Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diária

O que é lealdade familiar?

A família é o primeiro círculo ao qual temos contato é o mais importante para o nosso desenvolvimento. Por isso que é comum um respeito aos princípios e seguimentos por ela praticados. Entenda melhor a ideia de lealdade familiar dentro da Constelação e como isto afeta a todos nós.

O que é lealdade familiar?

Lealdade familiar se mostra como um respeito aos princípios da família, resgatando e os usando como parâmetros de vida. Basicamente, é a ligação que temos com a nossa origem e tudo o que ela nos deu. Em relação à Constelação, abraça diretamente os pilares da ordem, equilíbrio e pertencimento, as três leis sistêmicas.

A lealdade se mostra como um vínculo profundo com o nosso sistema familiar, bem distante dos nossos olhos. Mesmo que não percebamos, continuamos a interagir com aqueles que vieram antes de nós e seguindo os seus passos. Nisso, independente da época ou momento, há uma grande chance de repetirmos algo que já foi feito antes.

Na Constelação, essa lealdade nos coloca em posição de corrigir as peças que coloca o sistema em perigo. Ainda que seja algo inconsciente, essa disponibilidade pode colocar a todos e um perigo constante. Isso porque você pode se deparar com objetos em que a resolução está além de você no momento.

A lealdade familiar é uma questão do inconsciente

Como dissemos linhas acima, a lealdade familiar tem a sua estrutura trabalhada inteiramente no inconsciente das pessoas. Sem se dar conta, um indivíduo pode repetir as ações boas ou não dos seus antepassados. Neste ponto se instala o movimento automático do campo familiar em tentar manter tudo conforme o esperado.

A lealdade aos pais na Constelação familiar vai muito além do que qualquer pessoa possa ver se auxílio. Por exemplo, inconscientemente, alguém pode “escolher” sofrer para que respeite a história de vida de um ancestral. Ele vai abdicar de sua individualidade para que o sistema se mantenha alinhado com suas diretrizes iniciais.

Por conta disso, os especialistas defendem que a maior parte de nossas impressões acontecem de maneira inconsciente. Este campo oculto acaba pode guardar tudo aquilo que experimentamos direta e indiretamente enquanto convivemos com os outros.

Conflito de lealdade terapia familiar

Observando a lealdade dos filhos para os pais, a Constelação familiar aponta os riscos envolvendo ser um seguidor extremamente fiel. É preciso ter em mente que quando abraçamos algo maior do que a gente corremos o risco de perder a nossa individualidade. Sem a guia adequada, é justamente isso que acaba acontecendo na família.

O maior exemplo são as dificuldades enfrentadas pelos descendentes, gerando brigas e outros conflitos ao longo da vida. Por abrir mão de si mesmos em prol do sistema familiar, com o tempo, essas pessoas podem se “rebelar”. A influência exercida sobre suas escolhas as obrigaram a represar quem eram individualmente e o que queriam.

É justamente isso que provoca parte dos conflitos familiares, afastando os membros. Sim, devemos ser leais à nossa origem, mas isso não deve apagar o que queremos paralelamente a isso. Lembre-se: não podemos ser escravos de uma prisão se muros, mas que nos sufoca constantemente.

A importância da Constelação familiar na lealdade invisível

Na lealdade familiar, Bert Hellinger deixou bem claro como a Constelação pode conduzir esse contato. Pense que cada contato entre os indivíduos gera uma teia e isso vai acumulando sempre que algo movimenta ali. Por fim, um emaranhado se forma, de modo a sufocar os presentes, principalmente os mais novos, colocando-os em conflito.

O papel da Constelação é determinar a origem de cada emaranhado, como ele afeta e como desfazê-lo. Com o trabalho realizado na terapia, discussões antigas e desconfortos podem encontrar o seu fim definitivo. Nisso, a sensação de libertação, a compreensão de todo o conjunto se fará presente e libertadora a todos.

Por conta disso que a Constelação deve servir de apoio quando se conversa sobre a lealdade na família. É o elemento que faltava para os papéis fossem colocados em seus devidos lugares sem objeções ou malefícios.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Alguns perigos da lealdade familiar

    Se não for bem implementada, a lealdade familiar pode colocar em risco os membros da família, expondo-os a situações comprometedoras. Não estamos falando necessariamente de danos externos, mas que podem comprometer gravemente suas estruturas internas. Nisso, podem surgir:

    • Dor

    Quando se pensa na construção familiar, as sequelas continuam a aparecer de variadas formas. Por exemplo, dependência, vícios e até um comportamento mais errático podem surgir de uma lealdade cega. Consequentemente, isso afeta outras pessoas, alimentando mais uma vez o ciclo repetitivo.

    • Sofrimento

    Com a Constelação familiar, lealdade ao sofrimento pode induzir alguém a reviver as dores dos outros ou desencadear as suas. A todo o momento sua parte interna sangra e isso pode significar a falta de paz em seu cotidiano.

    • Repetição

    A repetição nociva pode ser comparada a um pesadelo do qual você nunca encontra saída ou acordar. O próprio sistema se trata de renovar as ações, fazendo com que os participantes se posicionem no mesmo local sempre. Como deve imaginar, essa imposição inadequada abre portas para o rompimento e prejuízos que adoecem ainda mais o círculo.

    Looping familiar

    Dentro do campo familiar, a lealdade inconsciente nos conduz à ordem fazendo repetir emoções e ações dos outros. Essa ordem é para que o ciclo continue, fazendo o respeito, harmonia e o lugar de cada um permanecer ali. Se que nos dermos conta, assumiremos papéis que foram de outros para que o looping familiar siga rodando.

    Porém, as dificuldades que enfrentamos atualmente podem se originar da repetições de padrões antigos. Isso fica tão enraizado que até conscientes podemos tomar atitudes que nos aprisionam também. O ato de rejeitarmos algo, por exemplo, indica que estamos excluindo isso, fazendo com que essa rejeição seja mais presente em nosso caminho.

    Graças a esse looping familiar que não ousamos fazer diferente do que nossos ancestrais fizeram, mesmo que nos faça mal. Nisso a sensação de inocência se faz mais presente, pois o sentimento de pertencimento a esse sofrimento fica segurado.

    Exemplos de lealdade familiar

    É importante ressaltar que as evidências de lealdade familiar variam conforme a situação de cada grupo. Mesmo que tenham sinais parecidos, suas origens podem ser diferentes por serem pessoais. Aqui podemos destacar:

    • Interesses forçados

    Quem nunca ouviu a história de alguém que casou forçado ou por interesse da família? Ainda que tenha bens valiosos, ele e seus descendentes viveram sob sofrimento constante por não terem o amor que precisavam.

    • Carreira

    Muitas famílias costumam ignorar o desejo dos seus jovens e encaminham seu futuro por áreas diferentes das quais ele queria. Antigamente era mais comum famílias de advogados, médicos, policiais e afins quererem o mesmo destino para os filhos. Claro, a cultura de cada grupo influencia nessa pressão externa.

    Considerações finais sobre lealdade familiar

    Ainda que a lealdade familiar nos conduza por determinado caminho, você não deve retirar sua responsabilidade sobre sua vida. É possível tomar atitudes diferentes e continuar a ter respeito por tudo aquilo que criou o seio da família.

    Agindo de maneira mais autônoma e sendo honrado poderá alcançar o equilíbrio que precisa para viver bem. Neste ponto, você inicia um movimento onde pensar por si só se torna um pilar à futura geração.

    Para compreender a grade de lealdade familiar e ter autonomia, se inscreva em nosso curso online de Constelação familiar. A proposta do curso é que você possa avaliar suas potencialidades, cuidando dos seus emaranhados e trazer resoluções para o seu campo familiar. O poder do autoconhecimento dado pela Constelação te ajudará não só a trabalhar com outras pessoas, mas também trazer um significado novo para a sua vida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 × 1 =