoas que buscam tratamento a ver suas preocupações de uma perspectiva diferente, e os terapeutas podem oferecer a abordagem das constelações familiares como um tratamento para problemas que se mostram difíceis de tratar com a terapia tradicional.

Desenvolvimento de constelações familiares

Essa abordagem alternativa foi desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger em meados da década de 1990 . A terapia de constelações familiares evoluiu a partir de seu trabalho como terapeuta familiar e de sua crença na energia, tanto positiva quanto negativa, encontrada nos laços familiares.

Quase 50 anos estudando e tratando famíliaslevou a sua observação de padrões de preocupações com a saúde mental, doenças, emoções negativas e comportamentos potencialmente destrutivos dentro das famílias, e ele sugeriu que os indivíduos podem inconscientemente “adotar” essas preocupações como uma forma de ajudar outros membros a lidar com a situação.

Os defensores das constelações familiares acreditam que o método seja menos restritivo do que outros métodos de terapia e apóiam sua capacidade de permitir que as pessoas vejam diferentes perspectivas e soluções alternativas.

Problemas tratados com constelações familiares

O trabalho das constelações familiares é considerado mais eficaz para lidar com questões de natureza sistêmica. Essas preocupações podem incluir questões de família de origem, dificuldades de relacionamento entre pais e filhos e desafios de relacionamento íntimo.

Pode ser usado como um método de terapia potencial para pessoas que:

  • Procuram abordar padrões de relacionamento negativos ou prejudiciais.
  • Querem ter um relacionamento amoroso.
  • Estão tentando resolver complicações familiares.
  • Querem superar a turbulência interna.
  • Tiveram trauma ou perda significativa.
  • Estão em busca do sucesso pessoal e profissional.

As constelações familiares são eficazes?

As constelações familiares estão ganhando popularidade como uma abordagem alternativa à terapia, especialmente na Europa, América, Ásia e Austrália, onde são vistas por muitos como um método poderoso e econômico de abordar os desafios baseados no relacionamento.

Sua popularidade pode ser em parte devido à natureza breve da terapia e seu método único de resolver desafios nos quais outras pessoas estão envolvidas, sem a necessidade da presença dessas outras pessoas.

Os defensores da abordagem das constelações familiares acreditam que cada membro de uma família, adulto ou criança, anseia por se sentir importante e encontrar um lugar dentro da família, construir e apoiar o método como um passo útil no processo de alcançar esse senso de significado e pertencimento.

Saiba mais

As pessoas que participam dessa técnica muitas vezes descobrem reações emocionais surpreendentes em relação a seus relacionamentos, familiares ou não, independentemente da idade.

Muitos indivíduos relatam ter alcançado um insight e clareza significativos por meio do trabalho com constelações, mas devido ao processo terapêutico subjetivo e à natureza experiencial das constelações familiares, a terapia com constelações familiares não é uma abordagem baseada em evidências .

Preparação para uma constelação familiar sistêmica

Faz todo o sentido se preparar para uma constelação. O cliente deve trazer questões concretas para as quais procura resposta ou novas soluções.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    As possíveis perguntas poderiam ser qual o impacto de certas crenças familiares em sua situação financeira atual ou por que ele tem um relacionamento tão tenso com sua mãe.

    Essas perguntas são importantes porque os substitutos são configurados em relação ao problema em questão. Recomendamos uma conversa preliminar com o treinador / terapeuta que facilitará a Constelação Familiar.

    Sequência de uma constelação familiar sistêmica versão curta

    Quem pertence à família? Quem está envolvido no problema em questão? Uma vez que os membros mais importantes foram nomeados, um substituto é selecionado e posicionado intuitivamente na sala pelo cliente.

    Ele também se posiciona como substituto. Quem fica onde na constelação é, portanto, determinado pela imagem interna subjetiva do cliente. Posteriormente, os substitutos são questionados sobre suas percepções e seus sentimentos. Isso geralmente leva aos primeiros insights.

    O que acontece depois

    Em seguida, o terapeuta ou treinador facilitador muda as posições individuais e observa os efeitos. O cliente primeiro observa a cena e as mudanças de fora e retorna à sua posição no sistema familiar pouco antes do final das constelações.

    Em algumas constelações, os substitutos podem deixar suas posições ou são conduzidos pelo cliente a outras posições, até que todos estejam satisfeitos e uma solução surja.

    Em alguns contextos, formular e declarar soluções de cura é um deles. Podem, por exemplo, expressar amor ou o relacionamento com outros membros.

    Que funções existem em uma constelação familiar?

    Dependendo da preocupação, são configurados os familiares que estão envolvidos no assunto específico. No entanto, pode ser que mais membros ingressem posteriormente.

    Principalmente pai, mãe, filhos, irmãos, etc., às vezes até os avós. Por exemplo, uma pessoa tem o papel de filha (para com o pai e a mãe) e, ao mesmo tempo, o papel de mãe para a própria filha ou filho.

    O que é classificação em uma constelação familiar sistêmica?

    O termo foi cunhado por Hellinger e é baseado em seu conceito de “ordens de amor”. Como resultado, todos na família têm um lugar específico que é só deles. Isso é definido por uma determinada classificação hierárquica, que deve ser observada pelos familiares. Se essa hierarquia for perturbada, alguns membros da família podem ficar doentes.

    A classificação é determinada pelo tempo de pertença à família. Diz que aqueles que pertencem a família vêm primeiro na frente dos familiares que se juntaram depois.

    Quem pode conduzir uma Constelação Familiar?

    Uma constelação pode ter um impacto profundo na psique do cliente. Então, quem deve facilitar a liderança de uma constelação? O procedimento não é protegido por direitos autorais ou patenteado.

    Em princípio, qualquer pessoa que se sinta chamada a fazer isso pode oferecer uma constelação. Alguns facilitadores de constelação participaram de um curso de vários dias e, no entanto, dificilmente têm qualquer formação em psicologia, coaching ou terapia.

    Outros são bem-educados por meio de treinamento regular por vários meses com supervisão regular e também são principalmente um treinador ou terapeuta sistêmico, psicólogo ou assistente social.

    Considerações finais

    O termo constelações familiares, constelações sistêmicas ou constelações familiares sistêmicas pode se referir a diferentes conceitos e abordagens. Assim, existem constelações que seguem a abordagem da terapeuta familiar Virginia Satir. Nesse conceito, a solução é aberta e desenvolvida pelo cliente de forma construtiva.

    Além disso, existe o método de Bert Hellinger, bastante conhecido nas últimas décadas, em que um facilitador de constelações dita em grande parte as soluções. Também existem combinações e variantes dessas configurações. Dessa forma te convidamos a fazer o nosso curso online de constelação familiar para aprimorar o seu conhecimento e mergulhar nesse mundo fantastico.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    8 − um =