Transtornos e Doenças

Causas emocionais para alergia de pele

causas da alergia de pele

No diagnóstico de qualquer doença, e mais especificamente alergia de pele, as pessoas diagnosticadas ou seus familiares não tem muitas informações. E podem entrar em um estado de desespero no qual procuram alguma forma de se sentir melhor.

Alergias de acordo com a teoria de Bioshock

Nessa teoria, a explicação tradicional da origem das alergias está relacionada a um momento de “impacto emocional” em que a alergia é desencadeada.

De acordo com a a medicina tradicional referida nesta teoria há duas etapas. Veja quais são e como são, nos tópicos a seguir.

  • A primeira fase: é a fase silenciosa ou de sensibilização, na qual o sistema imunológico identifica um intruso (alérgenos ou corpo estranho). E faz com que algumas de nossas células o analisem e façam anticorpos específicos ao memorizar as características do intruso.
  • A segunda fase: é definida como a fase de hipersensibilidade ou fase ruidosa. Nela, esses agressores (alérgenos) são interrompidos e neutralizados . Acontece quando os anticorpos contra os intrusos se tornam reativos e desencadeiam uma reação alérgica.

Essa teoria relaciona esses dois estágios ao momento em que nosso inconsciente detectou algo ou alguém como o agressor pelo qual nossa alergia é defendida. Nessa teoria, a alergia é considerada um conflito de alto estresse em que o LST (Limite Superior Tolerável) é excedido devido ao choque emocional.

Saiba mais

Um choque biológico emocional é um evento vivido sozinho que ultrapassa o limite de uma tolerância particular. Nesse momento da situação desestabilizadora (pela visão, audição, tato, olfato e paladar) o episódio de choque está associado aos alérgenos daquele momento (primeiro estágio).

Quando ocorre um novo contato com aqueles agentes presentes naquela situação desagradável, para o organismo significa que é um alerta de perigo. E que não quer sentir novamente a mesma coisa que sentiu naquela situação desagradável, o que o faz se defender ( segunda etapa).

Por exemplo, uma mulher está comendo morangos com seu parceiro, quando diz a ele que deseja deixar o relacionamento. Para o corpo daquela mulher, o morango simboliza aquele momento que a fez se sentir tão mal. E da próxima vez que ela for exposta aos morangos, seu corpo se defenderá de uma reação alérgica, protegendo-se daquela sensação desagradável .

Alergias de acordo com a naturopatia

A naturopatia faz parte de uma das variantes da medicina alternativa e tem como objetivo estimular a capacidade inata de cura do corpo. E, além disso, atingir um bom estado de saúde equilibrando o corpo. Baseia-se na mudança de estilo de vida e nutrição, utilizando produtos naturais, técnicas e procedimentos.

A naturopatia afirma que a raiz das alergias é encontrada em um desequilíbrio do nosso sistema imunológico. E que as substâncias que nos prejudicam (alérgenos) são inofensivas.

Dessa forma, eles enfatizam que nosso estilo de vida moderno afeta o desenvolvimento de cada vez mais alergias. Tais como: excesso de higiene com bebês, manipulação genética de alimentos, produtos de limpeza e produtos químicos a que estamos expostos, etc.

Exemplos

Além disso, a naturopatia fala do ponto de vista psicossomático, no qual explica que cada sintoma alérgico tem um significado. Afirmam que, na maioria das vezes, a inflamação causada pela liberação de histamina significa:

“não quero ou não posso estar em contato com o alérgeno (evento traumático), senão terei um péssimo momento”.

Nós iremos listar alguns exemplos do significado atribuído a algumas condições alérgicas. Essas informações foram retiradas do livro Tratamento natural de alergias, de Rosa Guerrero.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

  • Conjuntivite alérgica: olhos lacrimejantes e coceira impedem que você veja corretamente. Seu significado é: não quero ou não posso ver algo que para mim é desestabilizador.
  • Dermatite alérgica: parece comichão e inchaço da pele. Seu significado é: não quero ou não posso estar em contato com algo ou alguém.
  • Rinite alérgica: os principais sintomas são falta de cheiro e espirros. Seu significado é: “não quero perceber algo” e “Quero expulsar algo do meu território ”. Há um desejo de remover um intruso da segurança ou espaço de liberdade da pessoa.
Leia também:  Obesidade Infantil para a Constelação Familiar

Alergias de acordo com Bioneuroemotion

Bioneuroemoción é um método que se baseia em disciplinas científicas, filosóficas e humanísticas. E que estuda as emoções e sua relação com as crenças, a percepção, o corpo e as relações interpessoais. Seu principal objetivo é compreender e influenciar o bem-estar emocional.

Segundo a Bioneuroemotion, as alergias são a resistência que o nosso corpo faz a uma parte da nossa vida que nos assusta ou não queremos enfrentar. Cada substância (alérgeno) que gera a alergia, simboliza o aspecto da vida contra o qual “lutamos”. Alguns exemplos de alergia são:

  • ao leite: simboliza a união com a mãe e é produzida por um “conflito de separação” com ela;
  • a animais: choque relacionado a animais;
  • ao sol : simboliza o pai, está relacionada à sua separação ou relacionamentos problemáticos;
  • a cereais: tem a ver com resistência ou conflito familiar e o pão é o símbolo da família e ter uma alergia a ele pode estar relacionado com rupturas familiares, brigas ou falta de diálogo;
  • ao pólen: simboliza relações amorosas e também conflita com a sexualidade, e no caso de filhos, isso pode ser herdado de seus pais.

E o que acontece se as alergias ocorrerem na infância ou desde muito cedo? Segundo a Bioneuroemotion, sintomas ou doenças até os três anos têm a ver com os pais.

Emoções e o estresse psicológico

Um estudo alemão de 2018 confirmou a eficácia dos placebos em pacientes com rinite alérgica, o nome médico da febre do feno. Os sintomas alérgicos, como coceira, espirros e coriza, melhoraram, embora os pacientes soubessem que estavam recebendo um placebo.

O que se pode concluir de todos esses estudos? Em primeiro lugar, embora as emoções e o estresse psicológico não causem alergias, eles podem piorar os sintomas.

Em seguida, embora as técnicas mente-corpo possam ser auxiliares úteis para aliviar os sintomas, não são suficientes para tratar o problema subjacente.

Considerações finais

Estudos com placebo mostram que a própria relação médico-paciente pode ser terapêutica. Manter um relacionamento próximo com um médico de quem você gosta pode ser uma das melhores maneiras de maximizar os benefícios dos medicamentos e terapias alérgicas.

Para saber mais detalhes da alergia de pele e como trata-lo se inscreva em nosso curso online de constelação familiar. É uma ótima oportunidade para você aprimorar o seu conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =