Constelação FamiliarDepoimento

Trabalhar com Constelação Familiar mudou minha vida

trabalhar com constelação familiar mudou minha vida depoimento

Comecei a estudar Constelação Familiar e Sistêmica como forma de autoconhecimento. Eu também via como uma forma de agregar na minha profissão à época e, também, gostaria de trabalhar com constelação familiar. Isto é, ser consteladora familiar, quem sabe? Iniciei os estudos no Curso Constelação Clínica. Desde então, muita coisa incrível aconteceu em minha vida. Por isso, é meu dever deixar aqui esta visão, este depoimento.

A importância do autoconhecimento

Lembro quando comecei a estudar Psicanálise e Constelação Sistêmica, foi quando me apaixonei pelos estudos. Então, fui buscar conhecimento nessas áreas. Como é fascinante conhecer o nosso funcionamento psíquico, não? A cada dia somos surpreendidos ao conhecermos um pouco mais sobre o nosso “eu” e, com isso, conseguimos evoluir cada vez mais como pessoas. E entender o nosso funcionamento nos ajuda em nossas relações pessoais e profissionais.

Trabalhar com a Constelação Familiar e Sistêmica modifica o nosso interior

Quando buscamos nos conhecer melhor, saber mais sobre a nossa origem, de onde viemos, como nascemos, quem são os nossos antepassados, começamos a compreender melhor o nosso comportamento em relação a vida.

Hoje, tenho um olhar mais respeitoso em relação à vida e aos relacionamentos que a vida me trouxe. Muito se deve ao fato de eu trabalhar com a Constelação Familiar e Sistêmica.

Trabalhar com a Constelação Familiar e Sistêmica fortalece os vínculos familiares

Antes, eu tinha uma visão errada sobre os meus pais, pensava que eles eram distantes e não sabiam demonstrar amor pelos próprios filhos. Hoje, eu consigo compreender que os meus pais também passaram por situações em suas vidas que os levaram a agir e ser da forma que são hoje. Logo, é engrandecedor poder olhar para eles e respeitar as suas atitudes.

Ademais, pude também entender que as suas escolhas foram feitas na direção do amor que foi aprendido por eles. Além disso, que eles muitas vezes tentaram acertar e nem sempre acertaram, mas erraram tentando fazer o melhor.

As três leis

Existem três leis naturais, as quais devemos dar uma certa atenção. Essas leis são nomeadas de:

  • ordem
  • pertencimento
  • equilíbrio

Entender sobre as leis naturais do amor é fundamental na vida de qualquer indivíduo. Quando entendemos esses princípios e aplicamos de maneira correta em nossas vidas, isso nos liberta de muitas coisas que carregamos a vida toda.

O reconhecimento do valor dos familiares

Mesmo antes de conhecer essa questão sobre a ordem ou a hierarquia, eu já exercia de certa forma essa reverência pelos meus pais e meus avós. Ainda hoje, eu peço “a benção” dos meus pais e sei o quanto isso é importante para a minha vida.

Na verdade, isso é um princípio bíblico, que eu particularmente sigo, e que vem acompanhado de uma promessa: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.”. Ou seja, é importante respeitar e honrar aqueles que vieram primeiro. Isso se aplica, principalmente, àqueles que nos deram a vida. Além disso, àqueles que nos ensinaram muitas coisas, que plantaram em nossos corações muitos valores.

A importância de cada indivíduo

Hoje em dia, não vemos mais os filhos pedirem “a benção” para os pais, pois esses valores estão deixando de ser ensinados. Em uma família, cada membro individualmente é importante e tem o seu lugar. Este lugar não pode ser omitido, esquecido e nem substituído. Hoje, entendo que até aqueles membros que não nasceram, mais foram gerados, tem também sua individualidade. Assim, também possuem seu lugar na família.

O equilíbrio não se opõe a hierarquia

Pensando sobre equilíbrio, não se trata de uma distribuição igual de autoridade. Trata-se de uma representação equilibrada do papel de cada membro de uma família. Portanto, equilíbrio não é um princípio que se opõe à hierarquia.

Leia também:  10 Procedimentos e práticas em Constelação Familiar

Depois de um tempo estudando Constelação Sistêmica, comecei a observar melhor a minha reação diante das circunstâncias da vida. Comecei a ter um olhar mais respeitoso em relação aos outros. E hoje eu sei que isso é fundamental para viver bem e feliz, pois a vida fica mais leve.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Minha relação com os meus irmãos também melhorou muito. E sei que cada um está vivendo uma fase na vida. Mas fazemos parte de uma mesma história.

Trabalhar com Constelação Familiar e Sistêmica é engrandecedor

Minha maior alegria, hoje, é poder trabalhar com Constelação Familiar e Sistêmica juntamente com meu esposo. Essa área fica ainda mais fascinante quando junta da Psicanálise. Além disso, terminamos de montar o nosso consultório há poucos dias e já estamos começando a fazer os atendimentos. Estou muito feliz com essa conquista e sei o quanto esse momento é especial, pois investimos dinheiro, tempo e muita dedicação. Ademais, o retorno que esperamos não é somente financeiro, mas também a satisfação de ver pessoas se reencontrando consigo mesmas e com seus grupos familiares.

Conclusão

Realmente, foi um presente de Deus na minha vida ter a oportunidade de trabalhar com constelação familiar e sistêmica. Hoje, trabalho naquilo que eu amo fazer. Sendo assim, prevalece aquela premissa de que quando fazemos o que gostamos, unimos o útil ao agradável.

Com a Formação EAD em Constelação Familiar, você ajuda a fazer a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas.  Além disso, com essa técnica terapêutica, fica mais fácil enxergar a parte positiva dos acontecimentos e profissionais de qualquer área podem estudar. Ficou interessado? Então não perca essa oportunidade incrível e comece agora mesmo a trabalhar com a Constelação Clínica!

Autora: Mirian Alves, exclusivamente para nosso blog.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 11 =