Infelizmente, algumas pessoas carregam uma visão alternada sobre orientação externa, vendo isso como modismo. Contudo, receber essa guia, ainda auxiliada pela Constelação familiar, pode trazer resultados grandiosos. Vamos entender melhor o que é coaching pessoal e como a Constelação pode ajudar.
O que é coaching pessoal?
Coaching pessoal é um instrutor de desenvolvimento pessoal que se utiliza de técnicas para transformar nossas vidas. Por meio dele, traçamos um caminho onde a realização pessoal é almejada e alcançada. Dessa forma, conseguimos equilíbrio físico, mental e emocional na vida.
O coaching nos instrui a traçar metas, etapas, para a realização de nossos objetivos. Em meio a isso, nos auxilia proporcionando ferramentas e o modo de consegui-las implementar em nossas vidas. De forma simplória, nos remete à história onde nos ensina a pescar ao invés de nos dar o peixe. Ele tem o poder de reformular nosso comportamento.
Cabe ressaltar que existem diversos tipos de coaching, de forma atender qualquer necessidade. Assim, existem os voltados a relacionamentos, à parte financeira, ao emagrecimento, esportes… Etc. A depender da necessidade, um indivíduo terá a ajuda de que precisa. Ainda mais precioso é o profissional que se vale da Constelação familiar em suas práticas.
De que forma a Constelação agrega?
A Constelação familiar vem para agregar mais valor ao trabalho do coaching pessoal do que de costume. Isso porque a psicoterapia pode sensibilizá-lo às necessidades escondidas que nem o próprio cliente enxerga. Essa mudança de perspectiva proporciona uma unidade de trabalho mais exata, bem como os objetivos a serem traçados.
Por meio da Constelação, o coaching observará o que aflige o paciente e entenderá como isso impacta na vida dele. A ideia é fazer com que ele realoque a própria vida, dando um novo rumo e significado para ela. Dessa forma, este indivíduo sentirá que pertence a um lugar, uma vida, alguém e a um projeto.
O coaching buscará nas raízes da família gatilhos e impulsos que alimentam o modo de vida do seu cliente. Em geral, as barreiras que alguém enfrenta derivam diretamente da herança familiar perpetuada no campo da família. O objetivo do profissional é fazer com que o cliente as enxergue, as entenda e escolha alternativas voluntárias à vida.
Como isso se dá na prática?
Com o apoio da Constelação familiar, o coaching pessoal trabalhará os padrões emotivos e comportamentais do indivíduo. A ideia é trazer conhecimento a tudo o que impede esse ente de alcançar seu objetivos na vida. Por meio de perguntas precisas e bem colocadas, conseguirá identificar empecilhos e outras dificuldades.
Com isso, pode ajudar esse indivíduo a identificar e aperfeiçoar cada ponto fraco que possui. Ainda que os consteladores sejam instruídos a não se envolverem no processo de identificação, o coaching age de forma alternada. Estabelece uma ligação o suficiente para que se crie confiança no processo. O cliente acreditará no profissional e nele mesmo.
Assim que o coaching intervir, o cliente pode mudar qualquer tendência pessoal indesejada. Dessa forma, pode dar fim aos enlaces emocionais que foram mal resolvidos no passado. Consequentemente, isso permite que ele inclua novas abordagens, a fim de reconquistar o que perdeu ao longo da vida.
Benefícios
Como deve imaginar, a inserção de um coaching na rotina comum traz excelentes benefícios. Enquanto reprograma seu comportamento, tudo ao seu redor se realinha, de modo a encaixá-lo numa realidade mais positiva. Agora é a hora da reconquista, já que terá bagagem suficiente para tal. Tudo começa por meio do:
Autoconhecimento
O trabalho do coaching munido da Constelação familiar proporciona a navegação em nosso fluxo familiar. Isso dá abertura para entendermos como nossas ações são construídas, de forma a vermos os catalisadores. Por causa disso, podemos fazer intervenções necessárias para controlar esse fluxo e fazer com que tudo obedeça à nossa vontade.
Autoestima
Sabendo quem somos e do somos capazes, passamos a valorizar mais a nossa existência. A autoestima se torna um adubo comportamental, por assim dizer. Isso porque temos motivação constante para trabalhar em nossa própria vida e progresso. Ademais, e acima de tudo, passamos a nos amar sem qualquer dúvida.
Superação de traumas
Com a observação do que está grudado em nosso passado, podemos perceber nossas rachaduras. Trata-se da forma como foram criadas, como cresceram e como deixaram nossas vidas sem estrutura. O profissional vai intervir ao nos ajudar a trabalhar esses traumas de frente. Pouco a pouco, no nosso tempo, iremos aprender a superá-los.
Resultados
Com o passar do tempo, conseguimos notar a influência positiva do coaching pessoal à nossa vida. Mesmo que as sessões tenham encerrado, um mecanismo de repetição continua ativo em nós. Em suma, repetiremos de forma natural tudo o que nos foi ensinado, de modo a perpetuar os benefícios. Vemos isso na:
Sensação de pertencimento
Caso esteja desconfortável com o lugar onde está atualmente, a psicoterapia pode intervir de forma positiva. Por meio dela, será aberta uma investigação a fim de impulsionar a procura ao seu próprio lugar. Ao invés de fugir dos problemas, você passa a olhá-los e a entendê-los. O mapa de seu corpo para a ter mais pontes e não desfiladeiros.
Poder de escolha
O coaching vem para mostrar de que forma o fluxo familiar tem impactado em nossas vidas. De forma inteligente, combina suas habilidades pessoais com a psicoterapia e acaba conseguindo um trabalho mais delicado. Com isso, ajuda o cliente a sair do fluxo pré-determinado pelo campo familiar. Assim, este pode decidir o que quer a si mesmo.
Liberdade das amarras
À medida que o trabalho do coaching for se desenvolvendo, o constelado passa a se sentir mais livre a viver. Compreendendo quem é, o que vive e aonde pode ir, se livra das amarras que construiu ao longo da vida. Dessa forma, passa a amar e se deixar ser amado, tão importante quanto. O medo que alimentava anteriormente se dissolverá.
Considerações finais sobre coaching pessoal
Podemos enxergar o coaching pessoal como um treinador e orientador para a própria vida. Por meio dele, entramos em uma reabilitação existencial, a fim de nos livrar de nossas dependências comportamentais. Essas “drogas” nos tornam prisioneiros de um estilo de vida destrutivo, pesado e sem qualquer perspectiva.
Mesmo que seja bastante eficaz por si só, o profissional se vale da Constelação para enxergar outros caminhos. A reabilitação comportamental deve ser dinamizada, a fim de proporcionar aos pacientes maiores escolhas na nova jornada. O futuro pertence a eles, bem como as próprias vidas.
Para entender melhor a proposta desse trabalho, se inscreva em nosso curso 100% EAD de Constelação familiar. Como visto acima, a psicoterapia pode clarear e desatar qualquer nó que estiver impedindo você de progredir na vida. O autoconhecimento te fará entender como funciona sua dinâmica interna, de modo a proporcionar apenas o que precisa.
Já que o curso é online, você pode estudar quando e onde achar mais cômodo. Dessa forma, pode aprender em seu próprio rimo, sem qualquer tipo de pressão ao tempo. O trabalho dos professores também é flexível, de modo a se adequarem em sua rotina. Por meio das ricas apostilas do curso, poderão trabalhar continuamente o seu potencial.
Assim que fizer sua conclusão, receberá em casa um certificado com o registro de sua formação no curso. Desse modo, obtenha o quanto antes a ferramenta que pode dar uma nova diretriz em sua vida como alguém que trabalha com coaching pessoal. Inscreva-se em nosso curso de Constelação familiar e descubra o significado de mudança.