Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Influência da família em nossas vidas: vantagens e desvantagens

Como deve saber, todos nós carregamos traços que se originam da força de nossos familiares sobre nós. Se de um lado isso pode ser positivo, dependendo da influência, por outro pode nos prejudicar bastante. Venha conferir as vantagens e desvantagens da influência da família em nossas vidas.

Falta de autonomia

A influência da família que não foi criada em harmonia se torna um veneno aos demais, principalmente no que diz respeito aos descendentes. Basicamente o campo familiar conduz todos os envolvidos a se banharem em conflitos constantemente. Isso acaba, dentre outros sinais, por uma dominação de um ente sobre outro.

Com isso, uma das desvantagens da influência é a falta de autonomia. Ao invés de um membro fazer o que lhe é desejado, acaba sofrendo com a imposição dos demais. Esse ponto explica porque algumas pessoas desistem dos próprios sonhos para atender outras.

Repetição de padrões negativos

Outra desvantagem da influência da família é a repetição de padrões destrutivos entre as pessoas. Certamente você já notou que algumas pessoas possuem comportamentos degradantes e nada agradáveis. Além disso, os filhos entram nessa mesma rota, sofrendo com isso ou reproduzindo esses comportamentos.

O problema é que essa repetição quebra totalmente o fluxo de renovação dentro da família. Em vez de criar novos hábitos, você acaba se alimentando dos antigos que pouco agregam em você.

Conflitos de interesse

É bastante comum que haja um confronto mínimo dentro de uma família, principalmente entre pais e filhos. O problema ocorre quando os interesses passam a se chorarem nesse círculo. É neste ponto que uma simples oposição pode virar facilmente uma briga.

Por exemplo, imagine que um adolescente queira estudar Psicologia, mas pertence a uma família inflexível de advogados? Um dos genitores pode facilmente querer que ele siga pelo mesmo caminho da advocacia. Não é nada incomum que os pais acabem por influenciar a carreira dos filhos. Quando isso ocorre, o conflito de interesse acontece, em parte, por uma ótica simplista, egoísta e pouco empática que vem dos pais.

Abusos

Os abusos são uma das principais desvantagens da influência da família, e são sentidos em grandes proporções. Podemos comparar isso com uma forma de agressão em seus mais variados tipos. Os abusos podem ocorrer na forma de violência:

Física

Não apenas a agressão física, mas o abuso nas tarefas ou outros deveres é um dos exemplos. Imagine um pai autoritário que comanda as vontades da esposa e dos filhos. Isso acaba por abrir portas para que as crianças repitam isso em outros relacionamentos se não receberem atenção emocional adequada.

Psicológica

É bastante comum que um indivíduo se sinta inseguro sobre si graças à influência familiar. Além de não confiar no próprio potencial, deixa de fazer o que tem vontade ou é manipulado.

Social

Por fim, a imagem do indivíduo pode ser prejudicada, independente das intenções da família. Uma mulher pode ser mal vista apenas por usar as roupas que quer; ademais, um adolescente pode ser isolado dos amigos por estes não pensarem da mesma forma que a família.

Auxílio na recuperação de doenças

Entrando agora nos benefícios da influência da família, tratamos da união em momentos difíceis, especialmente doenças. Embora sejam momentos de tensão, por incrível que pareça, isso ajuda na recuperação. Nos casos onde é possível reverter o quadro, os pacientes se recuperam mais facilmente dos problemas.

Quando um círculo familiar é muito bem construído, o próprio campo se torna um ímã aos parentes. Desse modo, eles conseguem se sensibilizarem mais facilmente com a dor do outro. É aqui que a empatia ganha mais força e capacidade de fazer mudanças.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Enfrentamento dos problemas

    Além das doenças, a influência positiva da família dá mais segurança para enfrentar dificuldades. Indivíduos com uma sólida base familiar se sentem mais preparados para trabalharem os obstáculos da sua vida. Desse modo, se sentem mais confortáveis para trabalharem seus empecilhos.

    Claro, pessoas que cresceram com uma influência negativa podem conseguir isso, mas o caminho não é fácil. Por isso que trabalhar uma influência positiva dentro da família é um trabalho fundamental em qualquer desenvolvimento.

    Apoio na conquista de sonhos

    Apesar de parecer um apelo ao ego, ter alguém que torce por nós é um alento muito agradável. Dá a sensação de que não estamos sozinhos, de que podemos contar com referências e conforto quando necessário. No fim das contas, a influência da família serve de incentivo para concretizar o que queremos.

    Mas cabe ressaltar que esse apoio deve ser dado de forma mútua: se você recebe, também deve retribuir. Lembre-se que não apenas você possui planos para realizar no futuro.

    Posicionamento hierárquico

    A ideia de posicionamento hierárquico visa estabelecer o conceito de ordem em nossas vidas. Essa peça é bastante importante para que entendamos melhor o nosso papel inserido na sociedade. Com isso, podemos aprender a partir da:

    Divisão de tarefas

    Quantos mais cedo isso for trabalhado, melhores serão os resultados a longo prazo. Uma criança que cresce sob influência positiva nesse aspecto compreende rapidamente que possui deveres a serem cumpridos. Isso acaba por torná-la mais responsável, organizada e produtiva.

    Respeito

    O respeito é uma das chaves que ajudam os relacionamentos a fluírem muito bem. Caso não seja empregado, lidaremos com contato humano pouco sensíveis e muito destrutivos. Por causa do posicionamento hierárquico na família esse conceito é trabalhado desde cedo.

    Proteção

    Nem sempre uma pessoa pode ser capaz de lidar e se proteger sozinha contra algo, especialmente crianças. Nesse caminho, você como adulto pode facilmente proporcionar as diretrizes que ela precisa para se desenvolver. Apenas o básico, de modo que compreenda o caminho e possa caminhar sozinha sem qualquer auxílio depois.

    Trabalho de potencial

    Por fim nessa lista, uma excelente vantagem da influência da família é o trabalho de potencial de um indivíduo. O conjunto familiar bem estruturado possui um canal adequado para discutir aspectos importantes da formação pessoal e do grupo. Nisso, outras pessoas podem ajudar um indivíduo em particular a se encontrar naquilo que ele é ótimo.

    Quem nunca se perguntou o que faria da vida e recebeu um silêncio como resposta? O convívio familiar bem construído pode ajudar a esclarecer essa questão indicando as possibilidades de alguém. Cabe ressaltar que isso não interfere na autonomia, já que não existe imposição e, sim, conversação.

    Considerações finais sobre a influência da família

    Embora não sejam as únicas, as vantagens e desvantagens da influência da família compõe uma diretriz específica do desenvolvimento. Olhando ao lado positivo, todos nós precisamos de alguém que nos ajude a caminhar. Entretanto, isso não deve ultrapassar a barreira do desrespeito e controle emotivo.

    De um modo ou de outro, é preciso que haja independência na hora de fazer suas escolhas. Consultar os outros é saudável caso queira mais perspectivas, mas isso não deve ditar sua decisão. Use desse contato para se conhecer melhor.

    Mas se quer fazer isso de forma plena, se inscreva em nosso curso de Constelação familiar 100% online. A partir dos conhecimentos adquiridos, você notará em si mesmo a liberdade para se entender e encontrar algum potencial escondido. Além de se aprimorar, conseguirá contribuir com um excelente fluxo da influência da família dentro de seu próprio campo familiar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    três × três =