Constelação FamiliarFormação em Constelação

Afinal, o que é constelação sistêmica familiar?

Muitas pessoas se questionam o porquê de agirem e serem como são, afirmando que um impulso a levam para isso. A resposta é que ganhamos bem mais dos nossos pais que a cor dos olhos ou tipo de cabelo. Entenda o que é Constelação sistêmica familiar e o que esta pode dizer sobre você.

O que significa?

A Constelação sistêmica familiar é uma psicoterapia que trabalha as energias e emoções que nos afetam. Bert Hellinger, criador do método, afirma que somos um condensado emocional de toda a nossa árvore genealógica. Por meio de um campo familiar, temos acesso a uma energia única que reúne todas as ações de nossa família.

A nossa casa serve de amparo para as interações que nossa família teve ao longo dos anos. Esse laço único que nos une registra experiências e eventos que reverberam na vida de todos os envolvidos. Sendo assim, há uma influência por trás de tudo o que pensamos, falamos e agimos. Nossos resultados remetem diretamente a um histórico emocional vivo.

Esses eventos bons ou não, servem de apoio para a nossa evolução pessoal. A depender do evento, isso pode atrapalhar profundamente nosso progresso. Isso inclui a nossa vida pessoal e profissional, já que o dinheiro também é resultado de como nossa família agiu. A terapia visa esclarecer algumas questões pertinentes a isso.

Quando incluir a Constelação sistêmica familiar?

Assim que sentir que algo não está indo bem em sua vida pessoal e profissional. Por vezes, de tão imersos em algo, não conseguimos enxergar pequenos detalhes em nossas vidas. Parece que a solução se torna impossível de ser alcançada naquele momento. O que resta e sofrer com a angústia de não ter diretriz.

A Constelação sistêmica familiar trabalha justamente para desenrolar isso. Através dela, você cria uma espécie de lupa emocional na sua vida. Com isso, pode se afastar e olhar de fora o que pode estar te atrasando a dar um passo para frente. Sempre que um problema lhe acometer, é recomendado procurar alguém que possa te elucidar com a situação.

O melhor é que quando entender de verdade o que é Constelação sistêmica familiar pode se beneficiar. A ideia aqui é que o paciente possa entender o que está faltando em sua vida. Todo o processo é mostrado de forma que ele possa experimentar e tirar as próprias conclusões sobre. Dessa forma, uma criança pode se beneficiar assim como um adulto.

Leis do amor

Bert Hellinger indicou a existência de três princípios simples para a harmonia dentro da família. As suas três leis do amor indicam a construção de um círculo perfeito para que as trocas correspondam aos indivíduos. Caso apenas uma delas seja rompida, todo o círculo familiar do cliente pode entrar em colapso. São elas:

Leia também:  Os 7 benefícios da Constelação

Lei da ordem

Independente de classe e etnia, toda família possui uma hierarquia natural. Segundo a Constelação, quem nasceu antes possui prioridade em relação a quem nasceu depois. Em contrapartida, os mais velhos devem cuidar e ensinar aos mais novos. Não existe a ideia de que um é melhor que o outro, apenas que ambos ocupam uma posição dada pela natureza.

Lei do pertencimento

Ainda que alguém tenha machucado muito um seio familiar, essa pessoa não pode ser apagada dali. Como membro legítimo nascido naquele campo, esse indivíduo tem o direito de pertencer àquele nicho. Mesmo que os parentes entrem em consenso, sua existência não pode ser apagada da família. Se assim o fizerem, trarão ainda mais dor e sofrimento.

Lei do equilíbrio

Para finalizar, a Lei do equilíbrio estipula a troca equivalente de ações e sentimentos entre as pessoas. Um indivíduo não pode dar demais enquanto o outro apenas recebe muito. É necessário haver uma condução correta desse fluxo físico e emocional em uma relação para a harmonia dela. Apenas assim um relacionamento afetivo pode dar certo.

Onde pode ser usada?

As inclinações para o seu melhor uso podem ser descobertas quando descobrir o que é Constelação sistêmica familiar. Com isso, fica viável a utilização dela em diversos ambientes, a fim de tratar causas especificas voltadas para aquele nicho. A depender do local onde é feita recebe um nome específico com o intuito de destacá-la da forma convencional. Isso pode ser visto em:

Consultórios

Sendo um dos lugares mais comuns, é onde a vertente principal é empregada. Aqui se resolve questões familiares aparentemente insolúveis. A dinâmica da proposta inclui representações a fim de alocar corretamente cada individuo envolvido naquela situação. Em alguns casos, a representação pode ser feita com a ajuda de outros participantes desconhecidos.

Escolas

As escolas podem recorrer tranquilamente ao processo terapêutico com a intenção de conhecer mais os alunos. Infelizmente, muitos carregam as marcas negativas deixadas em seu campo familiar. Como consequência acabam descontando em seu desempenho na escola. A psicoterapia pode resgatar o conforto e a avidez desses jovens ao estudo.

Empresas

Uma empresa só funciona corretamente quando todos os seus funcionários estão em harmonia. Quando isso não ocorre, certamente há um núcleo específico que estava adoecendo todo o sistema empresarial. A Constelação organizacional, nome da terapia neste lugar, pode detectar quais os empecilhos que impede o grupo de ir em frente.

Benefícios

Quando descobrir o que é Constelação sistêmica familiar, poderá reestruturar a sua relação interna com sua família. São eles os responsáveis pela formação do seu conhecimento de mundo. A terapia pode trazer um autoconhecimento sobre si e esses eventos para que entenda o quê e quem pode ser.

Leia também:  Família disfuncional: definição e formas de tratar

Além disso, você passa a descobrir que tudo na sua vida tem um propósito mais esclarecido. Com isso é possível viver com mais leveza e sem se prender a tantas dores. O processo terapêutico restaura suas relações e isso permite dar um salto pessoal e profissional na vida. Para quem quer crescer, essa ferramenta se mostra indispensável.

Ao se perceber o que é Constelação sistêmica familiar, sua vida encontra uma divisória positiva. Você passa a entender quais os fatores que levaram você a seguir determinado caminho. É como se os seus olhos estivessem abertos a si mesmo e pudesse ter mais controle de si na vida.

Com tudo o que leu aqui, dê uma chance ao processo. A partir dele você pode erguer o calço que precisa para pular as barreiras. Entendendo quem você é e de onde veio, pode escolher aonde vai. Lembre-se: não há contra-indicações, bastando apenas o desejo para a mudança.

Considerações finais: o que é constelação sistêmica familiar

Munido do conhecimento acima, hora de dar mais um passo para frente. Faça o nosso curso de Constelação sistêmica familiar online, descobrindo pessoalmente o porquê dele mudar a vida das pessoas.

Nosso curso é 100% online, dando mais conforto para que aprenda no seu ritmo. Você estuda quando e onde achar melhor, sem se preocupar com horários e datas. O rico material ficará disponível 24 horas e pode ser consultado sempre que quiser. Nele se concentra as valiosas lições que nossos professores usarão para criar e expandir suas habilidades de constelador.

Faça já o seu contato conosco e descubra pessoalmente o que é Constelação sistêmica familiar.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *