Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diária

O que é Afeição nos relacionamentos humanos

afeiçoado

Afeição é uma forma de demonstrar carinho e sentimentos. Aliás, é uma ferramenta que as pessoas utilizam em seus relacionamentos, seja amoroso ou familiar. Então, para compreender ainda mais sobre o tema, continue lendo o nosso post.

O que é afeição?

Segundo o dicionário online Dicio, afeição é um sentimento carinhoso que uma pessoa tem em relação a uma outra pessoa ou algum objeto. Além disso, pode ser um apego que é demonstrado por meio estima, por exemplo.

No geral, afeição é algo que todas as pessoas são capazes de ter ou que também tanto desejam pela pessoa amada. Aliás, esse sentimento não se restringe apenas às relações amorosas, mas também em relação familiares, sociais e profissionais.

Tipos de afeição

Há quatro categorias, que são baseadas nos sujeitos pelos quais estamos relacionados e como direcionamos os nossos sentimentos. Então, confira os próximos tópicos:

  • Afeto familiar

O primeiro tipo de afeto é um dos primários que qualquer pessoa tem ou recebe. Afinal, ele está relacionado aos membros da família. Aliás, o que mais se destaca nessa relação é o afeto materno e o paterno. Contudo, há outros tipos, como com primos, irmãos, tios e avós ou com qualquer outra pessoa que faz parte desse núcleo familiar.

  • Afeto fraterno

Já este tipo de afeto é o que sentimentos pelos amigos e pelas pessoas que gostamos . Ou ainda por aqueles sujeitos que fazem parte do nosso dia a dia e que temos certa afinidade.

  • Afeto romântico

O afeto romântico é um dos mais desejados pelas pessoas e está relacionado a uma relação amorosa, em que estão presentes sentimentos sexuais e de paixão.

  • Amor próprio

Por fim, o amor próprio também é um tipo de afeto. Esse está relacionado com os sentimentos que sentimos por nós mesmos. Em outras palavras, é um carinho e o modo que temos com a nossa própria pessoa.

Como a falta de afeto pode ser prejudicial?

Antes de mais nada, é importante explicar que a falta de afeto pode trazer consequências graves na vida de qualquer sujeito. Afinal, essa quebra dos vínculos afetivos, por exemplo, paternos e maternos afeta de forma profunda o desenvolvimento de uma pessoa. Isso pode ocorrer desde dos primeiros anos de vida e se alastrando para a fase adulta.

Já a falta de afetos fraternos, ou melhor, de amigos e colegas afeta muito a autoestima de um sujeito. Por isso, a pessoa pode acabar se enxergando com alguém solitário, abandonado e desinteressante. Aliás, ela terá dificuldade em estabelecer relações amorosas, ou afetos românticos, prejudicando ainda mais a sua percepção de si mesmo.

Por fim, em muitos casos, esses abalos nas afetividades mexem com qualquer pessoa que é até mesmo difícil de mensurar. Então, é importante, se necessário, explorar essas relações em uma terapia, pois, com ajuda de um profissional adequado, a pessoa entenderá o porquê dessas relações terem sido abaladas.

Como ser um sujeito mais afeiçoado?

Para ser uma pessoa que tem mais afeição tanto por pessoas quanto por objetos, segue algumas dicas. Então, confira:

Faça carinho

A nossa primeira dica pode ser uma bobagem para muitas pessoas. Contudo, quando estamos nos acostumando a ficar perto de uma pessoa amada, temos o hábito de deixar isso de lado esses pequenos carinhos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Então, aproveite para fazer essas pequenas demonstrações de carinhos tais como tocar o cabelo, dar um abraço e beijos. Afinal, esses gestos são fundamentais para demonstrar o amor que você sente de maneira clara.

Olhe nos olhos: uma excelente forma demonstrar afeição

Outra dica é bem simples, mas muitos encontram certas dificuldades em olhar nos olhos da pessoa amada. Por isso, ao falar com ela, mire no rosto dela e, em silêncio, faça contato visual. Assim, você verá como isso é uma das coisas mais maravilhosas e poderosas do mundo, pois os olhos são as janelas da alma.

Leia também:  A importância de um ambiente harmônico no dia a dia

Aposte no bom humor

Nós sabemos que em qualquer relação é comum ter momentos delicados e difíceis. Por isso, tente lidar com essas situações de forma mais leve. Como brincar com algumas pequenas brincadeiras que vocês poderão entender e compartilhar uma boa risada.

Já que sorrir para uma pessoa é forma de validar de como é fascinante estar em na companhia dela. Além disso, é uma ótima maneira de mostrar amor por meio dos sorrisos.

Elogie de forma sincera

Elogiar é uma boa prática, desde que venha do coração e de forma inesperada, em especial, se isso ocorrer com uma pessoa que gostamos. É quase impossível não ficar feliz.

Assim sendo, repare naquela pessoa amada, como quando ela faz algo interessante ou veste uma roupa muito bonita. Com isso, ela se sentirá mais ela e mais motivada para repetir aquela atitude.

Escute com atenção

É muito importante que escutemos o que a pessoa amada tem a dizer. Contudo, é fundamental não apenas ouvir com os ouvidos e participar de forma ativa no assunto. Além de absorver as informações, é necessário emitir sua opinião também.

Por isso, reserve um tempo para ter esse contato mais fundo com a pessoa, para que ela entenda que você de fato se importa com ela. Assim, a relação poderá ser mais agradável e saudável.

Peça perdão quando for necessário

Embora seja difícil, pedir desculpas é fundamental em qualquer tipo de relacionamento Por isso, abrir mão do orgulho pode trazer benefício tanto para quem pede perdão quanto para quem é solicitado.

Então, não tenha vergonha de se mostrar vulnerável, afinal demonstrar que está disposto a consertar as coisas é uma bela forma de demonstrar o seu amor.

Tenha companheirismo: uma boa forma de demonstrar afeição

Muitas das vezes, as pessoas falam que a falta de companheirismo nas relações é prejudicial. Então, é fundamental participar das conquistas e estar prestando apoio nos momentos mais difíceis para demonstrar o seu cuidado e seu amor. Aliás, ter essas atitudes irá fortalecer ainda mais a sua relação.

Surpreenda com pequenas coisas

Por fim, falaremos sobre surpreender a pessoa amada. Embora muitos achem que é necessário dar presentes caros, não é bem assim que destacamos aqui. Por exemplo, comprar um doce que ela gosta ou preparar um jantar surpresa ou, ainda, fazer uma massagem gostosa.

Esses pequenos gestos de cuidados são válidos e demonstram o seu amor da mesma forma que grandes atitudes. Não tenha nenhuma dúvida disso, então use e abuse das nossas orientações para demonstrar afeição para com a pessoa amada.

Considerações finais sobre afeição

Esperamos que o nosso post tenha te ajudado a entender melhor sobre o que é afeição e como ter mais afeto com as pessoas que amamos. Por isso, temos um convite muito especial para te ajudar na sua jornada do conhecimento

Então, te convidamos a conhecer o nosso curso Constelação Familiar 100% online. Com as nossas aulas você poderá desenvolver seus conhecimentos sobre a área. Além disso, você entenderá como prevenir e resolver conflitos, e gerir equipe de equipes de trabalho.

Então, se você gostou do nosso post sobre afeição, comente abaixo o que achou. Aliás, não deixe de saber mais sobre o nosso curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =