Se você está acostumado a assistir filmes, sabe que hoje as animações vão muito além de sua imagem infantilizada e conseguem nos levar a fazer reflexões valiosas. Este é o caso do filme Valente, uma das melhores produções da Pixar nos últimos anos. Entenda melhor qual a mensagem que a obra tenta passar ao público!
Sobre o filme Valente
O filme Valente conta a história da jovem princesa Mérida e o conflito de ideias com sua família. Por ser uma garota autossuficiente e querer se provar, Mérida desafia as convenções e o excesso de tradições prezadas pela mãe. A rainha Elinor, por outro lado, quer impor à filha um caminho diferente do que a jovem pretende para si mesma.
Contudo, isso acaba gerando um conflito entre as duas, de maneira a tornar o relacionamento mãe/filha insustentável. Em desespero, Mérida recorre a uma bruxa para tentar mudar a postura de sua mãe. O problema é que o resultado não sai como esperado e sua mãe acaba vítima de um feitiço que muda por completo a vida da família.
Ao longo do filme, Mérida e sua mãe passam por situações onde colocam a prova o contato que possuem. É por meio disso que conseguirão superar as dificuldades do caminho e aprender novamente a encontrar o caminho da união. Sendo assim, o destino que aguarda as duas é a prova de que sempre há uma solução para tudo.
A metáfora do crescimento
Analisando Valente, filme, fica claro que o trabalho é uma metáfora ao processo de crescimento da protagonista. Mérida é uma adolescente e tem convicções próprias para essa fase da vida. Entretanto, sua mãe desconsidera as opiniões da filha e decide tomar o futuro da jovem em suas mãos da forma que deseja.
Porém, a princesa do filme Valente possui outros planos para si que envolvem sua independência. Mérida tem um desejo de afirmação muito grande que se contrapõe com todo o padrão dirigido às mulheres. Com as imposições colocadas por sua mãe, sua própria identidade está em risco de ser encolhida.
Com isso, a trajetória da personagem mostra o seu processo de crescimento como mulher, filha e humana. Freud entenderia essa parte como a desconexão da autoridade dos pais. Ou seja, o comportamento de Mérida acaba por quebrar a organização criada por Elinor ao seio familiar e à própria garota.
Personagens do filme Valente
Os personagens do filme Valente carregam uma natureza pessoal que acaba por dar identidade para eles. Com isso, a trama do filme ganha mais substância, gerando reviravoltas e desfechos interesses em seu desenvolvimento. Sem contar que cada um carrega uma simbologia, como por exemplo:
Mérida
Mérida representa o espírito da juventude que não se apega às normas por considerá-las limitantes, embora isso não seja ruim. Seu comportamento juvenil se mostra como um paralelo dessa fase em demonstrar a sua vontade de ser, crescer e mudar. É um excelente exemplo de referência às jovens quando se trata de determinação e coragem.
Rainha Elinor e Rei Fergus
Os pais da protagonista representam o espírito do antigo em que se almeja a continuação dos costumes. Elinor é a maior adepta, sendo bastante rígida e metódica quanto às tradições. É justamente por sua postura séria e inflexível que os filhos encontram uma barreira à liberdade de expressão.
Por outro lado, o Rei Fergus se mostra um espírito livre, algo que espelha Mérida e a faz se relacionar melhor com ele. Entretanto, mesmo sendo rei, isso não significa que está imune às exigências pedidas por sua esposa. A mulher sempre encontra uma forma, no começo do filme, de alinhar tudo aos seus interesses.
A quebra do estereótipo no filme Valente
A princesa do filme Valente ajudou a causar uma nova forma de se olhar à figura das princesas. De um modo geral, sua construção serve de crítica ao modelo feminino que ainda é tão comum em nossa época. Ao contrário da maioria de outras personagens femininas, Mérida:
Não é passiva
Uma coisa que Mérida não se permite fazer é baixar a cabeça para os demais. Embora isso soe arrogante, na verdade isso indica que a mesma possui uma vontade própria e é independente dos demais. Por isso que a jovem defende a todo custo os seus ideais como forma de imprimir sua presença.
Não segue o padrão ideológico
A princesa não é frágil, com o corpo ideal e não se encaixa no padrão pedido às princesas. Por exemplo, uma das maiores características de Mérida, seu cabelo ruivo e rebelde, foi intencionalmente escondido pela mãe. Ademais, os gostos da garota por esporte e aventura fogem por completo da figura maternal criada por sua mãe.
Tem bravura
Até alguns anos antes do filme era mais comum as mulheres e moças terem um papel mais secundário. Não estamos querendo dizer que Valente inventou a coragem feminina, nada disso, mas após ele, certamente temos uma nova visão das mulheres em animações. Mérida virou sinônimo de:
- bravura;
- força;
- coragem;
- independência.
“Não dá para falar com você. Parece que converso com um urso”
No começo do filme fica claro que Elinor e sua filha têm um problema de comunicação muito sério. A todo o momento suas ideias entram em conflito e ambas se afastam uma da outra por suas ideologias. Entretanto, Mérida recorre a uma feiticeira e a bruxa do filme Valente muda a sua mãe de uma maneira que ela não esperava.
A rainha Elinor vira uma ursa, mudando não apenas sua aparência, mas regredindo seu comportamento com o passar do tempo. A mulher não pode mais falar, mas consegue entender o que os outros dizem. Então, se antes a comunicação verbal era complicada, agora se tornou praticamente inviável.
Nisso se instala a metáfora dos problemas que ambas têm ao se comunicar e se expressar. Com o passar do tempo, a mãe assume uma postura mais animalesca e caminha para virar um urso de verdade. Todavia, o entendimento da filha sobre o que acontece com elas consegue livrar a mãe do feitiço.
O poder das narrativas
O filme Valente se mostra como uma narrativa reflexiva a respeito do crescimento. Infelizmente, nem todos possuem o livre arbítrio para serem e agirem da forma que são. Com isso, a obra vem trazer ensinamentos sobre as regras impostas pelo mundo e o que fazemos contra isso.
Ao longo do filme somos apresentados a uma pequena realidade que se espelha a diversas outras. Quem nunca se sentiu preso ao que os outros queriam e esperavam de si, imprimindo suas próprias vontades sobre a dos outros? Com isso, quem também nunca precisou lutar pelo o que acreditava e defender seu ponto de vista?
Por fim, a jornada de Mérida nos ajuda a olhar o mundo ao redor pela perspectiva dos demais. Consequentemente, isso ajuda a significar as motivações dos demais que acabam despercebidas por nós.
A relevância da princesa nos dias atuais
Antes de terminamos, é preciso deixar claro que o filme Valente e a princesa Mérida é o que estávamos precisando enquanto sociedade. Tratando-se da formação das meninas atualmente, o filme funciona como uma visão do que espera por elas socialmente: um conjunto de normas nocivas onde elas precisam se encaixar para serem “adequadas”.
Porém, o sucesso da personagem Mérida é real porque a personagem, e seu conceito, são reais. A mesma é confiante, tem força, astúcia, mas também tem seus medos e inexperiência em um mundo que não a abraça inicialmente. Nesse caminho, se mostra como um exemplo de humanidade que é bem-vindo e inspirador a todos nós.
Considerações finais sobre o filme Valente
É difícil fazer um resumo do filme Valente sem deixar de lado alguns aspectos, mas a essência permanece. O mesmo se mostra como uma jornada de amadurecimento e entendimento de todos a um ponto em comum. Em suma, todos nós temos o direito de sermos quem somos sem precisar atender as expectativas de ninguém.
Ademais, cabe revisar que Mérida é a figura que representa o idealismo feminino onde as mulheres podem ser o que elas desejarem. Que elas podem ser fortes, determinadas e batalhar por tudo aquilo que desejam a si. A personagem também serve de lembrete para que não desistam, independente das dificuldades que encontrem.
Dessa forma, uma excelente forma de melhorar os seus relacionamentos é por meio do nosso curso online de Constelação. O mesmo é uma excelente forma de olhar o contato humano e fazer com que você encontre seu potencial e força internos por meio do autoconhecimento. Assim como no filme Valente, você lidará melhor com seus desafios e encontrará uma nova vida.