Constelação FamiliarFormação em Constelação

10 Procedimentos e práticas em Constelação Familiar

Entender de que maneira um tratamento terapêutico pode nos ajudar é vital para comprovar a sua eficácia no meio externo. Além disso, as suas potencialidades quando bem exploradas tornam melhor a dinâmica de recuperação de determinados grupos. Confira 10 procedimentos e práticas em Constelação familiar que de que a terapia se vale para alcançar muitos objetivos.

A representação humana

Uma das principais práticas em Constelação familiar é o ato da representação para a ativação do campo familiar. A proposta é que os participantes se posicionem para que possam representar outras pessoas durante a terapia. Nisso, o paciente pode apontar quem está incluído no sofrimento dele dentro do trabalho terapêutico.

A título de exemplo, caso possua problemas com um casal de irmãos, um casal de jovens desconhecidos pode assumir esses papéis no procedimento. Entenda que isto nada tem a ver com a forma física ou aparência de alguém, nada disso. Representando esses lugares de relevância para você, esses atores trazem à tona emoções importantes.

Dessa forma, não é necessário ter as pessoas representadas para que o tratamento possa ser perfeitamente continuado.

Constelação de empresas

Empresas ou qualquer outra entidade ou organização também precisam das práticas em Constelação familiar para solucionarem os seus conflitos internos. Isso porque conflitos entre os funcionários podem gerar um efeito dominó de destruição dentro do ambiente de trabalho. Assim, quais os prejuízos financeiros, físicos e emocionais podem surgir? É difícil mensurar.

Tendo isso em vista, no momento em que toma-se a decisão de chamar um constelador para ajudar, ligamentos humanos podem ser refeitos. A partir de agora, a empresa vai ter uma estrutura humana semelhante a de uma família que se relaciona muito bem. Desse modo, o contato entre os trabalhadores e equipes é refeito e as divergências devidamente assistidas.

Tornar-se um constelador

Felizmente, muitas pessoas têm encontrado o valor na Constelação e passaram a se dedicar majoritariamente a isso, se tornando consteladores. É um meio sadio e revelador de mudar a sua vida, visto que pode olhar mais facilmente para as questões ocultas dos outros. Com isso, encontraram um novo nicho de trabalho e espaço para atuar.

Cabe ressaltar aqui que o mercado da Constelação familiar tem crescido e se expandido com enorme facilidade. Por causa disso, nunca vai faltar trabalho pois a demanda por esse tipo de atendimento é constante. Dessa maneira, pode começar devagar, com segurança e se estabelecer nesse meio.

A representação por objetos

É preciso ter em mente que nem sempre o trabalho da Constelação vai receber apoio de outras pessoas. Por isso que outra das práticas em Constelação familiar é o uso de objetos para fazer esse trabalho. O posicionamento deles, representando as pessoas a serem consteladas além do paciente, ajuda a dar luz sobre as origens problemáticas.

Isso vai ser visto, por exemplo, quando o terapeuta pergunta por quais do objeto sente atração ou repulsa. Já que carregam a representação de uma figura humana, o mesmo carrega as impressões sobre ela. Assim, o tratamento assume uma nova dinâmica, mas sem perder o seu foco.

Aprimoramento de carreira

Outra das práticas em Constelação familiar se trata no foco em você mesmo através da sua carreira. Quem encontra a Constelação familiar e decide se especializar tem grandes chances de fazer mudanças surpreendentes em sua vida. Por exemplo:

Carreira

Mesmo que decida não se tornar um constelador, seu conhecimento pode ajudar na melhora de suas atividades laborais. Desse modo, a sua área de atuação pode se destacar graças as suas habilidades pessoais. Nesse caminho, a pessoa se torna uma referência dentro do seu setor, empresa e até meio social.

Chances de se promover

Ter um diferencial dentro do seu ambiente de trabalho pode ajudar a se destacar dos demais. E talvez por isso haja uma chance maior de se promover ou mudar o seu cargo. As empresas procuram força de trabalho que faça a diferença e você está apto a ser uma delas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Currículo

    Caso queira mudar de área ou tentar uma nova instituição, ter o diferencial da Constelação no seu currículo faz a diferença. Isso porque muitas instituições não possuem mão de obra específica para a parte comportamental dos funcionários. Assim que contratam um funcionário nessa proposta, este se torna um ativo valioso lá dentro.

    Atendimento presencial

    O contato com o público é algo importante para muitas pessoas e isso pode ser feito em um consultório, por exemplo. Atendendo os pacientes individualmente, você pode ajudá-los a superar suas pendências emocionais enquanto socializa.

    Por outro lado, caso seja possível, você pode fazer um atendimento residencial e visitar o paciente na casa dele. Isso acaba por dar mais conforto a esse indivíduo, já que se sente mais seguro e à vontade assim. Além da casa, isso pode ser no seu trabalho, em espaço apropriado, ou qualquer outro lugar.

    Atendimento virtual

    O que muitos não sabem é que uma das práticas em Constelação familiar é o atendimento virtual dos pacientes. É perfeitamente possível e saudável constelar uma pessoa via internet para que este resolva suas pendências. Consequentemente, isso viabiliza um acesso mais fácil e cômodo à terapia, já que pode ser feito de qualquer lugar.

    Para os consteladores é possível atender uma cartela maior de clientes já que o contato é feito de maneira remota. Sem gastos físicos, fica mais disposto a lidar com a demanda do público. Em suma é uma renda financeira viável ao terapeuta.

    Escolas e instituições de ensino

    Os problemas educacionais do estudante ocorre em grande parte por conta das pendências dentro da família. Graças a isso, a sua educação fica diretamente afetada, regredindo o seu desempenho dentro do ambiente escolar. Por conta disso que uma das práticas em Constelação familiar ajuda no desenvolvimento educacional do indivíduo.

    Há vários casos de professores que decidiram se especializar para ajudar no desempenho dos alunos com notas baixas. Não apenas com os mais novos, mas também no ensino superior e nos programas de ensino, como é o caso do EJA também.

    Palestras

    Em vez de apenas se apegarem ao atendimento em consultório, muitos têm desenvolvido palestras cujo foco é a constelação. Isso permite a inclusão de mais pessoas na mesma sessão ou encontro e tornar dinâmico o momento. Mesmo que não seja um tratamento direto, ajuda de maneira similar.

    Você pode constelar algumas pessoas e mesmo aquelas que estão apenas observando estão contribuindo à sua maneira. Cada um vai experimentar o momento de um modo diferente que ajudará no meio externo. Ademais, é aceitável colocar um preço em quem quer ser constelado e outro diferente em quem quer apenas assistir.

    Serviços sociais gratuitos

    Infelizmente, nem todo mundo possui acesso a uma sessão particular de terapia, recorrendo a um serviço público com tratamento demorado. Pensando nisso, por que não se voluntaria e aplica uma das práticas em Constelação familiar em alguma instituição? Sem que mude a sua rotina, você pode:

    Fazer sessões semanais

    Em um único dia por semana você pode atender diversas pessoas em uma mesma sessão de terapia. Lembre-se que, além do constelado, outras pessoas podem assistir a sessão e participar dela de maneira indireta ou não. Dessa forma, todos os presentes saem ganhando, algo que deve ser reforçado a cada semana de trabalho voluntário.

    Participar de eventos

    A inclusão de eventos sobre a saúde pode ser um projeto itinerante e percorrer várias cidades, chegando naqueles que precisam. Graças a isso você pode ajudar as pessoas a criarem uma imagem interior mais positiva e construtiva. Com a ajuda de outras pessoas, mesmo alguns dias em um local pode ser suficiente para ajudar uma comunidade toda.

    Considerações finais sobre práticas em Constelação familiar

    As práticas em Constelação familiar mostram o potencial de alcance quando se trata do poder de aplicação da terapia. Entende-se que cada um de nós possui uma particularidade que faz a diferença no meio onde vivemos. Nisso, as variadas possibilidades da terapia pode trazer essa amplitude para o meio externo a fim de melhorá-lo.

    Encontre a mais adequada às suas capacidades, isto é, aquela que o deixa feliz e que também pode beneficiar aqueles que precisam. Um conhecimento somente é válido de carregar quando podemos distribuí-lo para mudar positivamente a vida de outras pessoas.

    A fim de aplicar adequadamente as práticas em Constelação familiar, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação. Através dele, conseguirá aprimorar suas habilidades e implementá-las em favor de um grande grupo. Além deles, você mesmo experimentará uma transformação grandiosa em sua vida com a ajuda do nosso curso. Confira!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    17 + dezesseis =