Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Quais as diferenças entre constelação em grupo e constelação individual?

Recorrer a uma sessão de Constelação é um passo determinante que alguém toma pensando em melhorar a própria vida. Porém, muitas pessoas não sabem se devem escolher uma sessão individual ou compartilhada ou como cada uma impactaria em suas vidas. Compreenda melhor os fatores envolvidos na Constelação em grupo e quais as diferenças com a Constelação individual.

Sobre a Constelação em grupo

A Constelação em grupo designa um atendimento sistêmico para duas ou mais pessoas. De um modo geral, é uma abordagem interessante a ser realizada para tratamento de um cliente. O mesmo pode imergir em uma compreensão coletiva a respeito dos relacionamentos em sociedade.

Dentro do atendimento em grupo de Constelação, os clientes são expostos a uma mesma diretriz contemplativa em seus problemas. Claro, cada um possui suas necessidades particulares e individuais, independente dos outros. Contudo, é possível interligar essas conexões para gerar uma harmonia generalizada a todos os participantes.

Um dos grandes exemplos da terapia sistêmica em grupo são os encontros em workshops. Os indivíduos podem apenas assistir, participando indiretamente do trabalho, ou sendo convidados à sessão. Ao fim, cada participante é beneficiado e engrandecido pelo trabalho.

Como funciona a Constelação familiar em grupo?

Em geral, a Constelação em grupo é feita com até 20 participantes, fora o profissional constelador. Eles podem decidir se querem participar ativamente do trabalho ou apenas serem observadores ou representantes. Mesmo nesses papéis, isso é suficiente para entender como acontece o procedimento de constelação familiar em grupo.

O grupo ou boa parte dele se inscreve previamente para constelar um tema específico. Ou seja, embora tenham realidades diferentes, possuem empecilhos que conversam entre si essencialmente. Por exemplo, problemas de relacionamento podem surgir em variadas formas, porém são vistos com eficácia na Constelação.

Independente da questão que tenha, ir a um encontro sistêmico ajudará a compreender como funciona a constelação familiar em grupo. Uma ótima forma de tirar sua dúvida é colocá-la em prática.

Diferenças entre ela e a Constelação individual

Existem diferenças simples na Constelação em grupo e Constelação individual. Embora se possa alcançar o mesmo fim, os caminhos para que isso aconteça são diferentes, por exemplo:

Número de participantes

Como leu acima e deve imaginar, o número de constelados é a principal diferença nas duas modalidades. A Constelação individual é feita unicamente com o constelado e constelador. Já na grupal, até 20 pessoas além do terapeuta podem participar.

Agendamento

A Constelação grupal é realizada através de um agendamento prévio de cada participante. Não que isto seja diferente da individual, mas cada um precisa precisa manifestar previamente o seu papel de interesse na sessão. Sem contar que esses encontros possuem datas e horários fixos, sendo inflexível a escolha dos participantes.

Mais diversidade de situações

Uma das melhores coisas na Constelação compartilhada é poder viver novas experiências. Mesmo que uma pessoa tenha o mesmo problema que você, isso não significa que a situação seja a mesma. Desse modo, ambos podem partilhar experiências e perspectivas pessoais na Constelação e após um tempo da realização dela.

Constelação em grupo ou individual: qual a melhor?

Antes de seguirmos, é importante deixar claro que a constelação pode ser feita individualmente e em grupo. Claro que a experiência de cada uma é única, mas isso não se sobrepõe à outra. Nisso, é incorreto afirmar que uma modalidade é melhor do que a outra, já que se trata de preferências e experiências pessoais.

Mesmo que não tenha alguém acompanhar você, será muito bem acolhido durante a sessão, bem como se for em família. Aliás, empresas ou escolas podem constelar seus indivíduos como forma de melhorar a postura individual e grupal deles.

A afinidade de questões

O trabalho da Constelação possui uma luz própria na abordagem dos emaranhados dos clientes. Todavia, quando isso se aplica na Constelação em grupo, percebemos que isso se eleva e se torna mais especial. Acontece que os membros dos grupos formados para a Constelação possuem afinidades entre si.

Sendo um adicional, as questões de uma pessoa podem ajudar na criação de insights sobre outro participante. Não apenas isso, mas também fazer adição de uma compreensão sobre quem já se constelou antes. Essa revitalização de perspectiva existencial se torna única com a ajuda de um grupo.

Aos que querem apenas representar ou observar, um Workshop pode facilmente enriquecer sua vista sobre dificuldades no relacionamento. Nisso, sairá do seu lugar e poderá dar vida a outros papéis importantes para o seu crescimento. Ao fim, compreenderá melhor as suas relações.

Quando fazer a Constelação?

De modo geral, a Constelação familiar possui uma aplicação flexível e ampla a qualquer hora. Por exemplo, nos workshops de Constelação em grupo, muitas pessoas chegam para resolver assuntos comuns da rotina. Nisso estão incluídos relacionamentos, saúde, lado profissional, postura em decisão, entre outras coisas.

Independente do momento, a terapia sistêmica ajuda no encontro da segurança interna e mudança. Assim, pode seguir a sua vida de maneira mais confortável, esclarecida e integrada. Pode confiar em um trabalho eficaz e final independente sempre que precisar de assistência.

Percepções completas sobre a terapia em grupo ou individual

De um modo geral, tanto a Constelação em grupo quanto individual impactam positivamente na vida dos constelados. Cada uma carrega sua particularidade e funciona a depender da necessidade, como:

Privacidade

Na Constelação individual é possível trabalhar um empecilho que é muito delicado a você. Assim, sozinho com o constelador, terá mais liberdade e conforto para expor com segurança suas necessidades.

Confiança

O atendimento em grupo ajuda a alimentar a confiança entre os participantes, ainda que não se conheçam. Com respeito, o local da terapia permite que cada um pode validar a necessidade de suas histórias. Apenas o que é necessário e positivo a todos é conversado abertamente e todos ficam focados no desenvolvimento disso.

Apenas uma sessão basta

Ao contrário do que alguns pensam, não há a necessidade de várias sessões focadas em um mesmo tema, independente do tipo de sessão. Logo no primeiro encontro, os participantes terão os esclarecimento que precisam para lidarem com seus emaranhados.

Considerações finais sobre Constelação em grupo

A Constelação em grupo surge como uma abordagem interessante a respeito das causas humanas. Por meio dela, conseguimos fazer uma conexão diversifica com os nosso problemas. Isso acontece graças a participação de outros indivíduos que acrescentam suas respectivas histórias ao momento.

É importante deixar claro que as dinâmicas utilizadas e resultados permanecem os mesmos na versão individual ou em grupo. O conhecimento, clareza e disposição para a mudança são elementos pertencentes à Constelação em geral e direitos dos participantes.

Se quiser fazer parte disso, se inscreva em nosso curso de Constelação familiar 100% online. O curso te ajuda a fazer um aprimoramento do seu autoconhecimento e renovar a sua visão sobre a sua história pessoal. De modo similar à Constelação em grupo, nosso curso te apoia a alcançar a melhor versão de você mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =