Constelação FamiliarFormação em Constelação

5 frases de Bert Hellinger sobre ancestralidade

Vamos conversar um pouco sobre origens? Se alguém te perguntasse se você valoriza as pessoas da sua família ou do seu povo que vieram antes de você, será que você saberia falar sobre isso? No texto de hoje, vamos mostrar como esse conceito é importante ao explorar 5 frases de Bert Hellinger sobre ancestralidade. Caso suas origens não te cativem, esperamos que ao final do texto sua perspectiva já seja outra.

O conceito de ancestralidade

Caso você não esteja muito por dentro do que significa essa palavra, não se preocupe, nós explicamos. A qualidade de ser um ancestral é aquela de “vir antes”. É um conceito simples. Por exemplo, seus pais e avós são seus ancestrais porque vieram antes de você.

No Ocidente, não levamos em tanta consideração esse conceito culturalmente. No entanto, muitas culturas asiáticas e indígenas levam aqueles que vêm antes muito a sério. Essas pessoas são fonte de sabedoria e até de poder. 

Você por acaso já viu o desenho animado “Irmão Urso”? Nele, um jovem é orientado pelo espírito do irmão mais velho em uma jornada de autoconhecimento. Seu irmão não era tão mais velho que o protagonista quando faleceu, porém é um ancestral. Há ainda nesse filme uma belíssima canção, em que o coro entoa: ”

“Espíritos, nossos ancestrais
Sejam nossos guias
Tragam sua luz e muito mais”

Tendo isso em vista, acreditamos que a ancestralidade na constelação familiar de alguma maneira recupera o conceito, já que não o valorizamos aqui. Não precisamos acreditar que os espíritos de nossos familiares mortos estão nos guiando, nem nada, disso. Contudo, há um esforço em propor que todos os membros do sistema familiar de uma pessoa contribuem de alguma maneira com o desenvolvimento da vida dela.

Além de interferir no presente, é importante se reconciliar com esses ancestrais, principalmente quando as pessoas ainda estão vivas. Nessa conjuntura, o esforço de pedir perdão e de perdoar é extremamente importante.

Para que você entenda de forma mais clara o conceito de ancestralidade por Bert Hellinger, deixamos que você leia as frases que ele mesmo disse ou escreveu. Nós provocaremos algumas discussões para que você consiga se aprofundar. Contudo, o foco central da sua atenção deve estar no que o pai da constelação disse.

5 boas frases que exploram o conceito de ancestralidade por Bert Hellinger

1 – Sem pai, sem vida. Sem pai, sem felicidade.

Para algumas pessoas, é fácil dizer que é possível viver independentemente dos pais. Assim, logo que uma chance aparece, ocorre o abandono. Em alguns casos, realmente é necessário fugir. Muitas crianças sofrem tanto abusos físicos quanto de ordem sexual. Ninguém pode ser obrigado a se sacrificar a uma vida de exploração.

No entanto, por muito menos, muitos filhos abandonam os pais. Essa é uma das frases de Bert Hellinger sobre ancestralidade que rogam para que a gente faça o contrário. É importante valorizar os pais para ser feliz. Um rompimento com um ancestral traz um enorme desequilíbrio para o sistema. Ademais, seus filhos podem sofrer com essa ruptura no futuro.

Para a Constelação Familiar, nós que pertencemos a uma mesma árvore genealógica, estamos mais interligados do que você imagina. Como na música do filme que mostramos mais acima, há luz para descobrir em quem veio antes de você. Ainda que não pareça óbvio e que em seus pais você só veja trevas, perdoe. Perdoe e faça também um esforço voluntário de trazer luz para essa relação. Afinal, uma pequena luz ilumina qualquer lugar escuro.

2 – Uma pessoa está em paz quando todas as pessoas que pertencem à sua família têm um lugar em seu coração

Em complemento ao que vínhamos dizendo antes, perdoar não é só bom para o seu sistema familiar. Isso faz bem para você, pois traz paz para o seu coração. Muitas pessoas se sentem inquietas, tristes e sem direção. Em geral, quando esse tipo de indivíduo se submete a um tratamento com a constelação, descobre que o problema está na relação com a família.

Tendo isso em vista, é importante que você se questione sobre os motivos da sua inquietude ou infelicidade. É bem possível que você acabe encontrando as mesmas respostas!

3 – A felicidade se logra quando primeiro se vai até a mãe.

Logo acima nós falamos sobre paz, e agora o tema é felicidade. Você acha que é possível ser feliz sem paz? Ou sentir paz sem ser feliz? Para nós da Constelação, as duas coisas parecem estar muito interligadas. E, não somos nós que estamos dizendo. As duas frases de Bert Hellinger sobre ancestralidade é que confirmam a nossa teoria.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Para ser feliz e sentir paz é imprescindível que o seu sistema familiar esteja equilibrado. Uma das maneiras mais próximas que você tem de fazer isso é perdoando e amando seus pais. Para Hellinger, o primeiro lugar a ir é a sua mãe. Será que isso te fala algo em específico?

    4 – Tu és o sonho de todos os teus antepassados.

    Agora que já falamos sobre mãe, pai, felicidade e paz, vamos voltar naquele conceito oriental de ancestralidade. Quem é culturalmente apegado à presença espiritual dos ancestrais, leva essas pessoas na mais alta consideração. Nesta que é uma das mais lindas frases de Bert Hellinger sobre ancestralidade, ele afirma que somos o sonho de nossos antepassados.

    Vale frisar que essa não é necessariamente uma afirmação que nos leva a adorá-los ou a tê-los como guias. Trata-se de uma afirmação para que vivamos a nossa vida com a maior beleza possível. Se você acha que a sua vida não é a melhor que você poderia conseguir, mude de perspectiva. Aceite o que tem, seja grato e lute para conquistar seus sonhos. Acreditamos que essa é a realização de qualquer ancestral que deseje ver bem um membro da família.

    5 – Os pais dão aos filhos aquilo que eles próprios são

    Por fim, que tal falarmos um pouquinho sobre o seu futuro? Caso você seja pai ou mãe, é você que está na condição de ancestralidade na constelação familiar. Assim sendo, é importante trabalhar em você mesmo para equilibrar o seu sistema. Caso haja trevas em você, trabalhe para ser luz na vida de seus filhos.

    De acordo com Bert Hellinger, se você está em trevas, é isso que vai acabar dando aos seus filhos. Contudo, se você se esforçar para ser luz, é isso que eles vão aprender a ser. Ou seja, quanto mais você muda de modo a beneficiar o seus sistema, mais os seus filhos se beneficiam.

    Considerações finais: frases de Bert Hellinger sobre ancestralidade

    No artigo de hoje, apresentamos a você uma extensa discussão sobre as frases de Bert Hellinger sobre ancestralidade. Esperamos sinceramente que o tema tenha cativado a sua vida e despertado várias mudanças de disposição. Para aprender mais sobre o assunto, basta se matricular em nosso curso 100% online de Constelação Clínica. Lá ajudamos você a se conectar com os sistemas familiares a nível pessoal e profissional. Confira!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × 4 =