Constelação FamiliarFormação em Constelação

Técnicas e método da Constelação: guia completo

Entender por completo o trabalho da Constelação Familiar pode levar algum tempo se você não for familiarizado. Entretanto, isso é perfeitamente possível e confortável se você possuir uma guia adequada em suas mãos. Entenda melhor sobre método da Constelação e como isso pode impactar em você.

O que é a Constelação familiar?

A Constelação Familiar se trata de um método terapêutico alternativo para lidar com problemas internos. Seja em grupo ou individual, a sessão busca as causas de alguns problemas que comprometem totalmente a qualidade de vida de uma pessoa. Para isso, o constelador, o terapeuta, adentra no campo familiar do indivíduo.

Esse campo se trata de uma energia que interliga cada geração numa mesma família. Com isso, as vivências dos antepassados tendem a se repetirem nos descendentes. Desse modo, nós somos resultados de temas não trabalhados e que continuam a se perpetuarem.

A Constelação familiar é capaz de revelar o que está escondido nesse campo e trazer ao ambiente físico. Isso acontece quando o campo familiar é ativado em sessão e todas as emoções e impressões dos outros afloram em nós. Compreendendo isso, aceitando e vendo como nos afeta, nos tornamos capazes de sair dessa influência com respeito.

Constelação aberta

A Constelação aberta é um método da Constelação bastante conhecido dentro dos encontros. Trata-se de uma sessão terapêutica onde o problema é apresentado ao grupo. Ou seja, os outros participantes, sejam ativos ou não, têm plena consciência do que se passa ali.

Esse tipo de exercício pode ser bastante útil em quem quer conhecer a Constelação. Isso porque fica mais fácil compreender o que está acontecendo e como isso impacta na vida do constelado.

Ademais, esse método da Constelação trabalha com a clareza desde o início. Já que muitas pessoas desconfiam do que acontece, dar alguma diretriz pode acalmá-las e assegurá-las a respeito de como funciona o trabalho.

Constelação Oculta

O segundo método da Constelação que apresentaremos é o da Constelação Oculta. O principal constelado e seu terapeuta sabem do que o momento se trata, mas os outros não. Desse modo, o grupo é pego por uma sensação de imprevisibilidade por entender bem pouco do processo até o momento certo.

Esse tipo de abordagem pode ser mais interessante quando falamos na genuinidade do processo. Isso porque fica mais fácil das pessoas entenderem o processo com base nas respostas que liberam. Apesar de não saberem tanto no início, suas emoções e sensações evoluem em paralelo com o paciente principal.

Falando novamente em quem ainda desconfia desse trabalho agregador, o corpo e a mente falarão por si. Quando tudo for explicado no fim, todos podem tirar conclusões sobre o que experimentaram. Certamente encontrarão muitos pontos em comum, mesmo com perspectivas tão diferentes.

Constelação individual

Outro método da Constelação bastante conhecido, sendo o mais famoso, é a Constelação individual. Nada mais é do que a sessão de Constelação entre o terapeuta e o constelado. Quem procura tratamento de forma mais reservada terá plena atenção qualificada aqui dentro.

Nessa sessão, o constelador se vale de figuras ou objetos para representarem os parentes importantes ao processo. Ainda que não sejam coisas vivas, os objetos servem de orientação para os dois no momento do trabalho. Sem contar que o campo familiar vai reconhecer a intenção do momento e direcionar a energia inerente quando for ativado.

Nas crianças, por exemplo, esse trabalho costuma ser eficaz com bonecos e outros objetos. Independente dos objetos utilizados, o importante é que o cliente possa entender perfeitamente o momento. Desse modo, pode encontrar as respostas que precisa sem interferência externa ou mesmo interna.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Onde a Constelação pode ser usada?

    Além das relações familiares em si, cada método da Constelação se mostra versátil em diversos ambientes. Claro, a demanda vai impactar diretamente na escolha a ser feita, mas o resultado será bastante satisfatório. isso pode acontecer dentro de uma:

    Nas empresas

    Os colaboradores de uma empresa podem apresentar comportamentos distantes do comum e interferirem no próprio trabalho. Consequentemente, cada área da empresa vai caindo, já que uma depende da outra para funcionar. O superior do local pode contratar um constelador para descobrir o que acontece ali dentro diretamente na raiz.

    Instituições de ensino

    A educação pode ficar comprometida quando problemas de origem familiar interferem na vida do aluno. O próprio professor pode se qualificar para dar assistência aos alunos, de modo que realize sessões com certa frequência. Desse modo, pode reintroduzir o aluno em um caminho progressivo e ajudá-lo a explorar o próprio potencial.

    Jurídico

    Nos últimos anos, a Justiça brasileira tem se valido da Constelação para solucionar casos sensíveis. Por exemplo, muitos casos de custódia de criança encontraram finais felizes graças à introdução da constelação no meio. Com isso, a pilha de processos tem diminuído gradativamente, facilitando o caminho de todos.

    Direcionamento

    Independente do método da Constelação escolhido, o objetivo é alcançar a compreensão interna. Os constelados lidarão melhor com as mudanças em suas vidas se entenderem adequadamente o que acontece dentro de si mesmos. Em vez da confusão, a reflexão, linearidade e paciência se tornam elementos de crescimento pessoal.

    Por isso que o uso adequado de cada método da Constelação influencia adequadamente na recuperação. Note que nem todo mundo se sente confortável em explorar seus problemas na frente de outras pessoas. Neste exemplo, a Constelação individual pode ser mais indicada, embora seja tão eficaz quanto às outras.

    Ao fim, é preciso que se encontre os melhores caminhos para que cada paciente entenda o que acontece com eles. Uma criança pequena, por exemplo, precisa de uma atenção diferenciada da entregue para um adulto. Apesar desse trabalho extra, todo o processo costuma ser bastante gratificante.

    Recompensas

    Trabalhado bem o método da Constelação, hora de colher os frutos da sua entrega. Cabe ressaltar que os benefícios podem ser sentidos em níveis diferentes em cada pessoas. Contudo, são suficientes para causar mudanças positivas, como:

    Liberdade emocional;

    Pessoas reprimidas ou muito tímidas são muito bem trabalhadas na sessão. Isso porque, após o trabalho, se sentem mais livres para se expressarem em sua verdadeira natureza sentimental. Desse modo, se tornam pessoas mais felizes, amorosas, solidárias e empáticas, demonstrando ativamente isso.

    Autoconhecimento

    Compreender a si mesmo pode ser uma tarefa difícil, a depender da abordagem usada. Entretanto, com a Constelação você observar a sua própria natureza de forma crua e direta. Nisso, entenderá melhor seu comportamento, desejos, tendências e ambições que colaborem a você interna e externamente.

    Desenvolvimento

    Além dos pontos abordados acima, você também pode se desenvolver existencialmente. Compreendendo quem você é e o que pode fazer, poderá caminhar diretamente sobre uma estrada de sucesso. Tal façanha acontecerá porque se livrará de tudo o que o atrasa, faz mal e não acrescenta positivamente em sua vida.

    Considerações finais sobre o método da Constelação

    Independente de qual precise, o método da Constelação escolhido tem muito a dizer sobre você. É uma forma sadia de explorar a sua essência, seus problemas e compreender como alguns pontos de sua vida são tão sensíveis. Com isso, pode olhar para tudo aquilo que não tem funcionado e dar uma repaginada no assunto.

    É importante salientar que você precisa lidar com as respostas que encontrará na sessão. Não se trata apenas de ver o que acontece, mas também agir para que a mudança aconteça. A resposta está dentro de si e a Constelação pode te ajudar a encontrá-la.

    Para entender melhor como isso acontece, se inscreva em nosso curso de Constelação Familiar 100% online. O curso proporciona a base que precisa para lidar adequadamente com sua busca interna, te beneficiando com autoconhecimento e clareza pessoal. Após iniciar suas aulas, escolherá melhor qual método da Constelação pode utilizar de acordo com o momento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dez − 1 =