Constelação FamiliarTerapias alternativas

Constelação e renascimento: Conheça cada uma dessas terapias

Compreender como funciona uma abordagem terapêutica pode abrir caminhos para explorar diversas opções. Por isso que neste texto explicaremos sobre Constelação familiar e a terapia do renascimento. Continue a leitura e descubra como transformar o seu caminho.

O que é a Constelação familiar?

Constelação familiar é um método terapêutico criado por Bert Hellinger para a dissolução de conflitos familiares e traumas. Segundo ele, todos nós fazemos parte de um campo familiar que registra todas as nossas ações, emoções e pensamentos. Tal campo interliga uma pessoa à outra dentro de uma família, formando uma corrente.

Acontece que esse mesmo círculo familiar acaba por gerar ciclos de repetição dentro desses laços. Ou seja, se algo de bom ou ruim aconteceu na história da família, certamente isso acontecerá novamente. Os descendentes se encontram influenciados por seus ancestrais, perdendo até autonomia dependendo da história familiar.

A Constelação familiar visa trazer clareza ao constelado, o paciente em questão, para que este compreenda suas raízes. Ciente disso, ele pode fazer as pazes com o passado, respeitando sua história, mas tendo liberdade para criar algo novo. Durante as sessões de Constelação, tem a oportunidade de revisitar seu passado e abraçar o seu futuro.

O que é a terapia do renascimento?

Renascimento se trata de uma técnica respiratória para que se conecte com a energia divina. A energia divina mencionada deriva de acordo com a compreensão do indivíduo. Por exemplo, enquanto alguns se sentem mais completos, outros entram em um estado de euforia por terem alcançado elevação mental.

A terapia do renascimento consiste em conectar a inspiração e a expiração de um modo mais sadio e certo. Gradativamente, isso ajuda a regular as funções normais do organismo e da própria mente, diminuindo ou curando diversos malefícios. Em poucas palavras, você pode melhorar a sua saúde se aprender a respirar corretamente.

Desenvolvida por Leonard Orr após o mesmo meditar numa banheira, ganhou aos poucos o acolhimento do público. Um excelente modo de entender o que é renascimento é ter a ajuda de um renascedor. O renascedor é uma espécie de acompanhante, já que o renascimento é um tratamento individualizado.

Benefícios

Para entender melhor o que significa renascimento, deve se observar os seus benefícios. Cabe ressaltar que cada pessoa pode experimentar níveis variados dos mesmos resultados e/ou sinais diferentes. Em geral, pode ser visto:

Restaurar a saúde física e mental

Sendo estes os principais benefícios, a saúde do praticante se restaura gradativamente. Embora poucos se atentem, uma respiração realizada em ritmo adequado conduz os fluxos internos até as posições recomendadas. Imagine controlar ansiedade, raiva, nervosismo ou problemas de saúde mais graves e delicados.

Recondicionamentos familiares

Membros de uma mesma família podem se reaproximar uns dos outros se for necessário. Claro, cada um precisa realizar sua sessão de forma individualizada. Entretanto, após as sessões, se mostram mais sensíveis e habilitados a procurar a cura interna com os demais.

Aliviar tensão e pendências psicológicas

Certamente você deve ter algum empecilho psíquico que te incomoda bastante, não é mesmo? Por exemplo, muitas pessoas possuem uma tensão interminável que não cessa ou problemas mentais e emocionais. Através dessa terapia é possível revisitar as causas desses problemas, entender como começaram e se reinventar.

O que a Constelação tem em comum com o renascimento?

Observando a estrutura da Constelação, existem alguns pontos em que se liga com o renascimento, características. Isso chega a dar curiosidade em pensar que as duas terapias podem se complementar de alguma forma. A principal ponte seria no reconciliamento familiar que ambas conseguem entregar aos pacientes.

Ao seu modo, as duas terapias conseguem alinhar o indivíduo com o restante da família. As fraturas existentes no círculo familiar podem ser revisitadas e fechadas o tanto quanto possível. Contudo, se todos ou a maioria concordar em se curar, a trajetória para isso deve ser pensada.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Como dito linhas acima, o renascimento deve ser feito de maneira individualizada, sem agrupamentos. Ao contrário da Constelação, que permite um número maior de pacientes, a outra terapia visa a concentração em um só ponto. Mesmo assim, independente da abordagem, cada uma encontra a sua eficácia e comprova isso nos seus resultados.

    O contato com o divino

    É sabido que a condução correta das funções do corpo permite uma maior perspectiva sobre a vida. Entendendo melhor o que foi o renascimento, encontraremos relatos curiosos a respeito da terapia. Basicamente, muitas pessoas descrevem uma “energia divina” envolvida no processo de reabilitação.

    Tal sensação se trata de uma percepção da realidade através dos seus sentidos físicos, mentais e psicológicos. Enquanto que para muitos é uma forma de contatar forças divinas, para outros é algo totalmente diferente. Os indivíduos têm a percepção de que se trata de um estado de consciência mas apurado e sensível próximos a alucinógenos.

    De um modo ou de outro, é uma projeção dos seus sentidos normais feita de forma comum e sadia. Com isso, você pode realizar sessões periódicas sem riscos de influenciadores externos e não naturais. Claro, desde que obedecidas algumas indicações prévias.

    Principais características do renascimento

    Uma das principais características do renascimento é a respiração circular. É o ato de aprender a respirar por meio da própria respiração, sendo ela pela boca ou nariz. Você deve respirar de forma relaxa, sem criar intervalos entre a expiração e inspiração, se atentando à sua intenção e sensações consequentes.

    Além da respiração circular, outras caraterísticas aqui são o relaxamento profundo, prazer e consciência plena. Tudo é resultado do esforço do indivíduo durante a sessão.

    Alertas

    É preciso deixar claro que o contato com o trabalho de renascimento pode trazer riscos em variados níveis. Desde a terapia em si até a forma como ela é apresentada aos clientes, é preciso observar alguns pontos. Comece por:

    Esquizofrenia

    Esse trabalho terapêutico acaba por fazer a alteração da percepção do indivíduo enquanto ele pratica. Já que a percepção fica alterada, pessoas com histórico de surtos psicóticos não devem realizar esse procedimento. Por exemplo, pacientes com esquizofrenia podem se colocar em risco imediato.

    Charlatanismo

    Infelizmente, muitas pessoas acabam se aproveitando da busca de um indivíduo para alcançar o crescimento. Com isso, prometem resultados absurdamente transformadores, feitos de modo fácil e inadequado. Se está começando, é necessário que busque referências de profissionais habilitados e qualificados para te ajudar.

    Compreender o que acontece

    O processo se torna melhor aplicado se o paciente compreende adequadamente o que acontece. Por exemplo, é mais difícil ensinar para uma criança muito pequena ao invés de uma já crescida. Neste caso, ela entendendo o que acontece, pode aproveitar e conduzir melhor seu treinamento.

    Considerações finais sobre a Constelação e renascimento

    Tentar criar algo conciso sobre o renascimento, resumo, é uma tarefa árdua em alguns aspectos. Por mais que se detalhe a terapia, somente experimentando o processo para compreendê-lo.

    O melhor é que, sendo um método saudável, pode ser incluído numa rotina junto com outros. A Constelação, a exemplo, encaixa perfeitamente nesse caminho para potencializar os efeitos da primeira terapia. Unindo as duas, poderá vivenciar novas experiências à sua vida.

    A fim de que absorva tudo por completo, se inscreva em nosso curso de Constelação familiar totalmente online. É a abertura que precisa para melhorar a sua postura em relação à vida, incrementando em seu potencial e habilidades. O renascimento e a Constelação podem transformar a sua vida para a melhor.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    doze − sete =