Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Filme Álbum de Família: Análise da constelação no Filme

Qualquer família está sujeita a experimentar rupturas no relacionamento, o que gera brigas e tensões. Mas de que forma isso afeta o sistema familiar em sua totalidade, não apenas no momento presente, mas futuro também? Confira uma análise do filme Álbum de família sob a perspectiva da Constelação para descobrir uma possível resposta.

infográfico filme álbum de família resumo resenha

História do filme Álbum de Família

O filme Álbum de família concentra a sua trama em um núcleo familiar disfuncional e mal construído. Três irmãs precisam retornar à casa da mãe doente, que está a sofrer  de um câncer na boca. Contudo, essa volta desencadeia uma série de brigas que trazem à tona segredos escondidos.

A história do longa se constrói sobre uma tragédia familiar que acaba se ramificando e se desdobrando em outras. Em suma, tudo aquilo que não foi dito antes surge como um fantasma para assombrar a todos. Os conflitos de interesse, que ultrapassam gerações, se contrapõem a diversas perspectivas de pensamento e da realidade.

O centro de todo esse conflito é Violet Weston, a matriarca irredutível e dura da família. Com suas filhas, irmã e demais membros, exumam tudo aquilo que estava guardado e enterrado no passado da família. Todavia, nem todo mundo sobreviverá diante das respostas encontradas pelos meios mais dolorosos possíveis.

Amarras

O filme Álbum de família apresenta a difícil situação de quando os membros do seio familiar carregam questões mal resolvidas entre eles. Neste contexto, os encontros forçados, por mais que sejam necessários, por assim dizer, são insuportáveis. Isto porque, além de tudo, existe uma imprevisibilidade misturada à tensão que está sempre a pairar sobre todos.

Esse tipo de comportamento do grupo contribui negativamente para moldar a bagagem dessas pessoas ao longo das vidas. Ainda que isso fique escondido ou pareça estar por um determinado período de tempo, a qualquer momento tudo pode vir à tona ao sinal eminente de um confusão. Permanecer em família quando ela é a causa de suas dores é como mergulhar em um mar de lâminas.

A sinopse do filme Álbum de família abre as portas para uma espiral de sofrimento e origens lúcidas da dor. Ao mesmo tempo em que explica as razões dessa família ser desmantelada, estimula a empatia no telespectador. Por meio disso podemos revisitar nossas próprias histórias para entender o que nos moveu a chegar onde nos encontramos hoje.

O ciclo de repetição

Antes de exibir uma mulher doente mental e emocionalmente, Álbum de família mostra o passado de Violet. Nele nos deparamos com uma jovem em desenvolvimento frente à experiência de sua transição como mulher.

Em certo episódio pede à mãe que lhe compre uma bota nova, para que possa ir ao um encontro romântico. A mãe atende o pedido, mas o faz à sua própria maneira, mesmo que indiretamente, a mãe marca negativamente o a transição de Violet à maturidade. Ela recebe as suas botas, porém velhas e desgastadas, como que usada por um homem.

Mesmo que pareça pouco, isso foi uma mensagem de sua mãe rejeitando a sua própria filha e feminilidade.

A força traumática desse evento moldou negativamente o ciclo de convivência futura que Violet poderia ter ao longo de sua vida. Como consequência do trauma, ela passa a  demonstrar certa incapacidade de amar a ela mesma e aos outros. Sua família foi cercada pelo medo e temor da indiferença, o que é um veneno potencialmente fatal para a convivência.

Subcamadas do filme Álbum de Família

Entender sobre o que trata o filme Álbum de família leva um certo tempo, dada as camadas de que se compõe a trama. Ao se revelar um reflexo de nossa própria vivência, precisamos perceber os componentes envolvidos em nosso fluxo energético.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Algumas das reflexões alcançadas são:

    1. Compreensão do desamparo

    O cultivo emocional dentro da família do filme foi semeado sobre um solo extremamente desértico. Graças a isso que os frutos alcançados se mostraram venenosos e apodrecidos, adoecendo a todos os envolvidos. Contudo, repassar esses caminhos e sentimentos é necessário para que se possa compreender a situação.

    2. Solidão

    Ainda que estejam juntos, todos ali, à sua maneira, experimentam uma solidão, enquanto tentam se afastar daquele núcleo. Mesmo que a presença valha para quebrar o discurso da família, isso é feito de um modo mais solitário e individualizado.

    Outros vínculos afetivos em Álbum de Família

    O filme Álbum de família acaba mostrando que os membros físicos podem ser substituídos por ideias ou bens materiais. A falta de amor empurra a protagonista a compensar a sua existência com aquilo que ela associa que seja bom. Nisso, se torna dependente de:

    1. Remédios

    O câncer em sua boca provoca dores intensas que são amenizadas com o uso contínuo de remédios. Ironicamente, é justamente as palavras que saem de sua boca que acabam matando de alguma forma a sua família. A falta de amor emitida por suas palavras grosseiras acaba matando aos poucos a personagem junto com sua doença.

    2. Dinheiro

    Violet é uma mãe e mulher tão miserável que demonstra um apego excessivo ao dinheiro a ponto de deixar o marido morrer em favor de bens materiais. Aqui, associamos o comportamento equivocado diante da falta do que ela não recebeu no passado e que o dinheiro proporciona. Embora seja algo efêmero, o dinheiro é o que dá a sensação de ser cuidada, não o seu casamento.

    3. Ódio

    Como dito anteriormente, tanto o marido quanto as filhas nunca receberam o verdadeiro afeto da matriarca. O ódio da mulher pela mãe, por si mesma e pela própria história a tornou uma criatura desprovida de emoções positivas. Consequentemente, isso gerou uma quebra estrutural interna quase que irremediável dentro da família.

    Se o amor é a base de tudo e aqui é inexistente, a família não tem qualquer pilar sobre o qual se sustentar.

    As feridas do tempo

    Retornar à antiga casa para velar o pai e decidir o destino da mãe é algo difícil às três irmãs. Elas são obrigadas a olharem para as próprias origens sem qualquer proteção ou preparo prévio. Desta forma, o maior ponto em comum entre elas que o filme Álbum de família traça é que elas não puderam se desenvolver como deveriam.

    Cada uma demonstra a maneira como a mãe tocou nelas, sendo Barbara a mais protegida de sua influência direta. Conduto, de forma inconsciente, ela reproduz tudo aquilo que experimentou no relacionamento com a mãe e desconta nos outros. Mesmo sendo uma mulher mais corajosa e forte mentalmente, permitiu que as influências sistêmicas determinassem o seu futuro.

    O fluxo familiar responde

    Chega a ser incômodo perceber como a história do filme Álbum de Família pode ser um retrato fiel da realidade. A postura materna de Violet ao longo da vida deixou marcas profundas em todo o sistema familiar. Por conta disso, não apenas as filhas saíram machucadas, mas também os netos, o marido e seus genros.

    Essa amargura consciente e mesclada com ódio causou um movimento de destruição emocional gigantesco. Ao mesmo tempo em que as filhas tentam se afastar da própria mãe, reproduzem o seu comportamento. O fato de não terem lidado adequadamente com essa relação as deixou marcadas e incapazes de serem independentes.

    Um dos resultados é a forma como uma das filhas de Violet trata sua neta, bem como o  próprio marido. Embora repudie e guarde rancor da mãe, continuamente, está a reproduzir uma postura idêntica à sustentada pela amarga mulher.

    Considerações finais sobre o filme Álbum de Família

    O filme Álbum de família se mostra uma valiosa lição de como a falta de amor gera uma avalanche de destruição. Algo que começou décadas atrás pode continuar a surtir efeito em tempos tão recentes e ainda assim ser doloridos.

    Como cada caso é único, determinar uma solução geral é algo impossível de ser feito com a garantia de algum sucesso. Todos os membros precisam reavaliar as suas vidas,  de modo que, entendendo as suas dores,  resignifique-as. O passado não pode ser refeito, mas o futuro ainda pode ser construído.

    E para que você, leitor, consiga isso, se inscreva em nosso Curso 100% online de Constelação Familiar. Trata-se da grande oportunidade de alcançar o seu potencial e entender a si mesmo com autoconhecimento bem lapidado. Diferentemente do filme Álbum de família, você poderá olhar para a sua história familiar e enxergar o que precisa de alteração a fim de implementar soluções efetivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    20 − treze =