Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Traição e amante na Constelação Familiar

Hoje o nosso artigo discutirá um tema extremamente delicado, pois envolve várias questões que mexem profundamente nas emoções dos envolvidos em um mesmo sistema familiar. Tendo em vista que para a Constelação, a família e os relacionamentos entre quem faz parte dela são fundamentais, como fica a questão da amante? Bom, é precisamente sobre a amante na constelação familiar que falaremos. Se tem dúvidas, não deixe de ler!

O lugar da amante: uma questão delicada para o sistema familiar

Acreditamos que, acima de qualquer coisa, não é possível discutir a questão da amante na constelação familiar sem considerar os diferentes pontos de vista de uma família. Como será que cada uma das partes sente o peso da entrada de alguém?

Se retomarmos o conceito de sistema familiar, ele não parece ter lugar para uma pessoa ilegítima. Na verdade, a entrada dessa pessoa traz desequilíbrio para o casamento, uma vez que ter uma amente envolve duas atitudes muito perigosas. Uma é a traição de um acordo que foi feito no início do relacionamento, isto é, o de ser fiel. Não é necessário ter passado pelo casamento para se dar conta que a fidelidade está pressuposta no relacionamento.

Ademais, há uma quebra de confiança. Isso não necessariamente é a mesma coisa que fidelidade. Quando estamos em um relacionamento, confiamos que os envolvidos não vão machucar, abandonar, entre muitas outras coisas. Isso quando não contamos com a principal quebra de confiança que é deixar de se esforçar para amar alguém em prol de amar outra pessoa. Todos esses fatores deixam um relacionamento extremamente abalado.

A amante para o homem infiel

Nesse contexto, veja que, para o homem, ter uma amente não necessariamente significar todas essas violações de caráter, fidelidade e confiança. Há quem dê as mais variadas desculpas. Você já ouviu alguma das frases abaixo?

  • Eu não tenho a confiança para ser o seu marido;

  • Estou trabalhando demais e preciso descontrair;

  • Eu não consigo mais enxergar você como mulher;

  • Não sei o que é, mas não consigo me sentir atraído por você;

  • Sinto que nos tornamos parceiros, apenas colegas de quarto;

  • Não aguento mais a pressão de ser um marido perfeito;

  • Eu não sei o que aconteceu, mas quando eu vi já tinha feito.

Além disso, não é todo homem que, por ter uma amente, sente o desejo de se separar. Embora seja desafiador, muitos homens acabam priorizando suas famílias. Assim, aceitam passar por aconselhamentos ou terapias. Caso aceitem, serem constelados, é importante que o homem venha a entender o estrago no sistema com relação ao papel da amante na constelação familiar.

Ela pode ter entrado na vida desse homem das mais diferentes maneiras, porém a razão para isso não necessariamente está nesse casamento com o qual o homem se comprometeu. Muitas vezes a traição parece sem causa, quando quase nada na vida simplesmente acontece! Assim, é importante investigar o sistema familiar original desse indivíduo a fim de encontrar respostas e cura.

A amante para a mulher traída

É possível que poucas coisas na vida doam tanto quanto uma traição. Não gostamos quando somos traídos por nossos pais, familiares ou amigos. No entanto, nós sentimos um golpe muito mais forte quando descobrimos que a pessoa que escolhemos como companheiro de vida também trai. Geralmente, essa é a pessoa que te jurou amor eterno e disse que, sim, nesse relacionamento era possível confiar. 

Quando a traição ocorre, é muito difícil perdoar e, a princípio, a mulher nem sabe direito como proceder. É uma vontade de colocar a pessoa para fora de sua vida que não corresponde com a realidade imediata que ela tem. “E as crianças?”, ela pensa. Chega a hora de fazer várias pequenas escolhas, como expor a fragilidade do caráter do homem para os filhos, amigos e família.

Leia também:  Significado de conexão nos relacionamentos humanos

O perigo da comparação

Fora isso, há que se lidar com o trauma de ser substituída pelo menos sexualmente e emocionalmente por uma outra mulher. Não necessariamente você a conhece, mas é possível se minimizar fazendo uma comparação injusta com você mesma. E, se você conhece a amante, provavelmente se pergunta mil vezes por dia o que ela tem que você deixou faltar.

Contudo, como dissemos, quando o papel da amante na constelação familiar é analisado, a comparação não tem lugar. Na verdade, saiba que comparar-se a alguém vai roubar todo o seu contentamento de vida. Nem sempre a razão para a traição está em algo que você fez ou deixou de fazer. É perfeitamente possível que um desarranjo no sistema original do seu esposo tenha desencadeado uma ação complicada subsequente.

Assim, não se martirize. Ao passar por sessões de constelação familiar com seu esposo, é possível que descubram as responsabilidades de cada um. Possivelmente, algumas deixaram de ser cumpridas por ambas as partes. Contudo, não tome de barato que a culpa é sua ou que só você precisará fazer mudanças caso seja o seu desejo continuar casada. Saiba que, se você quiser sair desse casamento, um constelador também pode mediar o processo de separação.

A amante no imaginário dos filhos de quem trai

Tendo em vista que em muitas famílias em que a traição ocorre há o papel dos filhos, é importante considerá-los na discussão sobre como a amante afeta a família. É um problema no sistema familiar que interfere em um casamento do agora? Se for, o que não poderá acontecer no casamento dos filhos? Não se trata de uma maldição hereditária, nada disso.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

É uma questão de dar o exemplo na resolução de conflitos. E de mostrar para as crianças aquilo que é aceitável ou não.

Para as crianças, é confuso demais entender o papel da amante na constelação familiar. Ela é alguém que feriu a mãe, uma ladra que roubou o pai, uma futura mãe? Não há como saber claramente sem que os pais expliquem o que está acontecendo de modo que esse momento da família não se torne desgastante e traumático. Como dissemos, trazer uma pessoa nova para o sistema familiar é como derrubar um dominó atrás do outro.

Considerações finais sobre a amante na constelação familiar

No artigo de hoje, você leu uma discussão sobre a amante na constelação familiar. É uma pessoa que parece se envolver só com um homem, mas que, na verdade, causa vários efeitos na vida de uma esposa, dos filhos, do trabalho e muitos outros aspectos. Caso queira aprender mais sobre o assunto, não deixe de se matricular em nosso curso de Constelação Familiar 100% online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − três =