Constelação e Profissões

O que é Storytelling? Saiba tudo sobre esta técnica

Storytelling

Seus pais costumavam contar histórias de ninar para você? Você se lembra da sensação de ouvir a voz de sua mãe momentos antes de cair no sono? Dessas experiências, surgiu o storytelling, uma técnica incrível. Hoje, vamos apresentar a você tudo sobre esse método e o motivo dele ser essencial na sua vida!

O que é Storytelling?

Em nossa vida, nós já ouvimos muitas histórias que ficaram marcadas em nossa mente, por exemplo, a história da Lebre e a Tartaruga. Todos nós sabemos qual o clímax da história, os problemas enfrentados e a conclusão, certo?

Basicamente, a técnica de storytelling visa a mesma coisa: que você faça uma conexão com seu interlocutor, a ponto de ele não esquecer o que foi contado e criar um laço com você. Além disso, a palavra traduzida significa “contar uma história”, e é sintetizada como a arte de contar, desenvolver e adaptar uma narrativa envolvente com enredo, personagens, clímax e um bom desfecho.

Assim, o storytelling tem início, meio e fim, e deve ser criado com bastante atenção na mensagem que quer ser passada.

Mas, para que serve essa técnica?

A técnica de Storytelling é muito utilizada pelo marketing para fixar e ampliar a marca no mercado. Por exemplo, comerciais que mostram uma história de superação ou emoção envolvendo o produto, direta ou indiretamente, são os comerciais mais lembrados pelos clientes.

Você com certeza se lembra do comercial feito pela empresa O’Boticário sobre o dia do Natal, que envolvia a inclusão de uma criança surda nessa data tão especial. A história contada naquele vídeo foi marcante, e fez com que você criasse empatia pela marca.

Ou seja, essa técnica incrível é utilizada para deixar marcado no seu interlocutor os valores da sua empresa, e, com isso, fideliza-lo! Portanto, é um método muito utilizado pelo Marketing, e costuma dar muito certo.

Como posso praticar o storytelling?

Bom, de início, é importante que você pense em qual mensagem você quer passar para seu cliente.

Por exemplo, a empresa XP Investimentos buscou apresentar aos telespectadores a ideia de superação da empresa, apresentando comentários do início da carreira deles e rebatendo com a frase “agora ninguém mais chama a gente de “garotos”” e “para os que acreditam no impossível, nós somos a XP Investimentos”, incitando o cliente a conhecer seu trabalho e demonstrando que eles superaram as críticas e se impuseram no mercado.

Portanto, se você quer utilizar o storytelling, inicie seu projeto de contar histórias a partir da mensagem que você quer passar para seu interlocutor. Quer mostrar crescimento? Superação? Inovação? Mudanças? Pense nisso e reflita sobre qual será o enredo de sua história.

Além disso, pense sobre quais serão seus personagens. Você utilizará pessoas ou metáforas? Seu produto ou serviço será apresentado direta ou indiretamente? Qual será o clímax da sua história? Pense sobre tudo isso e anote para iniciar o planejamento!

Planejando seu Storytelling

Agora que você já pensou sobre a mensagem que você quer passar ao seu cliente, busque selecionar o veículo da mensagem. Você dará uma palestra? Fará um vídeo? Criará um texto para um blog?

Cada plataforma pede recursos diferentes, como áudio, imagens e palavras. Assim, planeje como sua mensagem será apresentada e comece a pensar no roteiro. Lembre-se que sua história não deve parecer “forçada”, muito menos impossível, seu cliente deve conseguir se conectar ao seu produto, então pense bem sobre seu público alvo e sua persona.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Após isso, crie! Deixe sua criatividade agir e busque envolver ao máximo seu interlocutor em sua mensagem.

    Como utilizar o Storytelling em Constelação Familiar?

    Essa prática aliada ao marketing fará com que seu negócio tenha, cada vez mais, clientes fidelizados e compartilhamentos. Um bom comercial sempre é dividido com pessoas próximas, que irão alavancar seu alcance.

    Assim, sua marca terá mais chances de ser conhecida por novas pessoas! Então, por que não usar esse método para alavancar seu trabalho de Constelador Familiar?

    O Constelador, normalmente, trabalha com histórias impressionantes, envolvendo superações familiares, conflitos e mudanças. Assim, por que não se inspirar em um desses casos para divulgar o seu trabalho?

    Entretanto, é importante ressaltar que é antiético compartilhar informações sobre a sessão da terapia com outras pessoas. Por isso, indico que você se inspire em situações apresentadas a você e crie uma ficção acerca do seu trabalho.

    Essa história ficcional deve mostrar ao seu interlocutor sobre os benefícios da terapia a partir da solução de um conflito. Isso fará com que seus clientes agreguem valor ao seu negócio, além de compartilhar com pessoas conhecidas.

    Por isso, não deixe de investir no marketing de seu negócio, ele é importantíssimo para alavancar sua carreira!

    Conclusão

    Por fim, se você quer ser reconhecido no mercado da Constelação Familiar, sugiro que você invista em técnicas de marketing que trarão bons retornos para seu negócio!

    Além disso, invista no melhor curso de formação em Constelação Familiar do mercado, 100% on-line e com as etapas prática e teórica. Ter o certificado de um curso reconhecido garante que seus clientes confiem em você, fazendo suas vendas aumentarem!

    Portanto, não perca seu tempo e comece agora seu curso de Constelação Familiar e Sistêmica, e inicie 2020 inovando sua carreira, assim como muitos de nossos alunos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    19 + 20 =