Constelação FamiliarFormação em Constelação

Lugares para ir depois de receber a formação em constelação

Agora que se formou em nosso curso online de Constelação, talvez você esteja se perguntando sobre os melhores lugares para ir e aplicar os conhecimentos. O curso em si é bem dinâmico quanto à narrativa e aplicabilidade da terapia. Neste artigo, você vai entender mais qual o seu papel e onde pode executar tudo o que aprendeu.

Por que um constelador é necessário? Saiba a resposta para essa pergunta antes de procurar lugares para ir

Ambientes onde haja o contato humano dependem exclusivamente da cooperação mútua para funcionar. Isso porque são as nossas trocas que energizam e revitalizam o lugar, dando as ferramentas que este precisa para ser um centro de produção adequado.

Contudo, este equilíbrio pode ser interrompido por manifestações avulsas e de origem pouco revelada. Alguns membros podem não notar as suas próprias tendências de comportamento e macular o ambiente onde estão, bem como seus companheiros. Aí entra o trabalho da Constelação familiar.

Através de um constelador, terapeuta responsável pela terapia, se torna viável diagnosticar aquele ambiente. É ele quem faz um raio-x da herança familiar de um único indivíduo ou grupo, descobrindo as causas deste comportamento. Devido à natureza do problema em si, apenas ele se mostrar capaz de ajudar os pacientes envolvidos. Fica evidente o quanto os ambientes necessitam do seu trabalho, não é? Como mostrar isso?

Características de um bom profissional procurando lugares para ir após a certificação

Embora a ocupação seja livre quanto ao seu acesso, algumas pessoas se saem melhor que outras quanto à aplicabilidade do conhecimento. Isto não significa que uma é superior à outra quanto um constelador, mas que possuem distinções que mudam a diretriz do seu trabalho para melhor. Elas conseguem resultados promissores mais rapidamente.

Ainda assim, todo profissional é único e pode contribuir à sua maneira para o sucesso da terapia. Confira algumas características de um bom constelador:

Imparcialidade

Ao aplicar a terapia, um constelador familiar deve apenas conduzi-la de acordo com as manifestações dos clientes e não o contrário. Todo o processo é oriundo e nutrido pelo seio familiar dos seus pacientes, sendo desta maneira que funcionará. O terapeuta não pode falar o que o outro deve dizer ou sentir, sendo uma figura imparcial.

Paciência

Quando encontra um novo paciente, o terapeuta não sabe o que pode encontrar. As causas do trauma e do comportamento pode estar tão enraizadas que talvez o próprio paciente tenha dificuldades em achá-las.

Sendo assim, o profissional precisa ser paciente para ajudar o cliente na busca pelo desenvolvimento pessoal. A sessão pode levar minutos ou até mesmo horas, gerando desgaste físico e mental também a quem a conduz. Desse modo, maneje os seus recursos para um bom suporte a si mesmo e ao visitante.

Ser resiliente

Pessoas sensíveis têm mais facilidade para se conectar com as outras, deste modo entendendo mais facilmente seus sentimentos. Até um ponto, é vital que isto ocorra, pois isso te coloca no lugar dela. É o que chamamos de “empatia”.

Entretanto, um terapeuta não deve se envolver demais nos processos psíquicos de seus pacientes. Sua função é identificar as causas subliminares dos transtornos dos visitantes. Ele não deve ultrapassar um limiar dessa interação, correndo o risco de pôr o seu trabalho abaixo.

Onde ser constelador? Dicas de lugares para ir

Como dito algumas linhas acima, a Constelação familiar é bem dinâmica e flexível quanto à sua aplicação. Felizmente, qualquer ambiente está apto para buscar o auxílio de um constelador. Você sabia que o SUS já incluiu a terapia como uma de suas práticas integrativas? Se está em dúvida de onde começar, confira alguns lugares para ir e aplicar a terapia:

Em casa

Talvez seja praticamente impossível este não ser a primeira área a ser trabalhada. Ademais, foi desse círculo que surgiu os primeiros moldes da terapia. Um terapeuta, assim que formado, já começa a trabalhar as mudanças no próprio ambiente em que vive. Assim como sua casa, ele começa a enxergar as próprias tendências e heranças comportamentais que carrega.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Em audiências

    Todo o peso do centro da família acaba por atingir os membros envolvidos. Separações, custódias, brigas por bens ou qualquer outra ação que chegue aos tribunais podem ser analisadas pela Constelação familiar. É um mais requisitados lugares para ir, pois o terapeuta pode amenizar toda a situação de conflito.

    Em escolas

    Cada um é reflexo direto da família, especialmente as crianças. Elas são o termômetro de como anda a saúde psíquica e comportamental daquele seio. Mais vulneráveis que qualquer outro, elas precisam de acompanhamento direto quando o seu desempenho escolar começa declinar.

    Um aspecto interessante aqui é o professor. Ele tem total liberdade para iniciar a sua formação em Constelação familiar. Assim, os pais e alunos têm um benefício duplo: além do educador, eles têm contato com um terapeuta formado especificamente para atender aspectos pouco desenvolvidos dos seus alunos.

    Em empresas

    Chamado aqui de Constelação organizacional, a terapia voltada às empresas tem como objetivo descobrir o que está afetando a produtividade daquele lugar. Diretamente dependendo do trabalho conjunto dos seus funcionários, o lugar põe em risco suas atividades se apenas um comprometer todo o sistema.

    Um bom exemplo é o supervisor que dificulta a vida dos subordinados com atrasos, negligências ou até falta de respeito com o outro. A terapia aplicada neste sistema pode sanar essas pendências comportamentais e colocar o ambiente de trabalho nos eixos. Deste modo, os lugares para ir se tornam um leque de possibilidades.

    Quando começar a operar

    Assim que notar as defasagens de um ambiente. Devido ao modo de operação da terapia, muitas pessoas têm receios quanto à sua veracidade e funcionalidade. É uma atitude normal de conservadores, então não se preocupe. Note que você terá a chance de chegar em um lugar onde nenhum outro profissional foi capaz. Mostre o que pode fazer e como seus conhecimentos podem fazer a diferença.

    Benefícios de procurar um constelador

    Independente do lugar onde seu trabalho seja necessário, quase sempre você alcançará os mesmos resultados positivos. Seu trabalho, em suma, é identificar padrões de comportamentos herdados da família e reproduzidos no mundo. Indivíduos com essa tendência se mostram pouco capazes de alcançar sucesso onde quer que estejam.

    Você é a porta para que os clientes se livrem de arramas impostas e alcancem o seu potencial. Assim, podem desenvolver as suas aptidões sem impedimentos e alcançar a produtividade de forma saudável, constante e evolutiva. Após a terapia, eles enxergam um panorama melhor e uma melhor colocação nele.

    Considerações finais: lugares para ir depois de se tornar constelador

    Independente dos lugares para ir após a formação, um terapeuta da Constelação familiar tem um papel importante a divulgar. É graças a ele que encontramos os caminhos para desvendar heranças etéreas escondidas em nossas identidades. A funcionalidade complexa do nosso campo familiar é a origem e local de trabalho dele.

    Mesmo em diferentes ambientes, seu trabalho se ramifica e flexiona. Não importa a idade do seu paciente, bem como a sua posição social ou experiências que carrega. Um constelador pode encontrar o seu lugar para ajudá-lo e mostrar que há bem mais do que esse círculo que o prende.

    Se tiver algo para acrescentar, por que não deixa o seu comentário abaixo? Outros consteladores neste momento também procuram lugares para ir e você pode ajudá-los a se encontrar. O trabalho de rede e apoio também define o que um bom profissional pode e deve ter. Caso ainda não seja constelador, não perca a oportunidade de começar o ano fazendo o nosso curso 100% online de Constelação Clínica. Faça já a sua matrícula!

    One thought on “Lugares para ir depois de receber a formação em constelação

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × dois =