Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Vida estagnada: como a Constelação pode ajudar?

vida-estagnada

Caso você esteja sentindo que tem uma vida estagnada, saiba que você está sozinho nesse barco. É muito comum achar que você chegou a um ponto em que não há lugar algum para ir. Por isso, pode respirar tranquilo. Com um pouco de autoconhecimento e o auxílio da Constelação, você poderá tomar as rédeas da sua vida mais uma vez.

Nesse contexto, uma vida estagnada é só um sinal de que existem coisas pendentes a serem resolvidas. Assim, não podemos seguir em frente se algo nos prende, de modo que é preciso parar e atuar sobre o problema. Fazer terapia em Constelação Familiar é uma forma de buscar a sua tão desejada evolução.

Dessa forma, confira como superar essa sensação de vida estagnada. Além disso, entenda como a Constelação irá te ajudar a sair dessa!

Sentimento de vida estagnada

Não há idade, gênero, classe social ou qualquer característica que seja capaz de proteger o indivíduo de uma estagnação. Sim, podemos estar falando até de uma pessoa nascida de família rica que pode ter tudo que deseja. Nem ela está livre do sentimento de vida estagnada.

O que acontece é que existem momentos em que sentimos ter perdido o controle de nossas vidas. Dessa forma, não sabemos para onde ir ou o que fazer. Nesse contexto, também há o efeito do apego à zona de conforto, quando você está numa situação tão confortável que perde a coragem de evoluir.

Vamos conhecer mais abaixo algumas áreas da vida em que esse sentimento pode surgir.

Vida estagnada no trabalho e carreira

Não é difícil encontrar pessoas que se acomodam em seus trabalhos. Isso seja pela boa remuneração ou pela falta de coragem em arriscar novos rumos. Assim, o problema de permanecer em um trabalho sem propósitos é que isso trará infelicidade para outros setores da vida.

Em casa, por exemplo, você pode descontar nos seus familiares a sua frustração em forma de estresse. No entanto, isso não é justo com eles e nem com você.

Assim, pense sobre sua situação no trabalho. Uma atividade de reflexão é muito importante nesse caso, em que se pondere sobre o que você vive e o que quer viver. Nesse contexto, você ainda acha que ele faz parte do caminho para atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Ele faz sentido na sua vida? Você se vê conquistando cada dia mais novas metas enquanto está nesse trabalho?

Contudo, se você não encontrar respostas, talvez esteja na hora de assumir alguns riscos.

Vida estagnada nos estudos

Se o seu sonho for obter alguma formação ou especialização ou estudar novas áreas e amplificar seu conhecimento, pondere. Você já está fazendo algo por isso?

Existem vários motivos para que a gente não tire nossos projetos do papel, como o medo do desconhecido e a autossabotagem. E pior: entramos num ciclo de frustração por não conseguirmos realizar as nossas vontades.

Nesse contexto, estudar, especialmente se for de uma área diferente da sua, é desafiador. E nós sabemos o quanto os desafios assustam. No entanto, para fugir deles, continuamos estagnados em nosso lugar de conforto. Mais uma vez: isso é justo com você mesmo? Você conseguirá se perdoar por não ter dado o seu melhor para conquistar seus objetivos? Pense bem, não está na hora de conquistar novos conhecimentos em outras áreas?

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    O papel da Constelação Familiar

    Na terapia da Constelação, o terapeuta analisa se as causas do seu problema estão no âmbito familiar (e provavelmente estão). Por exemplo, a sua dificuldade em começar a estudar para uma nova formação pode ter origem em uma repetição de hábitos de seus ancestrais. Ou, então, você não consegue dar um passo a frente nos estudos porque sua mãe sempre lhe disse quando criança que você nunca conseguiria nada.

    Assim, o terapeuta irá fazer dinâmicas com representantes da sua família para entender o sistema do qual você faz parte. Dentro desse sistema, ele irá analisar onde tem falhas e relações conturbadas. Dessa forma, quando há um problema, todos do grupo são afetados. E quando um busca a constelação, esses emaranhados podem ser desfeitos.

    Você já ouviu falar sobre as Leis do Amor?

    Leis do Amor

    De acordo com o autor da ferramenta, Bert Hellinger, a família precisa atingir o seu “estado de natureza” para ser mais feliz. O que ele quis dizer é que devemos buscar a aproximação com a formação mais simples de família.

    Ainda segundo Hellinger, todos os membros da família estão interligados por uma espécie de conexão metafísica. Dessa forma, se há um problema em uma parte do sistema familiar, todos podem ser afetados. Isso justifica também porque seus ancestrais falecidos podem ainda afetar a nossa vida: continuamos interligados de alguma forma com eles.

    Para ajudar a chegar nesse estado, existem três leis que devem ser respeitadas:

    1.Ordem: Os ancestrais devem ser respeitados. Existe uma ordem natural na família de hierarquia que, se for desrespeitada, todos são afetados. Assim, o indivíduo deve respeito aqueles que vieram antes: seus irmãos mais velhos, pais, avós, e por aí vai.

    2.Equilíbrio: Se a família é um sistema onde todos os indivíduos estão interligados, para que ele funcione precisa ter equilíbrio entre as partes. Dessa forma, o que se dá e recebe deve ser equivalente para a harmonia no sistema.

    3.Pertencimento: Todos os membros da família possuem direito de pertencimento. Contudo, quando esse direito é negado, todos são afetados. O direito de permanecer a uma família é básico, e, por isso, deve ser respeitado.

    Evoluir através da constelação familiar

    A vida estagnada pode refletir a sua dificuldade em evoluir por conta de problemas no sistema familiar. Assim, esses problemas irão te segurar até que sejam resolvidos de uma vez por todas.

    Nesse contexto, o que te faz se sentir estagnado? Tomemos como exemplo a procrastinação. Essa sua característica pode ter origem no seu sistema familiar sem que você não tenha ideia disso!

    Procrastinação e estagnação

    Procrastinar, nesse contexto, pode ser um ato de fidelidade a alguém do passado. Assim, é possível que você esteja fazendo uma tentativa de honrar a memória dessa pessoa que já se foi. Ou então, é possível que você sinta que deve ser “perfeito” para atender às necessidades de alguém que admira. No entanto, não se sente capaz de alcançar essa perfeição, e por isso nem começa a executar sua tarefa.

    A autocrítica também é um fator que contribui para a procrastinação. Nesse contexto, talvez exista uma figura muito crítica dentro do sistema. Assim sendo, o indivíduo permanece fazendo uma autocrítica constante sem nunca sentir que é o suficiente. Por essa razão, tem constantemente a sensação de vida estagnada. Assim, evite ser tão crítico consigo mesmo, busque tentar sempre antes de desistir!

    Medo

    Sentir medo pode ser um grande entrave na vida. Ele surge também quando há ansiedade, isto é, quando muitas vezes ficamos projetando situações em nossa mente que não são realistas.

    No sistema familiar, alguns eventos que desrespeitem as leis do amor podem desencadear medo. Assim sendo, o constelador deve, nesses casos, ajudar o indivíduo a identifica-los. Dessa forma, ajudará a desfazer nós no sistema e deixar que o amor da sua família flua novamente.

    Defina metas claras

    Se você sente a vida estagnada, será que você sabe para onde quer ir? Isso precisa estar claro para você conseguir chegar onde quer chegar. Do contrário, continuará estagnado sem saber o que fazer.

    Assim, pare e reflita: quais são suas metas a curto, médio e longo prazo? O que você precisa fazer hoje para te colocar no caminho da sua meta de longo prazo? Essas são perguntas que já mencionamos e que relembramos aqui dada a sua importância. 

    Sabendo aonde quer chegar, será mais fácil buscar ajuda para solucionar os próprios problemas. Ou até mesmo solucioná-los por conta própria.

    A evolução é um processo constante

    A vida estagnada pode ser apenas um alerta de que você não está dando a devida atenção a si mesmo. Assim, pode ser que você não esteja exercitando seu amor próprio e isso seja algo que está te afetando.

    Lembre-se: não é só uma terapia que vai te ajudar a evoluir. Evolução é um compromisso diário. Dessa forma, é necessário estar aberto para encarar seus próprios defeitos e ter coragem para trilhar caminhos desconhecidos.

    Ademais, no processo, não se compare com outros: cada pessoa é única. Tudo tem seu tempo e cuidar de si mesmo é tão importante quanto outras conquistas.

    Nesse contexto, saiba que nós podemos te ajudar a descobrir o problema da sua vida estagnada. Além disso, podemos te ajudar a ajudar outras pessoas ao exercer o papel de constelador. No entanto, para isso, é necessário que você faça o nosso curso EAD. Assim sendo, você obterá o conhecimento para aplicar tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que você recebe o certificado para clinicar. Confira mais informações clicando aqui!

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    10 − 4 =