Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que faz um psicólogo. A rigor, este profissional ajuda pessoas, grupos e empresas a resolverem seus dilemas mentais e comportamentais. Existem psicólogos que são consteladores, mas não é preciso ser psicólogo para clinicar na área de Constelação Familiar.
Uma breve explicação acerca do que faz um psicólogo
Para quem se sente chamado a ajudar outras pessoas mas não sabe se quer fazer Psicologia, fazer um Curso de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica pode ser um primeiro passo. Neste sentido, me interessei e comecei a fazer o Curso, do qual estou gostando muito. Este artigo desenvolve as relações sobre a Psicologia e Constelação Familiar.
O psicólogo é o profissional procurado para ajudar em questões internas que refletem em sua vida pessoal, financeiro e profissional. Ele ajuda a lidar com as questões trazendo desenvolvimento e melhoria de vários quadros. Além disso ajuda a amenizar até as patologias existentes. Portanto, estudando a constelação o psicólogo será um terapeuta muito mais completo.
O que faz um psicólogo estar um passo à frente dos seus colegas de profissão
Mas o que faz um psicólogo se diferenciar na sua atuação? Conhecer a fundo um tipo de terapia pode fazer o profissional alcançar uma posição de destaque. A ferramenta Constelação Familiar e Sistêmica pode atuar na psicologia na medida que:
- Amplia sua visão para todas as questões que envolvem a busca do seu cliente. Tendo esta visão mais ampla, consegue detectar melhor os pontos que envolvem a queixa;
- Aprende a hierarquia na constelação. Trás para o psicólogo o seu lugar também dentro do tratamento do seu cliente, evitando que se envolva demais ou que seja influenciado;
- Facilita o contato com todas as pessoas do seu ciclo familiar pessoal e profissional, por entender melhor, sem julgamentos ou pré conceitos;
- O psicólogo por si só tem vários campos de ação profissional e, com o conhecimento da constelação, aumenta ainda mais.
O psicólogo que conhece a constelação vê o problema sobre todos os aspectos da vida. Ajuda muito, por exemplo, um adolescente que brigou com a mãe, não fala com ela e não entende o comportamento da mãe. A constelação vem mostrar como é a dinâmica desta família. Ou seja, como a filha vê a mãe e vice versa, como é a relação com o pai, se na vida de seus antepassados há algo fora do lugar.
Âmbitos da vida que precisam de mais compreensão
Problemas profissionais também podem ser acumulados. Um chefe que não consegue ser respeitado, pode ser identificado tendo um problema com a figura de autoridade de sua família. Outro motivo ou mesmo alguém que não consegue se destacar, sair do mesmo cargo, embora tenha condições para isso.
Assim, podemos com a visão da constelação achar como esta pessoa se coloca no sistema e, por consequência, como recebe as coisas e passa para as pessoas.
Ainda ajuda a diminuir o tempo de resultado na terapia, pois na medida que consegue identificar a raiz do problema, a solução é rápida. Claro que cada um tem seu tempo, o que na constelação também aprendemos. Pois, não importa tanto o resultado ou solução, mas sim o caminho que se segue em busca destes.
Conseguir enxergar o seu núcleo familiar basicamente leva ao entendimento de todas as dificuldades ou patologias que enfrentamos na vida, seja ela:
- pessoal
- familiar
- relacionamentos de amizade e afeto
- escolha profissional
- sentimento de autorrealização
- concentração e motivação
O crescimento das doenças psicológicas
Para o psicólogo acredito ser essa a luz sobre questões antes na escuridão, quase que completamente. Com a Constelação o terapeuta consegue não só ajudar o cliente como manter-se no foco do cliente. Muitas vezes, temos a tendência de procurar muito a solução e acabamos tirando o foco do cliente. Então, precisamos nos isentar de tendências particulares ao ouvir o cliente, olhar e se colocar no papel que nos cabe.
Conclusão:
A terapia baseada na constelação com certeza tem muito mais métodos para atingir seus objetivos terapêuticos. Isto comparada a outras terapia. No momento vivemos uma explosão de doenças que estão crescendo por estarmos tão doentes psicologicamente. Portanto, elas sugam nossas energias e minam nossas felicidades.
O que faz um psicólogo se destacar são as ferramentas que ele utiliza. A Constelação é uma ferramenta, uma luz para todos e tantos doentes emocionais que temos por aí ultimamente.
Este artigo sobre a carreira de psicólogo foi escrito por Kelle Fernandes, de forma exclusiva para o nosso blog Constelação Clínica.
Convidamos você para se inscrever no Curso EAD de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica, torne-se um constelador profissional. Conheça a grade do curso com o qual irá qualificar-se para ajudar a solucionar conflitos familiares, de gestão profissional e outros. Como constelador você poderá se autoconhecer, agregar na sua carreira atual e ministrar palestras e atendimentos na área.