Constelação e Profissões

Pedagogia sistêmica: Educação e Constelação Familiar

pedagogia sistêmica

Você sabe o que é Pedagogia Sistêmica? Apesar deste parecer um termo meio complexo, este tipo de pedagogia pode ser muito usado por consteladores em suas constelações. Além disso, também é muito utilizada por profissionais da educação. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Isso acontece pois a Pedagogia Sistêmica ou Educação Sistêmica deriva do método de Constelação Familiar e Sistêmica de Bert Hellinger. Além disso, a Constelação Familiar e Sistêmica pode ser aplicada por professores e coordenadores escolares, na área da educação. Visando a repensar as relações entre alunos, professores, escola, pais e sociedade.

Por isso, criamos este texto para que você possa entender afundo o que significa a pedagogia sistêmica e de que maneira ela pode auxiliar o aluno e professor. Continue lendo para conferir!

Importância da Pedagogia Sistêmica para os Professores

O professor é um mediador do processo de ensino e aprendizagem. Por isso, ele leva o conhecimento para as pessoas com o objetivo de promover a formação do aluno para a cidadania.

Além disso, o professor prepara o indivíduo para atuar criticamente e reflexivamente na realidade em que vive, na promoção de melhorias na sociedade em geral e, consequentemente, atuando como um agente transformador da mesma.

Por isso, o professor precisa saber lidar com as diferentes personalidades de seus alunos, sendo um gestor de conflitos. Logo, a fim de estabelecer da melhor forma possível um equilíbrio entre todos. Assim, ele contribuirá para a formação da sua identidade e, ao mesmo tempo, respeitará a diversidade e as diferenças que envolvem todo o ambiente escolar.

Toda instituição é um sistema que pode ser olhado pelos processos através da Pedagogia Sistêmica. Esta sendo uma ferramenta utilizada para a resolução de conflito entre membros de equipes de trabalho, avaliação pessoal de colaboradores, entre outras coisas.

Construção do Vínculo com Alunos Através da Pedagogia Sistêmica

As Constelações aplicadas a casos de professores possibilitam compreender o que está acontecendo e, ao mesmo tempo, permite sentir os benefícios de se ter uma boa convivência com os alunos. Ou seja, ela é  um ótima maneira de garantir um ambiente saudável e mais propício ao aprendizado estudantil.

Com o autoconhecimento, o professor aprende a tomar consciência das suas metas, objetivos. Aprende também a refletir sobre suas atitudes, valorizar suas qualidades, fortalecer sua segurança em lidar com emoções negativas, conflitos e com as diferenças.

Além disso, aprende também a superar problemas, promovendo seu autodesenvolvimento e a ter controle e equilíbrio emocional.

Pedagogia Sistêmica na Busca da Compreensão dos Padrões Familiares

A Pedagogia Sistêmica é um procedimento estrutural que pode ser adaptado para diversas realidades. Em qualquer meio que haja interação entre pessoas, ela poderá ser aplicada. Ela tem um enfoque terapêutico que olha os transtornos de aprendizagem com outro olhar.

Por exemplo, o porquê de alunos se tornarem excluídos, ou fracassarem na escola. O porquê deles terem dificuldade de aprendizagem.

Além disso, busca entender que a explicação está na repetição de padrões ocorridos em seu sistema de origem, repetindo o destino de seus pais, irmãos, tios, avós, etc. Ao tomar conhecimento desses emaranhados,  há o rompimento com as causas de muitos problemas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Segundo Bert Hellinger, há como desemaranhar os laços afetivos e refazer o fluxo do amor com mais consciência e menos ilusão.

Bert Hellinger e as Leis que Regem às Relações Familiares

Quando o professor está alinhado às leis que regem os relacionamentos entre as pessoas, toma consciência de alimentar uma nova postura diante dos fatos e da realidade. Aprendendo a perceber suas ações e atitudes, ou também a falta delas.

Aprende-se a respeitar o espaço de cada um. Isto é, a lidar com o aspecto fundamental para o sucesso de um relacionamento.

Leia também:  Profissão de Arquiteto e a constelação familiar

Bert Hellinger identificou três leis que atuam nas relações de família. Estas leis podem se estender a outros vínculos humanos, como comunidades, empresas, instituições, grupos de amigos, equipes de trabalho etc. Estas são as leis:

  1. A hierarquia é definida pela ordem de chegada. A ordem dentro de um sistema é comandada por aqueles que vieram antes e tem autoridade sobre os que vieram depois;
  2. O pertencimento, as raízes, os vínculos entre as pessoas, criando um espírito de unidade;
  3. O equilíbrio, que é a equidade, o senso de justiça e equivalência nas trocas em geral, a justiça entre dar e receber.

Benefícios do uso da Pedagogia Sistêmica para os Educadores

A partir do trabalho com a Pedagogia Sistêmica, o professor tem novas possibilidades para exercer o seu papel como mediador. Ele pode assumir uma postura mais produtiva, como mediador de conflitos nos nossos relacionamentos e a ter um melhor entendimento do mundo.

Ou seja, ele conseguirá ter mais clareza para seus pontos fortes e também para aquelas características que ainda precisa melhorar.

Assim, podemos descrever alguns dos benefícios que o mediador irá alcançar a partir do uso da Pedagogia Sistêmica no âmbito educacional:

  • Possibilidade para autotransformação e autocura;
  • Melhoria nas relações familiares e interpessoais;
  • Maior conhecimento sobre si mesmo;
  • Melhoria da qualidade de vida através de novas compreensões;
  • Conexão com a própria força;
  • Maior clareza dos seus objetivos;
  • Aprender novas formas de ver e sentir a vida, desenvolvendo novas possibilidades para que o amor dê certo.

Conclusão

A constelação familiar se apresenta como prática moderna restaurativa, que auxilia o professor, através da Pedagogia Sistêmica, a lidar com os diversos momentos e situações que ocorrem na escola. Isso dá a possibilidade de o mediador ser mais consciente de sua atuação profissional.

O presente artigo foi criado por Irenice Nunes, exclusivo para o Curso de Formação em Constelação Familiar (inscreva-se). Deixe suas dúvidas, críticas e sugestões, nos comentários.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + sete =