Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Sobre o amor: as 8 frases e lições para entender

Sobre o amor

Um dos sentimentos mais preciosos que podemos ter é o amor. Seja ele romântico, fraterno, materno ou paterno, ele exerce uma função importante na nossa vida. Por isso, trazemos 8 frases sobre o amor. Então, confira agora mesmo o nosso post!

Os tipos de amor

Antes de irmos para as mensagens que selecionamos, vamos falar sobre os sete tipos de amor que os gregos antigos apontavam. Cada um deles tem seu valor e importância para ter uma vida feliz.

Ágape

Esse tipo é o que todos nós aspiramos sentir, pois é incondicional para todos os seres vivos. Ter esse sentimento nos inspira a fazer o bem para todas as pessoas ou de querer salvar o planeta.

O termo Ágape é bastante utilizado para se referir ao amor que Deus tem pelas suas criaturas. Já que na cultura cristã o amor divino é incondicional e infinito.

Eros

Na mitologia grega, Eros é um deus da paixão e filho de Afrodite. Este tipo de amor é mais próximo com a ideia que temos sobre o amor romântico. Além disso, ele é considerado muito perigoso, mas é o mais desejado por todos.

Philia

Philia significa “amizade” no grego moderno. Ele se refere a um amor desapaixonado e virtuoso. Este tipo está presente nas relações de irmãos e de amigos próximos.

Storge

Storge se refere ao amor familiar e é considerado o mais benéfico para todos. Este tipo está presente na família e o que inspira os pais e mães a perdoarem os seus filhos.

Philautia

Diz respeito ao amor próprio e pode ter dois lados da moeda:

  • negativo, em que gera egoísmo e arrogância ou;
  • positivo, em que há confiança, autoestima e o compromisso de cuidar de nós mesmos.

Pragma

Pragma se refere ao “amor prático”, que é baseado no compromisso, no dever e na praticidade. Neste caso, muitas vezes a atração e o romance são separados para favorecer as metas compartilhadas entre as duas pessoas.

Este tipo está presente em casais de casamentos arranjados, por exemplo. Além disso, muitas relações se iniciam como Ludus ou Eros e com o tempo viram Pragma, quando não é suficiente para mantê-los juntos.

Ludus

É um tipo de amor mais descompromissado e lúdico, que está presente nas paqueras, por exemplo. Ele tem o objetivo de ser mais divertido e de um relacionamento mais casual, buscando apenas o prazer.

Frases sobre o amor

Agora que já conhecemos as diferentes maneiras de amar, vamos ver 8 frases sobre o sentimento e quais são as lições que podemos tirar de cada uma delas.

“Alguém já sofreu por amor?
Eu não acredito nisso!
Se o amor é verdadeiro não existe sofrimento…” (Autor: Renato Russo)

Quem já sofreu por amor sabe que é uma coisa muito difícil. A frase do Renato Russo aponta que sinônimo do sentimento não é sofrimento. Claro que passamos por momentos difíceis quando estamos apaixonados(as) ou quando temos uma relação amorosa com alguém.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Mas toda essa sofrência não é algo positivo. Então, você precisa repensar sobre essa relação, pois amar é sinônimo de felicidade!

    “Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.” (Autor: Carl Jung)

    Hoje em dia vivemos um momento super delicado. As pessoas não pensam nas dores e angústias que outras estão passando. Por conta disso, é muito importante que todos os indivíduos amem seus próximos.

    Como bem lembra Jung, se não há amor, o poder predomina. Sabemos muito bem que esse poder significa que uns estão no topo e outros estão num nível baixo da pirâmide. Assim, vai se estabelecendo uma discrepância cada vez maior entre as pessoas.

    “…Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam. …” (Autor: Arnaldo Jabor)

    Você já ouviu aquela expressão “ou aprende no amor ou aprende na dor”? Ela tem um pouco de relação com essa mensagem do Jabor. Porque sempre temos a ideia de que amar tem o objetivo de ensinar o outro o que nós sabemos ou queremos.

    Contudo, devemos levar em conta que numa relação amorosa é importante que os dois sejam soma entre eles. Ou seja, ambos podem colocar em prática aquilo que cada um sabe, mas os dois podem aprender coisas novas juntos.

    “É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.” (Autor: William Shakespeare)

    Shakespeare é mundialmente famoso por suas obras dramáticas, especialmente as que têm o sentimento de amar como tema. Por isso, alguma frase dele tinha que estar aqui na nossa lista.

    É muito difícil não relacionar amar a estar feliz. Mesmo nos momentos delicados numa relação amorosa, seja ela romântica ou não, o amor que há entre essas pessoas tende a fazer elas felizes. Então, essa mensagem de Shakespeare consegue nos fazer pensar exatamente isso.

    “O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.” (Autor: Indira Gandhi)

    Sabemos que o amor é o sentimento mais puro que podemos ter. Por isso, quando compartilhamos essa sensação com os demais, não queremos receber nada em troca. A mensagem da Gandhi traz, de forma resumida, qual é o propósito do sentimento.

    Então, ao oferecer o seu amor, tenha isso em mente: tolere as dificuldades e dê seus melhores presentes que você tem no seu coração (atenção, carinho, empatia etc). Além disso, quando o amor não é suficiente para sustentar essa relação, não tem que haver vingança por causa disso.

    “Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.” (Autor: Albert Einstein)

    Em algumas situações da vida, devemos escolher entre amar e as coisas mundanas. Quando dizemos isso, nos referimos decidir se devemos apostar naquela relação ou algum tipo de trabalho ou estudos, por exemplo.

    Essa escolha é bem complicada e é algo que todos um dia passarão. Mas Einstein, que foi um grande cientista, nos faz refletir sobre esse assunto. Além disso, parece que ele dá uma resposta para esse enigma. Vale ressaltar que vai depender de como esse amor pode ser algo positivo para você!

    “Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.” (Autor: Machado de Assis)

    O amor é algo subjetivo, ou seja, cada um tem uma ideia diferente do que é esse sentimento. Por isso, o modo de amar também será diferente entre uma pessoa e outra.

    Então, essa reflexão sobre essas diferenças é importante para entender as nossas relações e valorizar o que o outro compreende como forma de amar. Como disse Machado de Assis, o essencial é que a pessoa saiba amar.

    “O amor é como fogo: para que dure é preciso alimentá-lo.” (Autor: François La Rochefoucauld)

    Para finalizar, trouxemos uma mensagem de reflexão sobre o amor do moralista francês François La Rochefoucauld. Sabemos que em qualquer tipo de relação é preciso mantê-lo por meio conversas, atenções e carinhos, por exemplo.

    Como um fogo que para ficar vivo é necessário colocar lenha e cuidar para que não apague. Então, quando se ama, é preciso fazer ações do dia a dia para que o sentimento possa florescer e manter-se sempre acesso.

    Considerações finais

    Por fim, para saber mais sobre o amor, te convidamos a conhecer o nosso curso online de Constelação Familiar. Além de ter uma base teórica, você poderá atuar como Constelador. Com seis meses de curso, você terá: teoria, supervisão e análise, tudo isso em apostilas e vídeo-aulas. Então, não perca tempo e inscreva-se já!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × um =