Constelação FamiliarFormação em Constelação

Sistêmico: significado de uma abordagem sistêmica

Quando encaramos a projeção de uma situação ou indivíduo, tentamos olhar para ele de foma individual à sua composição existencial. Contudo, isso pode comprometer a visão de como tal objeto chegou a determinado ponto. Portanto, vamos entender o significado de sistêmico e como aprender a empregá-lo.

Significado de sistêmico

Sistêmico se refere à habilidade em olhar a um sistema e compreender a sua totalidade por completo. Ao invés de selecionar parte por parte para uma avaliação, olhamos ao objeto como um todo para entendermos seu funcionamento. A individualidade aqui não é bem-vinda, sendo a causa de insucessos avaliatórios.

A abordagem sistêmica intervém para que o indivíduo entenda o processo onde está inserido olhando além de suas competências. Quando conhecemos apenas uma parte de um caminho, ficamos apáticos quanto ao propósito por completo. Isso implica na integração de outras percepções vitais enquanto exercemos nossas atividades.

Por exemplo, pense em um trabalhador que executa a mesma atividade durante nove horas por dia. Ele tem um modo de agir, pensar e até falar enquanto as executa. É quase que certo que ele repita esses mesmos movimentos de forma inconsciente quando termina. Asim sendo, Como não entende o processo de continuidade, se limita exatamente ao que faz.

Abordagem sistêmica dentro de uma organização

Uma aplicação perfeita à abordagem sistêmica é o ambiente de trabalho. Cada funcionário foi contratado para executar determinada atividade em certo nicho. Contudo, será que este foi condicionado a enxergar além da produção que entrega? Seu trabalho é simplesmente automatizado ou sistêmico dentro da organização?

Por conta da intervenção sistêmica, tal indivíduo passa a entender que exerce função em um grande conjunto. Por meio dele, há uma melhoria no relacionamento entre funcionários, clientes e até fornecedores. Tudo pode ser notado quando os clientes externos se satisfazem com a qualidade dos produtos entregues a eles.

Ademais, cabe ressaltar que o processo sistêmico contribui de forma direta para a construção da excelência dentro de um ambiente. Através dele, conseguimos manter um padrão agradável de produção e uma entrega satisfatória a quem faz e a quem recebe. Isso acaba se tornando um diferencial importante quando queremos nos destacar.

Benefícios

O uso da abordagem sistêmica dentro de qualquer ambiente proporciona a revitalização deste. Não apenas a atividade em si melhora, mas a conexão interpessoal dos indivíduos é otimizada. Eles passam a se enxergarem como uma grande equipe e trabalham em conjunto para darem o melhor deles. Isso fica bem visível na:

Busca por melhorias

O melhoria das atividades exercidas é feita pensando de forma globalizada. Ou seja, a melhoria não é localizada e atinge cada ponto daquela organização. Por exemplo, se a produção de uma empresa está sendo melhorada, o mesmo vai acontecer com a logística do local, bem como a entrega.

Investigação profunda dos problemas

Em momento algum o processo sistêmico se limita a motivos superficiais para explicar qualquer falha na sua organização. Ele procura olhar toda a trajetória de um ato a fim de identificar onde o erro começou. Dessa forma, a revisão no fluxo permite fazer uma avaliação detalhada de como esses desvios podem ser evitados e não atrapalhem mais.

Análise global

Quando falamos em organização, falamos a respeito de empresas, escolas, faculdades e até a família. A ideia do processo sistêmico é fazer com que cada um e suas ações sejam entendidas por completo. A ideia aqui não é só olhar à produtividade, lucro ou qualidade, mas sim fazer uma gestão dos recursos humanos de uma forma mais humanizada.

A perspectiva unitária

Um erro bastante comum dentro de qualquer ambiente é observar tudo sob uma perspectiva unitária, linear. Quando fazemos isso, limitamos as possibilidades que podem surgir desse meio.

Veja algumas características dessa perspectiva:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    • O não entendimento das potencialidades de um determinado caminho, pois implica no desperdício de qualquer habilidade positiva ao sistema.
    • Falta de iniciativa de muitas pessoas ao se colocarem a disposição para se conhecerem melhor e conhecerem os demais também. Essa caraterística fica evidente por exemplo, na contratação de um novo funcionário ou a chegada de um novo aluno em sala.
    • Na perspectiva unitária, há um movimento natural em manter distância até que se conheça por completo. Contudo, por que não tomar a iniciativa?

    Portanto, a fim de manter um ótimo fluxo dentro de uma organização, qualquer peça nova deve ser visitada o quanto antes. Quando assistimos novos indivíduos, os integramos de forma mais fácil ao ambiente comum. Sem contar também que isso colabora à autoestima deles e assim se sentem mais à vontade para entregar o que possuem.

    Como desenvolver uma abordagem sistêmica

    A abordagem sistêmica é construída de forma gradual, a fim de assistir cada setor de um lugar adequadamente. Mesmo que a gente tenha em mente mudar um ambiente, as mudanças não devem vir de forma forçada e abrupta. Se assim o fizermos, podemos complicar ainda mais a transição dele e nossa. Devemos começar a pensar em:

    Não focar em setores

    Quando se foca unicamente setor por setor, acabamos fazendo uma divisão clara dos processos envolvidos. A condensação de uma perspectiva mais focalizada inibe qualquer chance real de integração das atividades. Ao invés disso, devemos prestar atenção aos processos, já que são mais fluidos.

    Melhorias

    Invista em melhorias graduais e plenas no ambiente de trabalho. Mesmo que faça parte de um setor, pense em como pode otimizar as áreas adjacentes da organização. Ainda que pareça um esforço a mais, pense em como todos podem se beneficiar. Você também colhe os frutos dos outros, assim como eles colhem os seus como uma grande equipe.

    Avalie a si mesmo

    O autoconhecimento é peça fundamental para o sucesso em qualquer projeto em que se envolva. Quando nos propomos a conhecer nossas próprias habilidades, podemos ter pleno acesso de nosso potencial. Seja interna ou externamente, os resultados e conquistas obtidos são maravilhosos.

    Considerações finais sobre o processo sistêmico

    O processo sistêmico envolve um olhar a nós mesmos e também à perspectiva do outro. Com isso, podemos avaliar as nossas capacidades a um bem comum, atingindo resultados mais rápidos e satisfatórios. Sem contar também que a integração permite a perpetuação de bons costumes quanto ao trabalho, as pessoas e a nós mesmos.

    Mesmo que se mostre algo difícil no início, a abordagem sistêmica pouco a pouco mostra o seu valor. Saindo de nós mesmos por um momento, enxergamos a situação como um todo. Assim, encontramos os pontos a serem melhorados e aqueles que podem ser mantidos com segurança. O sucesso é apenas a consequência primária.

    Conheça nosso curso

    Para te ajudar nessa conquista, se inscreva em nosso curso 100% EAD de Constelação familiar. Afinal, a psicoterapia age na elucidação do comportamento humano atribuindo causas específicas. Sem contar que ajuda o indivíduo a construir o próprio autoconhecimento, entregando o melhor de si sempre.

    Já que o curso é online, você pode estudar quando e onde achar mais conveniente. A flexibilidade é a nossa proposta para que absorva conteúdo a seu próprio tempo, sem qualquer tipo de pressão. O mesmo se aplica aos professores que se moldam à sua rotina a fim de explorar o seu potencial completo. Tudo é feito com a ajuda do rico conteúdo didático, contendo o mais completo material de Constelação do mercado.

    Com o empenho constante dos professores, força de vontade e as apostilas, logo você  vai se formar como alguém que domina o processo sistêmico em suas várias aplicações. Em seguida, vai receber o certificado impresso e assim garante a chance de melhorar sua vida de forma completa fazendo nosso curso de Constelação familiar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 × 5 =