Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Inteligência emocional: 5 dicas para usar a mente a seu favor

Se você acredita que você é inteligente porque faz exercícios de trigonometria de olhos fechados, nós teríamos que concordar em partes. Você pode nos dizer que sabe o que é uma oração subordinada substantiva e pode nos explicar com propriedade quais são os componentes de uma célula animal. Contudo, e a inteligência emocional? Está em dia?

 

O que é a inteligência emocional

Nós iremos tratar de uma inteligência que geralmente não podemos exercitar com atividades de livros nem somos capazes de aumentar por meio de aulas ministradas em instituições de ensino. Nós a aprendemos no nosso dia a dia e a praticamos também nas nossas experiências do cotidiano. Podemos afirmar que essa é uma matéria que todos gostaríamos de ser experts.

Podemos afirmar que a inteligência emocional é a nossa capacidade de lidar com os nossos sentimentos. Ela também é a nossa aptidão de compreender os sentimentos dos outros e administrar o impacto deles sobre nós. Nós sabemos que fazer isso não é nada fácil. Vamos refletir um pouco em situações do nosso dia que podem revelar se temos ou não essa inteligência?

 

Situação 1

Você acordou atrasado para uma reunião importante do trabalho e, por estar correndo para se arrumar, deixa a pasta de dente cair no seu único terno. Depois de pegar um engarrafamento para chegar no escritório, é recebido por seu chefe com um olhar de reprovação. O que você faz quando chega em casa?

Muitas pessoas ficam furiosas e descontam a sua raiva em seus familiares. Há ainda quem chute o cachorro e levem o mal humor para a cama. No entanto, é possível também buscar se acalmar e pensar no que fazer para melhorar o seu dia e não deixar os imprevistos do dia serem uma má influência em seus relacionamentos e em sua produtividade.

 

Situação 2

Você está participando de um trabalho em grupo na escola e, em uma das reuniões com os integrantes da equipe, você recebe uma crítica. Para uma pessoa que não tem inteligência emocional, é muito fácil levar esse comentário pro lado pessoal e ignorar todos os aspectos positivos dele. Assim, o orgulho dessa pessoa a impede de aprender coisas novas.

Porém também é possível ouvir a crítica e buscar entender aquilo que pode ser modificado. Claro que essa pessoa pode não concordar com tudo o que foi dito, mas ela deve absorver o que é positivo e descartar aquilo que ela considera desnecessário. Assim, ela evita entrar em conflitos e não permite que essa crítica abale o seu humor.

 

Situação 3

Você chega no consultório e observa o seu médico analisar os seus exames. Depois de alguns minutos, ele olha para você e diz que você tem uma doença crônica. Nem todas as pessoas reagem da mesma forma. No entanto, uma pessoa que tem inteligência emocional lida com essa situação de uma forma mais positiva.

Ao receber esse diagnóstico, é possível ceder ao desânimo e começar a acreditar que a sua vida acabou. No entanto, também dá para manter uma postura otimista e decidir fazer o que for preciso para viver da melhor forma possível. Não é necessário pensar muito para perceber qual conduta te fará ter melhor qualidade de vida.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

     

    5 dicas de como ter inteligência emocional

    inteligencia emocional dicas

     

    Não estamos dizendo aqui que adotar posturas mais positivas e inteligentes é fácil. Na verdade, nós iremos errar muitas vezes na nossa busca por mais inteligência emocional. No entanto, a prática leva à perfeição. Quando nós nos propomos a controlar os nossos sentimentos, nós aprendemos a ter mais domínio próprio e a construirmos melhores relacionamentos.

    É por essa razão que nós decidimos apresentar 5 dicas para você usar a mente a seu favor. Fique atento às sugestões e não permita que as dificuldades de percurso te impeçam de trilhar o caminho por mais inteligência emocional. Pronto para as nossas sugestões?

     

    1. Observe as suas reações

    O autoconhecimento é muito importante se você quer aprender a lidar melhor com as suas emoções. Isso porque se você não tiver consciência do modo como você reage a certas situações, você nunca classificará alguns comportamentos como negativos e nem sentirá vontade de mudar.

     

    2. Adote uma postura otimista

    Agora que você tem consciência de que precisa melhorar a forma como lida com algumas questões, não deixe que pensamentos negativos te desanimem de fazer o que é necessário para as mudanças acontecerem. Pode ser que por alguns momentos você imagine que nunca conseguirá atingir os seus objetivos, mas não acredite nessa mentira.

     

    3. Comemore cada avanço

    Você já percebeu que nós damos muito mais atenção para os nossos fracassos do que para as nossas vitórias? É certo que iremos falhar algumas vezes, no entanto também iremos ter sucessos se não desistirmos. É importante comemorar nossas conquistas, pois isso nos incentivará a continuar lutando por nossas metas.

     

    4. Não se culpe

    É necessário ter paciência com os nossos processos. Se você continuou tendo uma postura agressiva quando gostaria de ter mais paciência, não desista e nem se martirize por isso. Sempre haverá a oportunidade de você tentar de novo e ter um melhor resultado. Perdoar a si mesmo é tão importante quanto perdoar os outros. Não se esqueça disso!

     

    5. Procure a ajuda de um profissional

    Pode ser que você precise de ajuda para lidar com as suas emoções e está tudo bem! Pedir o auxílio de alguém não é sinal de fraqueza, mas sim de resistência. Os psicoterapeutas são pessoas preparadas para ajudar as pessoas a encarar os seus problemas e ele pode te ajudar a lidar com as suas emoções.

     

    Considerações finais

    Agora que você sabe o que é inteligência emocional e também tem consciência do que precisa fazer para tê-la, não deixe de tomar atitudes que irão te fazer bem. Vale a pena lutar para sermos pessoas melhores e construirmos relacionamentos saudáveis. Não deixe que os acidentes do percurso te façam desistir de percorrer o caminho para uma vida melhor.

    É importante abordar também outra questão. Se você deseja ajudar pessoas a ter inteligência emocional, também temos uma boa notícia para você. O nosso Curso de Formação totalmente online em Constelação Clínica irá te ajudar a alcançar essa meta. A partir do momento em que você receber o nosso certificado, você estará autorizado a trabalhar em clínicas e empresas.

    Nossas aulas são 100% online, o que te permite assisti-las no momento que for mais conveniente para você. Não perca mais tempo e se matricule! Também não deixe de compartilhar esse artigo sobre inteligência emocional com outras pessoas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezesseis + 6 =