Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

O que é eneagrama: princípios, teoria e prática

Podemos acreditar que você jamais imaginou que uma forma geométrica de nove pontas pudesse revelar algo sobre você. Pois fique sabendo que isso é possível. Calma! Não iremos tratar neste artigo sobre magia ou questões espirituais. Queremos te apresentar o que é o eneagrama. A palavra é realmente estranha, mas vale a pena saber do que ela se trata.

História do eneagrama

O eneagrama, enquanto sabedoria de autoconhecimento, não tem sua história muito documentada. Mas, há algumas crenças que falam que surgiu na Babilônia, por volta de 2500 a.C.. Aliás, várias ideias abstratas relacionadas a ele, sugerem que teve origem no pensamento grego clássico.

É a partir do século IV que ele começa a ser utilizado para explicar os comportamentos humanos. E quem influenciou esses estudos foram os monges do cristianismo, entre eles o reconhecido António Alexandria.

Teve também Evagrius Ponticus que conseguiu registrar, por meio da escrita, suas primeiras ideias. Além do que conseguiu chegar bem próximo do que é o eneagrama hoje.

Essas descobertas relatas acima aconteceram no Afeganistão e é onde toda a herança dessa antiga sabedoria foi deixada.

Sobre o que estamos falando?

Estamos falando de uma ferramenta de autoconhecimento criada há mais de cinco mil anos. Acredita-se que a primeira função do eneagrama era representar a forma como os astros se movimentam. Com o passar dos anos, as pessoas perceberam que o mesmo “mapa” servia para entender melhor a mente humana. Ficou curioso para saber mais sobre essa ferramenta? Continue então a leitura.

Mostraremos nesse artigo que o eneagrama mapeia todos os tipos psicológicos básicos que existem. Essa figura geométrica é constituída por um círculo, um triângulo e uma hexade. Cada uma das suas nove pontas representam um tipo de personalidade. Neste artigo, nós iremos apresentar cada perfil, então fique atento para identificar qual é o seu.

A vantagem de você fazer uso do eneagrama é a possibilidade de você entender melhor as suas emoções e comportamentos. Assim, quando você tiver consciência dessas questões, você poderá tomar alguma atitude tendo em vista o seu desenvolvimento pessoal. Afinal, quando nós temos consciência das nossas limitações, torna-se mais fácil superá-las.

Os 9 tipos de personalidade

Tipo 1 – O perfeccionista

As pessoas que têm essa personalidade estão sempre preocupadas em manter uma conduta correta e são pessoas de atitude. Além disso, elas são muito organizadas, disciplinadas e responsáveis. No entanto, seu alto nível de exigência pode ser um problema, já que o perfeccionista é muito crítico consigo mesmo e com as outras pessoas. Ele também tem problemas para desenvolver a autoaceitação.

Tipo 2 – O prestativo

Estamos falando agora de pessoas conquistadoras, que se consideram auto-suficientes e capazes. Elas também são altruístas e generosas e sentem a necessidade de se sentirem indispensáveis pelas outras pessoas. Um indivíduo prestativo tem tendências manipuladoras e também tem dificuldades de perceber as suas próprias necessidades.

Tipo 3 – O bem-sucedido

As pessoas que têm esse tipo de personalidade dão muita importância para a sua imagem. Também são pessoas que perseguem os resultados, pois elas entendem que o seu valor está vinculado ao seu sucesso. O indivíduo bem-sucedido trabalha arduamente para atingir as suas metas. Podem ser consideradas pessoas frias e pouco envolvidas nos seus relacionamentos.

Tipo 4 – O romântico

As pessoas que têm o tipo romântico são muito emocionais e são intensas. Os seus sentimentos variam rapidamente e, por isso, elas podem ser consideradas instáveis. Elas têm o costume de se comparar com os outros e tendem a ser insatisfeitas. Além disso, o indivíduo que tem esse tipo de personalidade é uma pessoa criativa e original.

Tipo 5 – O observador

Privacidade e racionalidade são palavras vinculadas ao observador. Pessoas que têm esse tipo de personalidade apreciam estar sozinhas e têm dificuldade de se relacionar. Elas se interessam por assuntos complexos e podem ser avarentas. Gostam de ocupar o seu tempo envolvidos em atividades que lhe dizem respeito.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Tipo 6 – O questionador

    As pessoas questionadoras são desconfiadas e alertas. Ela são excelentes planejadoras e estão bem atentas aos riscos que podem enfrentar no processo de atingir as suas metas. É por essa razão que elas também são consideradas pessimistas. O indivíduo que possui essa personalidade geralmente considera ameaçadoras as intenções das outras pessoas.

    Tipo 7 – O sonhador

    O foco da sua vida é buscar o prazer? Então esse é o seu tipo de personalidade. O sonhador sabe lidar com diferentes atividades ao mesmo tempo e também faz muitos planos. No entanto, essa pessoa perde interesse pelas suas atividades muito rápido. Além disso, ela não gosta de rotina e tem dificuldade de manter o foco.

    Tipo 8 – O confrontador

    Pessoas com esse tipo de personalidade são líderes natos e pessoas objetivas. Elas têm uma grande capacidade de execução e aparentam ser muito seguras. Além disso, o confrontador também é impaciente e pode ter dificuldade de mostrar suas fragilidades para as outras pessoas. Podem desconsiderar os sentimentos dos outros.

    Tipo 9 – O preservacionista

    Quem é preservacionista está em busca da paz. Pessoas com esse tipo de personalidade querem evitar conflitos a todo custo. Além disso, elas tendem a se colocar em segundo lugar e geralmente são apáticas. Também tem muita dificuldade em dizer o que pensam e podem ser autodepreciativas.

    Considerações finais sobre o eneagrama

    Agora que você conhece cada um dos nove tipos de personalidade contidos no eneagrama, você já pode identificar qual é o que mais se adequa ao seu caso. Depois que você tiver consciência de quem você é, será mais fácil você entender quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Como já dissemos no começo desse artigo, o eneagrama é uma excelente ferramenta de autoconhecimento.

    Mais do que apenas saber o que te favorece e quais são as suas limitações, a partir das informações que você leu neste artigo, é possível entender quais são as áreas que você pode melhorar. Por exemplo, se você é uma pessoa preservacionista, é importante que você comece a exercitar a sua habilidade de expor as suas opiniões. Nem sempre ficar calado é a melhor opção.

    Também é importante mencionar que escolher a sua profissão baseado no seu tipo de personalidade é uma escolha acertada. Isso porque certas atividades exigem algumas habilidades que estão mais relacionadas com um perfil de pessoa do que com outro. Veja o caso da pessoa prestativa; ela terá mais facilidade em trabalhar em cargos que a permitam se relacionar com pessoas.

    Curso de Constelação Clínica

    Há ainda uma questão que queremos abordar com você. Pode ser que, depois que você leu este artigo, você queira usar desse conhecimento para ajudar outras pessoas a se entenderem melhor, além de auxiliá-las no processo de desenvolvimento pessoal. Se esse é o seu caso, acreditamos que o nosso curso de Constelação Clínica online pode te interessar.

    Busque saber mais sobre ele. Nossas aulas são 100% online e nosso certificado te autoriza a clinicar e a trabalhar em empresas. Não perca tempo e se matricule conosco! Agora que você sabe o que é o eneagrama , não deixe de compartilhar esse artigo com outras pessoas! Certamente muita gente precisa trilhar o caminho do autoconhecimento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    um + sete =