Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Análise do livro O Amor do Espírito, de Bert Hellinger

Bert Hellinger faz parte daquele grupo de autores que transformam vidas através de seus livros. Suas obras nos fazem pensar, nos trazem respostas e nos ensinam caminhos interessantes para prosseguirmos com nossas vidas. O livro O amor do Espírito não foge a isso. E é sobre ele que vamos falar aqui.

No entanto, antes de analisarmos o livro, vamos falar mais sobre Bert Hellinger. Por acaso você é novo no Constelação Clínica? Se quiser saber mais sobre a teoria com a qual trabalhamos, basta conferir nossos outros conteúdos!

Bert Hellinger

Anton “Suitbert” Hellinger é mais conhecido como apenas Bert Hellinger. Ele foi um teólogo, filósofo e psicoterapeuta alemão, nascido em 18 de dezembro de 1925. Ele é nada mais nada menos do que o criador da teoria da Constelação Familiar.

A experiência com os zulus

Durante dezesseis anos, Hellinger trabalhou como missionário na África do Sul entre os zulus. Nesse tempo de aprendizado, ele também exerceu a função de padre e diretor de uma escola de tamanho considerável. Foi durante esse período que ele se viu diante dos costumes, dos rituais e da música zulus em sua maior força. Todas essas experiencias proporcionaram a ele uma formação ecumênica e dinâmica de grupo.

Toda a formação citada acima foi fundamentada através do diálogo, da fenomenologia e da experiência humana. Durante esse período, ele aprendeu muitas coisas com a tribo como, por exemplo, o grande respeito que eles possuíam por seus pais. Ademais, foi uma experiência ímpar observar a forma como as mães Zulus tratavam suas crianças.

O princípio das análises de Hellinger

O fato de que dentro do ambiente da tribo existiam poucos conflitos familiares levou Bert a pensar profundamente nessas relações humanas. No entanto, ele não estendeu sua análise apenas aos zulus, mas começou a relacionar essa relação com outras vistas na sociedade. Um exemplo de seus questionamentos era: por que algumas vezes os valores morais eram colocados acima dos valores pessoais?

Ao se questionar sobre isso, ele percebeu que o que atua por traz dos valores morais é a consciência. Contudo, ela pode ser tanto leve quanto pesada. Nesse contexto, ele começou a reconhecer e estudar a respeito do que nomeou posteriormente como três ordens do amor. Essas são leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos.

Retorno para a Alemanha

Todo o tempo passado na configuração do que viria a ser conhecida como a Constelação Familiar resultou na saída de Hellinger da congregação em que passou 25 anos como sacerdote. Após isso, o pai da Constelação voltou à Alemanha e começou a buscar uma formação em psicanálise. Isso acabou a aperfeiçoar os estudos que originaram a teoria das Constelações Familiares.

A Constelação Familiar per se

O trabalho de Hellinger abrange, dentro da psicoterapia, aspectos da pedagogia e aconselhamentos de casais. Contudo, sua proposta possui aplicações úteis para consultorias empresariais, política e resolução de problemas sociais.

Dentre as principais teorias desenvolvidas por ele, está a de que a consciência não julga o certo e o errado. Porém, ela faz parte de predefinições, categorizadas por ele como “ordens do amor” e “ordens de origem”. Ordens essas que, como dissemos, ele começou a enxergar e compreender na época de sacerdócio.

Além disso, com essa teoria sobre os relacionamentos humanos ele aborda ciclos de sentimentos. Nesse ponto, sentimentos de reação imediata e que ocorrem em decorrência do anterior coexistem com os adquiridos de outras pessoas. Ou seja, um ciclo sentimental é transmitido de uma pessoa para outra.

Através destas descobertas progressivas de Bert Hellinger, conseguimos enxergar os relacionamentos humanos de outra forma. Nós passamos a ser mais compreensíveis e encontramos situações mais assertivas para os problemas, sejam esses problemas profissionais ou pessoais.

Principais obras de Bert Hellinger

Há grandes livros de Bert Hellinger a que temos acesso no português. Alguns deles foram concebidos originalmente como livros. Por outro lado, há alguns deles que correspondem a palestras transcritas. Em todos os casos, temos acesso a um material de qualidade e que tem muito a nos ensinar. Aqui no blog possuímos inúmeros artigos com resenhas e sinopses destas obras, que podem ser adquiridas em qualquer livraria digital.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Alguns dos trabalhos mais famosos são:

    • A fonte não precisa perguntar pelo caminho, pela Editora Atman;
    • A Simetria Oculta do Amor, pela Editora Cultrix;
    • Amor à Segunda Vista, pela Editora Atman;
    • Liberados Somos Concluídos, pela Editora Atman;
    • Para que o Amor de Certo pela Editora Cultrix.

    Resenha do livro O Amor do Espírito

    Agora que já falamos sobre quem é Bert Hellinger e sobre os princípios da Constelação Familiar, vamos à análise do livro que dá título a este artigo.

    O livro fala sobre a teoria de uma perspectiva holística

    O livro O amor do Espírito é uma das obras que traz mais compreensões teóricas e filosóficas de Bert Hellinger. Estas, por sua vez, são embasadas no trabalho de Bert de uma maneira completa. Ou seja, ela não se restringe a um ponto das teorias, mas à teoria como um todo.

    Aqui poderemos ter acesso a sua visão sobre o que é família, filhos, doenças e sucesso. Sendo que esses são, para Bert, os temas principais da vida humana. Toda a abordagem é feita de maneira comovente e tem riqueza de detalhes e exposição.

    No entanto, não é apenas à visão dele que teremos acesso aqui. Durante o livro, ganhamos permissão para adentrar na história de outras pessoas através de relatos. Tais relatos correspondem a casos atendidos por ele, enquanto também podemos ler algumas histórias que são trazidas com o intuito de aprofundamento.

    Como aprender com histórias externas a mim?

    A importância de ter acesso a histórias que não são nossas é que essa atitude proporciona com que nós venhamos a encarar o mundo com amplitude. Afinal, todos nós temos experiências distintas. Além disso, cada família tem uma história e isso forma os círculos sistemáticos. Se tivéssemos como referência só o que vivemos, ou o que Bert viveu, nosso conhecimento seria mais pobre.

    Sendo assim, o conteúdo que o livro O amor do Espírito nós traz é realmente engrandecedor. Ele nos ajuda a ir além do que enxergamos em nossas relações. Tudo isso à luz dos conhecimentos de Bert.

    No entanto, após tudo isso, você deve estar se perguntando, o que é esse Amor do Espírito?

    O Amor do Espírito

    O Amor do Espírito ao qual o título se refere é o amor a serviço da vida. Amor esse que supera os limites que habitualmente colocamos a nós e aos outros. Ele tem raiz nas distinções que fazemos entre o bem e o mau.

    Comentários finais a respeito do livro O amor do Espírito

    Diante de tudo o que foi explanado, esperamos ter deixado evidente que o livro O amor do Espírito nos ensinará, através de seu conteúdo, a entender o amor em sua essência. Com a leitura, nós alcançaremos as compreensões básicas sobre esse sentimento, além de compreender essa ciência nova da Constelação, que abrange todas as relações humanas.

    Por fim, se você quer se aprofundar nos temas que o livro O amor do Espírito traz, conheça nosso curso de constelação clínica totalmente EAD. Ele é uma ferramenta de aprendizado que te fará crescer enquanto ser humano e profissional. Além disso, é um curso 100% online, ou seja, você decide de onde e que hora vai estudar. Não perca essa oportunidade: faça a sua inscrição e tenha acesso já a esse treinamento incrível!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 × um =