Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Significado de emaranhado em Constelação Familiar

significado de emaranhado

Todos nós temos problemas que se originam em nossas famílias e, às vezes, ultrapassam gerações. Para Bert Hellinger, criador da Constelação familiar, as pessoas precisam resolver essas situações complexas para serem felizes de verdade. Hoje nós entenderemos melhor o significado de emaranhado e como você pode desfazê-lo.

O que significa emaranhado na Constelação familiar?

Segundo Bert Hellinger, o significado de emaranhado diz respeito a um conflito no sistema familiar. Ou seja, a pessoa que tem um emaranhado carrega consigo um problema originado na família. Como resultado, ela enfrenta mais dificuldades para ter sucesso na vida.

As ações de uma pessoa influenciam o seu campo familiar e aos parentes. O campo familiar registra tudo o que a família pensa, sente e faz, funcionando como uma árvore genealógica. Logo, as ações dos antepassados de uma pessoa podem afetar o progresso desse descendente.

Mesmo que você não consiga sentir, o seu campo familiar influencia você. Talvez você esteja repetindo as ações de um antepassado sem ter consciência disso. Um exemplo disso é a maternidade, em que mulheres repetem as decisões das próprias mães ao criarem seus próprios filhos, o que pode ser extremamente prejudicial.

Como os emaranhados surgem?

Após entender o significado de emaranhado é importante você saber como ele surge. Logo que você e outra pessoa criam uma situação de mal-estar, onde você alimenta emoções negativas e mágoas, o emaranhado surge. Dessa forma, você permanece preso a essa situação de conflito e afeta as pessoas que estão próximas.

As pessoas ao seu redor são afetadas por seu emaranhado à medida que vocês convivem. Talvez você se sinta culpado por fazer alguém querido sentir mal perto de você, ainda que não imagine o motivo.

Uma pessoa pode ter a sua personalidade transformada por causa dos conflitos familiares. Tudo porque a pessoa alimenta esse emaranhado por meio das suas atitudes. Como resultado, ela terá cicatrizes emocionais que, se não forem tratadas, atrapalharão a vida e o bem-estar dela.

Nós somos o que os nossos pais foram

Você já tentou refletir a respeito do quão parecido você é com os seus pais? Talvez você já tenha percebido que reproduz alguns comportamentos que são muitos comuns na sua família e entre seus pais. De acordo com os consteladores e entendendo o significado de emaranhado, os filhos são reflexos dos pais.

Uma pessoa é incentivada a ser mais parecida com os pais, mesmo que ela não queira. É nesse momento que nós sentimos o quão forte pode ser a influencia do campo familiar em nossas vidas. Se nós não prestarmos atenção aos nossos comportamentos prejudiciais, é possível que nós não prosperemos na vida.

Os filhos precisam compreender os pais

Um passo importante para uma pessoa entender significado de emaranhado é rever a trajetória dos pais. É provável que os pais tenham passado pelas mesmas dificuldades que os filhos enfrentam. Por causa do instinto de proteção, muitos pais tentaram privar os seus filhos dessas vivências difíceis.

Entretanto, esses pais desviaram os problemas em vez de lidar com a fonte deles. Dessa forma, os filhos crescem sem saber como lidar com as mesmas dificuldades que os seus pais viveram. Se você não foi ensinado a desafiar esses padrões terá mais dificuldades para compreender os emaranhados da família.

Talvez os pais estivessem na mesma posição que o filho, além de não terem consciência da vida que levavam. Mais uma vez, o campo familiar influencia as pessoas a repetirem padrões, sendo eles positivos ou não. Somente quando um familiar desperta e toma consciência dessas questões a família consegue se libertar.

Como eu posso identificar o emaranhado?

Uma pessoa é capaz de identificar o emaranhado na vida por meio de duas situações:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Se um conflito familiar foi capaz de romper relacionamentos

Se as emoções em relação à família e a sua própria vida são muito confusas

Alguns conflitos na família são poderosos ao ponto de um filho não entender se ama ou odeia os pais. Tanto a pessoa quanto a sua família acabam prejudicadas por causa desse conflito interno. Como resultado, a família não consegue se reconciliar e impede que as próximas gerações façam o mesmo.

Leia também:  Ensinando a Viver: 9 dicas para pais e educadores

Para você entender melhor o significado de emaranhado é preciso olhar as vivências anteriores aos seus pais. Talvez família de origem deles já tivesse alguns problemas que foram somados quando os seus pais se conheceram. Logo, é importante que você conheça a história da sua família para conseguir dar um final feliz à sua linhagem.

Aprenda com o passado para construir o futuro

A nossa família foi a primeira escola que nós frequentamos assim que chegamos ao mundo. Contudo, nem sempre as lições que nós recebemos foram tão úteis em alguns momentos da nossa vida. O segredo que muitas pessoas não percebem é que devemos aprender com os erros e acertos dos nossos pais.

Uma pessoa entende melhor o significado de emaranhado quando ela aprende com o comportamento familiar. Não se trata de ignorar a falha da família, mas, sim, dar valor as qualidades enquanto se cura os defeitos. Dessa forma:

Entenda quais comportamentos você não quer para si e para os seus descendentes,

Perceba as ações que você não quer praticar com outras pessoas,

Use os ensinamentos que você aprendeu na família ao seu favor.

Como desfazer emaranhados?

Você pode entender o significado de emaranhado em uma sessão de Constelação, esclarecendo as dificuldades da sua vida. Com a ajuda de um constelador você compreenderá melhor os seus impedimentos e aprenderá a superá-los. O constelador te ajudará a descobrir as origens das suas dificuldades e como reagir à sua herança sistêmica.

É uma terapia breve, de modo que você apresentará para o constelador a sua maior dificuldade em uma sessão. Em seguida, você fará uma representação do seu problema observando como esses conflitos surgiram na sua família. Assim, você compreende de forma consciente como o amor da família adoeceu e o que fazer para curá-lo.

Segundo os constelados, um dos maiores benefícios da terapia é o paciente acessar o seu inconsciente familiar. Dessa forma, o paciente observa como a influencia do seu campo familiar afeta as suas emoções e decisões. A partir daí ele entende o que deve ser feito e como as suas novas decisões mudarão a sua vida.

Considerações finais sobre significado de emaranhado

Se você compreende o significado de emaranhado pode descobrir como as suas mágoas surgiram e como resolvê-las. Todos nós temos emaranhados e esses conflitos fazem parte das nossas vidas. O importante que é nós sejamos capazes de lidar com essas questões para construir um novo futuro.

Mesmo que sejam desconfortáveis, talvez você possa enxergar valor nessas situações de conflito. Afinal, você não seria a pessoa forte que é hoje se não tivesse passado por situações difíceis. Por isso que todos nós precisamos do conhecimento necessário para aliviar a carga negativa dessas vivências familiares.

Após você entender o significado de emaranhado, nós te convidamos a se inscrever em nosso curso online de Constelação Familiar. O nosso curso te dará o suporte necessário para que você desenvolva autoconhecimento e explore o seu potencial interior. Como resultado, você terá mais liberdade para viver uma vida mais produtiva, equilibrada e prazerosa garantindo a sua vaga no curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dois =