Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Agradecer os pais: Como a Constelação pode ajudar neste ato?

O dia das mães está se aproximando! A atitude de ser grato por tudo aquilo que nossos pais nos deram e a maneira com que nos ajudaram é um dos mais importantes exercícios ao bem de cada relacionamento. Isso vale tanto para o pai quanto para a mãe, já que ambos foram responsáveis por nossa existência. Entenda melhor a importância de agradecer os pais e como a Constelação pode te guiar nesse caminho.

A neblina dentro da família

Por vezes, o relacionamento familiar acaba tomando diretrizes onde um distanciamento impede de ver peças importantes. A má interpretação de alguns movimentos ou mesmo algo que ocorreu negativamente atua na construção de uma barreira. Graças a isso, um filho não consegue agradecer os pais pelos elementos mais vitais de sua existência.

A neblina na família é construída graças a uma incompreensão por parte dos jovens em reação aos mais velhos. Neste ponto podemos tocar no respeito, na ausência dele, como a porta que falta para chegar nesse laço. Quando não nos dispomos a ver o outro como ele realmente é, deixamos passar importantes impressões a respeito de sua natureza.

Isso porque alguns sacrifícios não surgem de maneira direta, precisando de tempo e atenção para tal. Como filhos, devemos reconhecer aquilo que os nossos pais nos deram, mesmo as lições em situações difíceis.

Por que devemos ser gratos?

Antes de tudo, queremos deixar claro que o ato de agradecer os pais não é uma imposição ou algo obrigatório. Esse tipo de conduta é uma forma de equilibrar as nossas existências e manter a roda cósmica girando. O que nos deram de bom foi acolhido e agora será devolvido de outra forma.

Ao agradecer os pais por tudo aquilo que te deram, você devolve o amor para eles à sua maneira. Lembre-se que isso se trata de uma doação da parte deles aos filhos. Não se pode dar algo que temos sem deixar algum espaço vago em nosso interior.

Visando isso, você pode preencher esse lugar com o respeito, amor e reconhecimento que estão abertos a serem dados. Consequentemente, isso vai gerar um movimento positivo e contínuo de repetição ao longo do tempo.

E quando agradecer parece impossível?

O fluxo familiar de uma pessoa pode se mostrar como um rio agitado e devastando tudo o que o toca. As dinâmicas familiares são complexas, ramificadas e nem sempre a convivência é harmoniosa. Por vezes, a impressão que fica é que o outro parece ser o inimigo, mesmo que isso não seja verdade.

Um exemplo é o conflito dos filhos com os pais, gerados pelas mais diversas razões. Com o passar do tempo, esse tipo de situação pode se acumular, bem como a tensão resultante. Nesse caminho, o toque e as palavras entre a família parecem ácido, pois sempre acabam machucando.

Neste caso, a proposta é que todos possam revisitar suas posturas a fim de compreender as raízes desses movimentos. Dentro da Constelação familiar trabalhar essas dores permite encontrar um novo significado à convivência, amor e ao agradecimento.

O impacto em nossas crianças

Tratando-se dos nossos filhos, o relacionamento que mantemos com os avós deles conta bastante ao seu crescimento. Podemos dizer que eles passam a ter segurança quanto aos ensinamentos que recebem dos seus pais. Ou seja, você se torna um exemplo aos pequenos de como agradecer os pais eternamente é ago positivo.

Ainda que isso impacte na sua relação com eles, procure pensar mais além disso. Tenha em mente que você está treinando crianças para serem adultos amorosos, gentis e acolhedores à família. Não apenas você vai sentir o poder dos agradecimentos, mas as futuras gerações conseguirão sentir o mesmo.

Leia também:  Êxito na vida, êxito na profissão, segundo Bert Hellinger

Como os filhos podem agradecer os pais?

Não existe uma receita pronta de como agradecer os pais pois cada um vivencia os seus de modo diferente. A construção familiar expôs pilares distintos que acabaram por estruturar a sua própria vivência como ser humano individual. Todavia, ainda é possível olhar para trás e resgatar os agradecimentos à sua família.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

A exemplo, tome tudo aquilo que vem da sua família, evitando negar essa entrega pessoal. Como bem sabe, retirar a posição de alguém ou negar algo pode trazer sofrimento e falta de base à sua vida. No momento em que reconhecemos o outro e abraçamos a sua existência, permitimos a abertura de caminhos com mais certeza, aceitação e amor.

Além disso, dedique os sucessos que alcança na vida em direção a eles. Os pais, principalmente a mãe, são o nosso principal meio de sobrevivência durante a infância. Fazer com que participem das nossas alegrias e vitórias é um modo de agradecer por tudo o que nos entregaram.

Recompensas

O ato de agradecer aos pais pela existência gera uma corrente universal bastante positiva e fácil de ser vista. As recompensas não são sentidas apenas por eles, mas também por nós e outras pessoas com quem encontramos. Por conta disso que se torna mais fácil distribuir:

Entendimento

Passamos a reconhecer toda a força empregada em nossa criação e tudo aquilo que nos envolveu. Como dito linhas acima, pode existir uma cegueira familiar que impede que enxerguemos o esforço de nossos pais. O reconhecimento sobre eles ressignifica seus papéis como indivíduos necessários ao bem-estar pessoal e geral.

Amor

Embora seja algo tão simples de idealizar, a prática do amor pode ser um exercício dificilmente executado. Quando agradecer aos pais por tudo conseguirá sentir com mais acessibilidade o amor em sua forma mais pura. Além de senti-lo, poderá emiti-lo a qualquer pessoa que desejar.

Perdão

Perdoar alguém se trata de um gesto difícil, mas extremamente libertador a si mesmo. Aqui se torna possível receber os pais, aceitá-los, respeitá-los e libertar todo mundo da dor. Embora seja algo complicado, acredite, vale a pena ser feito.

Bônus: 4 inpirações de frases para agradecer os pais

Até aqui acredito que já tenha compreendido a importância de agradecer os pais. Caso não saiba como fazer, te daremos algumas frases populares para que possa pensar com carinho no assunto:

  • “Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar”, Bertrand Russell;
  • “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”, Coelho Neto;
  • “Todos os dias penso nos meus pais e em como posso reconhecer tudo que sempre fizeram por mim. Pai, mãe, vocês são tudo para mim!”;
  • “Agradeço aos meus pais porque a eles devo tudo e sem sua ajuda não teria chegado tão longe!”.

Considerações finais sobre agradecer aos pais

Saber agradecer os pais requer muita clareza e entendimento sobre o relacionamento familiar. Não se pode fazer isso de modo obrigatório, com pouco amor ou por qualquer convenção. No momento em que agradece, retribui a força depositada e confirma a eles que tudo valeu a pena.

Seja honrado, justo e atencioso com aqueles que permitiram a sua passagem para a vida. O amor se recebe e se entrega de volta porque é o principal alimento do contato humano.

Para agradecer os pais da maneira como eles merecem, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação Clínica. Através dele, você poderá reconfigurar o sistema familiar a fim de que todos possam caminhar rumo ao melhor que uma família pode vivenciar. Nada mais gratificante de ter alguém ao nosso lado que também busca nosso potencial à felicidade.

Leia também:  Alienação Parental: O que é e Como a Constelação pode ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =