Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Psicologia transpessoal: O que é? Conheça esta técnica

Um estado de elevação somente é alcançado quando nós conseguimos adentrar em nossa mais pura essência. Nisso, a sua consciência precisa de uma devida iluminação para que assim você possa encontrar o seu potencial pleno para crescer. Para que consiga isso, também vamos explicar o que é Psicologia transpessoal e como ela pode transformar você.

Psicologia transpessoal: O que é?

Ao se perguntar o que significa Psicologia transpessoal, tenha em mente que se trata de um trabalho de construção interna. Essa terapia visa a construção da parte espiritual em cada um de nós para que possamos nos desenvolver. De modo humanista, se utiliza de variadas formas de intervenção para que possamos encontrar nossa essência.

Esse trabalho procura ir além da camada externa do ser humano, algo evidenciado em “transpessoal”. Desse modo, é possível trabalhar a essência humana e como nós podemos ficar livres da limitação do Ego. Em geral, costuma trazer resoluções significativas aos pacientes, de maneira que possam reaprender a viverem.

A psicologia transpessoal foi criada em meados de 1970 por Abraham Maslow. Ademais, embora trabalhe a parte espiritual, se vale de conceitos científicos para isso. Junto com Maslow, Antony Sutich, James Fadiman, Viktor Frankl e Stanislav Grof contribuíram para a formação desse trabalho.

De que modo ela funciona?

Uma excelente forma de entender o que é Psicologia transpessoal é observá-la na prática em que consegue e propaga conhecimento. O terapeuta se valerá de elementos que ajudem a incrementar a parte psíquica do indivíduo em trabalho. Com isso, ele pode conquistar seu desenvolvimento, se mostrar capaz de realizar e se sentir livre.

Contudo, é preciso deixar claro que esse tipo de abordagem funciona de maneira diversificada e em diversas frentes. Nisso, o terapeuta se valerá de diversas técnicas que ajudem o indivíduo a fixar o que ele aprendeu na terapia após o término dela. O profissional usará ações que supram as necessidades dos indivíduos e sejam eficazes na sua construção.

A exemplo, o paciente pode receber sessões de:

  • musicoterapia;
  • escrita terapêutica;
  • visualização guiada;
  • e exercícios respiratórios.

A função do transe em tratamento

O transe se mostra como uma das principais portas de entrada à parte interna do indivíduo. Por meio dele, se torna possível acessar o inconsciente do paciente e fazer uma construção conectiva com essa parte inexplorada. Dessa forma, fica mais acessível encontrar as barreiras que impedem essa pessoa de prosseguir em sua vida.

Na Psicologia transpessoal, esse trabalho é comumente realizado através da espontaneidade aplicada na sessão. O método de associação livre ou um simples diálogo com o paciente abrirão o caminho que o profissional precisa trilhar. Através de cada nova palavra o terapeuta vai construir a figura do que está guardado na parte interna do outro.

Não o bastante, a indução pode ser outra ferramenta utilizada para alcançar o inconsciente da pessoa no transe. A mesma pode ser alcançada relaxando o paciente, canalizando sua imaginação a algo ou mesmo fazendo a regressão dele.

As técnicas de Psicologia transpessoal

A eficácia da Psicologia transpessoal se concentra, em parte, no uso variado de técnicas durante a sessão. Nisso, o paciente pode abraçar a que for mais confortável para ele naquele momento, variando nas abordagens. Dentre algumas das mais utilizadas, podemos citar:

  • imaginação ativa;
  • relaxamento;
  • regressão.

Veja abaixo cada uma delas detalhadamente.

Imaginação ativa

A proposta aqui é fazer com que o indivíduo crie na mente um cenário que cause conforto para ele. Com a ajuda do terapeuta, você vai conduzir seus pensamentos para criar realidades ou mesmo relembrar momentos de prazer e satisfação em sua vida. Desse modo, ele poderá ficar mais relaxado e também pode ficar tranquilo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Relaxamento

Em geral, a meditação é o principal componente para que o indivíduo possa relaxar na terapia. Agora calmo, ficará mais fácil para ele e ao terapeuta navegarem em sua parte inconsciente. Além da meditação, o controle respiratório e a ioga podem ser muito úteis para o indivíduo se reencontrar.

Leia também:  Significado de honrar para a Constelação Familiar

Regressão

O trabalho com a regressão vai permitir observar suas experiências simbólicas ou reais que estão ligadas diretamente aos sintomas que carrega. Portanto, nesse caminho, quem regride alcança gradualmente um entendimento maior sobre si mesmo com base nessas visões. Sem contar também que isso auxilia a reconstruir seu estado emocional, mental e físico.

De que maneira se pode observar isso?

É preciso esclarecer que o trabalho da Psicologia transpessoal começa a ser sentido logo após as sessões. No relacionamento paciente/terapeuta, por exemplo, surge a confiança, de modo que um se mostra confortável com a ajuda do outro. Aqui, por exemplo, a empatia para que possa compreender as dificuldades do outro aflora e ajuda no trabalho.

O paciente passa a aplicar o que aprendeu no consultório diretamente no ambiente que ele vive. Em seus relacionamentos mostra uma postura melhorada cognitivamente e emocionalmente. Nesse caminho, os sintomas que sente encontram uma notável melhora e ele, de um modo geral, seu bem-estar.

Relembrando do trabalho feito em transe, um condicionamento positivo ficará ativado. De modo geral, o cliente terá mais:

  • foco;
  • relaxamento;
  • consciência de si mesmo;
  • e resiliência com o estresse que o atinge.

Sobre a formação em Psicologia transpessoal

Tratando-se de Psicologia transpessoal curso, os alunos são educados de maneira gradativa. Ou seja, partirão das origens, contatos com outras terapias e como superar suas limitações atuais. Suas ações como pessoa e profissional encontrarão um novo modo de lidar com os outros.

A especialização Psicologia transpessoal acaba por dar uma abordagem mais dinâmica ao estudante, trazendo conforto no seu aprendizado. Por meio de práticas bem empregadas, você poderá desenvolver novas habilidades úteis em seu cotidiano. Sendo regulamentado por órgãos competentes, receberá um certificado atestando sua excelência educacional.

Benefícios da Psicologia transpessoal

Como qualquer outra terapia integrada, a Psicologia transpessoal ajuda na reformulação do paciente. A saúde passa a ser revitalizada de dentro para fora, de maneira que todo o processo impacte positivamente em você. Além do bem-estar, também pode alcançar:

Autoconhecimento

O autoconhecimento adquirido em terapia fará com que compreenda a si mesmo com maior conforto e facilidade. Nisso, entende com abrangência a capacidade que guarda e passa a se valer do seu potencial. Ou seja, isso resulta também em um otimismo maior, já que observa a sua capacidade de realizar e fazer acontecer.

Aceitação

Seja por qualquer motivo, a maioria das pessoas passam a vida reprimindo ou negando o que são de verdade. Ao contrário delas, seu entendimento permitirá que se aceite, abrace sua natureza e passe a agir conforme seus desejos verdadeiros. Consequentemente, tal realização pode indicar a conquista de elementos que acrescentem em sua vida.

Observação

Após as terapias você se mostrará mais sensível a perceber novos cenários e oportunidades em sua vida. Para quem deseja mudar de vida, esse tipo de percepção se mostra vital para que alcance tudo aquilo que necessita. Portanto, estar atento é como ter uma rede, captando as chances certas conforme o tamanho das oportunidades que possui.

Considerações finais sobre Psicologia transpessoal

O trabalho realizado com a Psicologia transpessoal visa o reencontro do paciente com a sua real essência. Por meio desse encontro, ele pode alcançar suas potencialidades e despertar construções grandiosas em sua vida. Assim, pode alcançar as realidades que tanto deseja e agregam em sua vida.

Aos que buscam uma forma de transcender o seu presente, a oportunidade se encontra aqui.

Além da Psicologia Transpessoal, ou modo de crescer e se transformar é com o nosso curso virtual de Constelação familiar. O propósito dele é fazer com que encontre as peças internas que ajudem na reformulação de sua vida. Com isso, poderá alcançar mais facilmente aquilo que deseja e se sentirá em plenitude com os resultados obtidos.

Leia também:  Superando o divórcio por meio da Constelação Familiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dez =