Constelação Familiar

Bert Helling ou Hellinger: como se escreve?

bert helling ou hellinger

Diversos autores e profissionais influenciaram e colaboraram para que a Constelação familiar fosse ampliada. De modo a vir ajudar milhares de famílias independentemente de culturas, origens ou crenças diferentes.

Nesse artigo você conhecerá um pouco sobre o Bert Helling. Além de ser um grande escritor, ele é conhecido por criar a técnica, que hoje conhecemos como Constelação Familiar.

Biografia de Bert Helling

Bert Helling nasceu no dia 16 de dezembro de 1925 em Leimen, na Alemanha. Também morou em Cologne, Itália e parte de sua família era da religião católica. Aos seus 17 anos se alistou para o exército, combatendo contra os nazistas.

Helling se formou em teologia e pedagogia. Portanto, teve formações que foram opostas, como Psicanálise, Transacional, Hipnoterapia, Terapia Familiar, entre outros. Sendo assim, ele desenvolveu um método de constelações sistêmicas, a qual se ampliou em diversos continentes.

Quem foi Bert Helling

Quando Bert estava com seus 20 anos, a guerra tinha chegado ao final e ele se tornou padre. Seguindo, se formou em Teologia e Filosofia, na Universidade de Würzburgo no ano de 1951. Depois, ele foi enviado para ser missionário na África do Sul.

No ano de 1954 conseguiu ter o título de Bacharel de Artes da Universidade da África do Sul. Mas, no ano seguinte, se graduou em Educação Universitário.

Seis anos depois, em 1960, o escritor voltou para a Alemanha e começou a estudar Gestalt-terapia. Em seguida, ele se mudou para Vienna para que assim pudesse estudar Psicanálise. Foi nesse tempo que ele conheceu sua esposa, que era psicoterapeuta.

Como se escreve Bert Helling ou Hellinger?

Anton “Suitbert” Hellinger é o seu nome verdadeiro, mais conhecido como Bert Hellinger. Porém, muitas pessoas o menciona apenas como “hellinnger”.

Essas diversas “fontes” escreve Helling e, de vez enquanto, Hellinger. Contudo, se escreve Hellinger com as letras ‘e’ e ‘r’ no final do sobrenome.

Obras de Albert Hellinger

A literatura é de suma importância para o crescimento intelectual do indivíduo. Muitos de seus livros foram traduzidos para vários idiomas, e os mesmos envolvem reprodução de workshops, pensamentos, poemas, ensaios teóricos e contos breves. Todos esses livros estão em contextos genuínos e espirituais.

Bert Hellinger escreveu e lançou livros relacionados com as constelações familiares. Dentre eles, os que foram traduzidos para a língua portuguesa, foram:

  • Conflito e Paz: Uma Resposta pela Editora Cultrix;
  • A Fonte Não Precisa Perguntar pelo Caminho traduzido pela Editora Atman;
  • Amor a Segunda Vista pela Editora Atman;
  • A Paz Começa na Alma pela Editora Atman;
  • Para que o Amor dê Certo pela Editora Cultrix;
  • O Essencial é Simples pela Editora Atman;
  • No Centro Sentimos Leveza pela Editora Cultrix;
  • A Simetria Oculta do Amor pela Editora Cultrix;
  • Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual pela Editora Cultrix;
  • Um Lugar para os Excluídos pela Editora Atman;
  • Liberados Somos Concluídos pela Editora Atman;
  • Desatando os Laços do Destino pela Editora Cultrix;
  • Ordens da Ajuda pela Editora Atman;
  • Ordens do Amor pela Editora Cultrix;
  • Pensamentos a Caminho pela Editora Atman.

7 Livros essências de Bert Hellinger

Ordens do Amor

É uma das obras mais famosas e fundamentais de Bert, é um livro denso, vivo e que é cheio de ideias surpreendentes. Nessa obra, o autor chama quem está lendo que o acompanhe no caminho para a obtenção do conhecimento.

A compreensão libertadora e saneadora vem da observação do sistema familiar e dos complexos que a mesma emana.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

O amor do espírito

O foco principal dessa obra é ensinar a compreender o básico sobre o amor. Além disso, visa mostrar como essas compreensões podem constituir uma ciência nova que pode ser ampla envolvendo quaisquer relações humanas.

Leia também:  Problemas financeiros e a Constelação familiar

Constelações familiares

Esse livro se aprofunda na percepção do Hellinger em relação as ordens fundamentais do amor, que podem atuar na família e os limites que a constelação familiar pode ajudar.

Para que o amor dê certo

Hellinger aborda nesse livro temas que são pertinentes direcionados ao relacionamento de casal. Aborda também, as dinâmicas que ocorre entre famílias, que de alguma forma, possa impedir que o casal tenha um relacionamento pleno.

Liberados somos concluídos

Esse livro tem respostas essenciais sobre as ações humanas possíveis e necessárias. O livro gira em torno da despedida e reconciliação.

Amor à segunda vista

A obra possui até uma frase famosa: “Necessitamos de uma vida toda para desvendarmos os segredos de uma relação à dois e às vezes nem isso basta.” (Bert Hellinger). Além disso, Hellinger diz que o primeiro “Eu te amo” é o início para um relacionamento de amor.

No centro sentimos leveza

O livro gira em torno de histórias com um mesmo tema central, que é a ordem fundamental do qual o sucesso e o fracasso das nossas relações dependem.

Reconhecimento de Bert Hellinger

Hellinger é considerado um filósofo extraordinário e o melhor do nosso tempo. As descobertas que ele fez relacionado ao campo da terapia familiar ajudou a transformar a vida de milhares de pessoas e famílias até hoje.

O escritor e terapeuta tem diversas obras, produziu mais de 100 livros dos mais variados assunto. Mas os livros não saem do campo e ótica da Constelação Sistêmica e Familiar, que é o método criado por ele a partir de seus estudos e vivências da vida.

Bert e a Constelação Familiar

A principal criação de Bert e que todos usam até os dias atuais é, sem dúvidas, a Constelação Familiar. Uma técnica ligada mais com a área clínica. A mesma tem por objetivo entender e de, alguma forma, melhorar a relação entre as famílias e as suas gerações futuras.

Essa terapia usa o argumento de que todos os indivíduos fazem parte de um sistema, que é o sistema familiar. Com tudo isso, coloca técnicas em que a pessoa perceba seu papel dentro da sua família.

A morte de Hellinger

Bert Hellinger morreu no dia 19 de setembro de 2019. Porém, não foi constatado a causa de sua morte. O incrível psicoterapeuta morreu com 93 anos de idade, por isso se tem diversas interpretações sobre o real motivo de sua morte.

Mas o escritor deixou mais de 90 livros e, é claro, que sua técnica terapêutica da Constelação familiar fez e ainda faz o maior sucesso, principalmente entre os terapeutas.

Considerações Finais

Bert Hellinger foi de suma importância para que a Constelação Familiar surgisse e fosse consolidada. Além disso, foi um grande escritor. Isso porque há mais de 90 livros espalhados pelo o mundo todo.

Se você gostou do artigo que preparamos especialmente para você sobre Hellinger convido você a se inscrever em nosso curso online de Constelação Familiar. Isso porque nesse curso você terá acesso a conteúdo extras que poderão auxiliar sua vida tanto pessoal quanto profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + treze =