Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Autocura: o que é e como funciona

autocura constelação familiar

A Autocura possui várias vertentes. Pende para o espiritismo, hinduísmo, budismo e várias outras religiões, inclusive as milenares. Nesse contexto, é também alvo da medicina alternativa, como na acupuntura, osteopatia e homeopatia focando na homeostase. Dessa form, em quase todas as culturas do mundo o método  possui seu lugar na sociedade.

Por outro lado, há quem seja cético. No entanto, há quem leve tudo pelo lado religioso, já um dos temas principais da autocura é a fé. Nesse contexto, a fé pode ser traduzida pela vontade que o corpo e a mente possuem de algo. Assim, nesse caso, trata-se da vontade de se curar de doenças físicas e emocionais.

Contudo, o que precisamente é autocura? Basicamente, é a capacidade que o próprio organismo tem, através da fé e da vontade, de conseguir adaptação, regeneração e até cura. Nesse contexto, existem muitas técnicas criadas para esse fim que, por vezes, são adotadas como um estilo de vida. Assim, vão muito além de simples “pensamento positivo”.

Observação

É importante lembrar que técnicas alternativas podem promover bem-estar. Mas em hipótese alguma os tratamentos médicos convencionais devem ser abandonados. Além disso, se você estiver passando por um momento difícil, busque também meditar e fazer algum tipo de terapia psicológica ou psicanalítica.

autocura o que é significado de autocura infográfico

Dentre tantos tipos, relacionamos abaixo as principais visões da Autocura:

Visão Científica da Autocura

A comunidade científica reconhece que o organismo do ser humano tem capacidades de autocura numa visão completamente científica. Nesse contexto, o organismo é altamente adaptado para um bom funcionamento de todos os sistemas e órgãos sem interferências externas.

Quando há alguma infecção ou inflamação, o corpo responde com algumas defesas como, por exemplo, a febre. O vômito é outro mecanismo de defesa que o corpo ativa quando o alimento não fez bem e assim por diante. Assim sendo, o corpo trabalha constantemente para se manter saudável.

Também é comprovado cientificamente que  poder no que você acredita. Assim, essa fé afeta diretamente o seu corpo. O placebo é outro grande exemplo disso. Nesse caso, o efeito ocorre quando o medicamento em si não traz nenhum funcionamento efetivo. No entanto, a expectativa torna os efeitos e os resultados reais.

Saiba mais…

O remédio não é de dor de cabeça, mas ao ser comunicado que é, o indivíduo passa a sentir alívio da dor. Assim, na medida em que acreditamos profundamente em algo, o cérebro trabalha para que realmente o efeito esperado aconteça.

No entanto, há estudos e evidências de que muitas doenças são passadas pela carga genética. Nesse contexto, o câncer pode ser adquirido pela má reprodução das células ou por um defeito congênito dessa reprodução. Assim sendo, o defeito celular pode surgir espontaneamente ou porque está escrito no DNA.

Todos esses aspectos retratam a autocura como relativizada e limitada pela ciência.

Visão Espírita da Autocura

Para explicar a Autocura na visão espírita, primeiro é preciso entender de onde surge a doença. Para esta religião, a chave da cura não está em elementos externos. Assim sendo, acreditam que a origem da enfermidade deve ser investigada. Nesse contexto, na maioria das vezes, o principal diagnóstico da doença não se atém somente ao corpo físico. Assim, estaria atrelado ao espírito, principalmente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    A doença pode, portanto, estar relacionada a marcas fortes de vidas passadas que se manifestam no corpo físico atual. Nesse contexto, para dar início a autocura,  é preciso entender quem você foi no passado. Assim, poderá começar um processo de profundo autoconhecimento.

    Baseados em estudos de psicografias renomadas de médicos espíritas, há uma bioenergia aguardando para ser canalizada de forma assertiva. Assim sendo, ela pode não somente curar doenças, mas proporcionar uma melhoria no estilo de vida em todos os aspectos.

    Saiba mais sobre a bioenergia

    Essa bioenergia existe no campo molecular, celular, gravitacional e universal. A forma e o lugar onde ela se concentra é que trazem saúde ou doença para o corpo. Assim sendo, o exercício e a aplicação saudável da bioenergia culminam em cura. Ademais, trabalham pelo afastamento de possíveis futuras enfermidades.

    Dentro dessa visão, foram criadas inúmeras técnicas para a canalização correta e direcionada dessa bioenergia. Isso em função de curar doenças psicossomáticas, físicas, psíquicas, emocionais e espirituais. O meio pela qual funciona é a fé, canalizando o pensamento e acreditando nessa força, nessa energia, que por si só pode curar e levar a felicidade.

    Autocura Tântrica

    A Autocura Tântrica consiste em usar métodos com mantras, mudras, visualizações, concentrações e meditações. A recuperação de males e doenças é gradativa, portanto, a prática deve ser realizada com frequência.

    Segundo o Lama Gangchen, não é preciso ser budista para colocar em prática os tantras, pois referem-se as experiências universais do ser humano. Também possui como base uma energia vital, através do relaxamento e equilíbrio é possível desenvolver o amor, a sabedoria e outras características capazes de trazer cura.

    O conceito de cura abrange outros significados, como:

    • cura do corpo sutil;
    • da identidade pessoal;
    • cura do desequilíbrio energético e emocional;
    • cura da visão atual do “eu” e do mundo para chegar a um estado de iluminação superior e eliminar toda a ignorância;
    • também significa que cada um pode e deve curar a si mesmo e que é impossível terceirizar esse processo.

    Dessa forma, mente e corpo não se separam, a vontade está diretamente ligada as funções do corpo. A Autocura Tântrica utiliza uma metáfora que diz que o corpo é um cavalo cego e a mente é um cavaleiro que não consegue andar. Portanto, um necessita do outro e se a mente diz para o corpo ficar são, então ele ficará.

    Assim, o processo criará um equilíbrio entre corpo e mente com a finalidade de eliminar as causas do sofrimento e o sofrimento em si.

    Terapia Reiki

    O Reiki é uma terapia holística que se baseia na visão de que uma energia vital envolve todas as coisas vivas. Essa energia se chama ki, e seus níveis no corpo definem saúde e doença. Aprende-se no Curso de Reiki que o tratamento é baseado com imposição de mãos, acreditando que dessa forma possa aumentar o ki, ou seja, curar a doença e voltar ao estado saudável.

    Resumindo, é um método terapêutico que permite a qualquer pessoa despertar dentro de si a energia cósmica universal (REI), ligar-se a ela e com ela harmonizar sua própria energia vital (KI), bem como a de qualquer outra pessoa ou ser vivo.

    Ao fazer imposição de mãos em outra pessoa, os reikianos acreditam ser totalmente possível passar o ki, energia vital de si mesmo para o receptor e, assim, curar e trazer bem-estar e harmonia. O tratamento abrange as esferas físicas, emocionais e espirituais.

    Resultado

    O resultado é o paciente sentir um enorme fluxo de energia passando através e ao redor do corpo. Há muitos relatos de curas de doenças graves e incuráveis como tumor, câncer, artrite entre outros. Seus adeptos também mencionam curas diárias como de gripe, constipação, insônia e todo tipo de cura.

    O Reiki não é uma religião e qualquer pessoa pode praticá-lo, pois não se baseia na prática de ensinamentos e, sim, em experiência. Ele funciona como um catalisador de mudança, trazendo à superfície os aspetos da vida que estão a bloquear o nosso progresso.

    Considerações finais

    A Autocura está presente em todas as formas de crenças, com algumas peculiaridades, mas está lá. Em todos os pensamentos uma energia que é capaz de curar, da qual não estamos conscientes.

    A medida que tomamos consciência, é possível manipulá-la, para fins terapêuticos. Nem a ciência nega as possibilidades. E você, já experimentou algum tipo de autocura? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários. Gostou do post? Não esqueça de curtir e compartilhar!

    Conheça nosso curso de Constelação Familiar

    Por fim, caso queira conhecer outro tipo de terapia alternativa, não deixe de conferir nosso curso EAD de Constelação Familiar. Nele você aprenderá como lidar com relacionamentos e traumas a partir da Constelação.

    E você, já praticou alguma técnica que lhe ajude de alguma forma no processo de autocura? Deixe seu comentário, crítica, dúvida ou sugestão.

    3 thoughts on “Autocura: o que é e como funciona

    1. Sempre me identifiquei muito com as curas através das energias pessoais e universais, através da imposição das mãos e mentalizações presenciais e à distância.

      1. Damasceno, tudo bem? Obrigado por sua mensagem. Ótimas observações. O nosso Curso de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica poderá ajudar você em seu processo de autoconhecimento, bem como com a melhora da qualidade dos seus relacionamentos familiares e profissionais. Além disso, permitirá você se ajudar (autoconstelação) e ajudar outras pessoas, de forma remunerada ou não. Bem-vindo a estudar conosco! Gratidão. Equipe Constelação Clínica

    2. Sou Reikiana e estudo Psicanalise aqui. quero muito fazer o curso de constelação mas não disponho de recursos finaceiros no momento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − oito =