Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

3 séries que ajudam a entender família e constelação familiar

Acreditamos que nunca se tenha produzido tantas séries como vemos hoje em dia. Não é difícil de encontrar as mais variadas e nos mais variados canais de streaming. Ver uma série boa, bem feita, nos traz prazer. Nesse contexto, quem curte essa forma de lazer agradece o investimento na área.

Nesse contexto, por que não unir isso ao conhecimento? Pensando em nossos leitores, interessados sobre família e constelação familiar, trouxemos uma lista com as 3 melhores séries que te ajudarão a entender esses temas. Contudo, antes de divulgar a lista propriamente dita, é preciso estabelecer uma breve introdução sobre o que é constelação familiar.

O que é Constelação Familiar?

A Constelação familiar é uma técnica terapêutica que tem o intuito de ajudar e solucionar problemas entre grupos. Ou seja, não necessariamente sua aplicação diz respeito apenas à famílias. Para alcançar esse propósito, ela observa o lugar da pessoa na família/grupo e todo o histórico que a envolve.

Quando pensamos em herança, devemos pensar também em histórias, comportamentos e crenças de nossa família. Isso porque o seio familiar é o lugar onde evoluímos e nos influenciamos.

Todas as experiências que vivemos nos marcam profundamente e estão registradas em nosso inconsciente. Essas experiências nos conduzem e resultam em padrões de comportamento e sentimentos. Porém, nós não temos a mínima consciência dessas influências e de seu poder sobre nós. Para além disso, não é só o que vivenciamos que nos influencia.

Séries que ajudam a entender a constelação familiar

Antes de começarmos a lista de séries, é preciso reforçar que nenhuma delas faz uma referência precisa à constelação familiar. O que trazemos aqui são séries que ajudam a entender os princípios da constelação, se você os conhece.

Dessa forma, toda série aqui indicada, segundo nossa visão, traz conflitos e questões do núcleo familiar que são interessantes. Por essas razões, não veja os seriados pensando que ela é exclusivamente sobre constelação familiar.  Contudo, os assista tentando absorver quais as questões familiares que são caras para a constelação e que ali são retratadas.

Anne with an E

Nossa primeira indicação é uma série de televisão canadense. Ela foi baseada no livro de 1908 “Anne de Green Gables” (ou Anne de Avonlea, em português), de Lucy Maud Montgomery. Esse romance foi adaptado pela escritora e produtora vencedora do Emmy, Moira Walley-Beckett. Ele foi ao ar pelo canal canadense CBC e a série está disponível mundialmente pela Netflix.

Enredo

Essa série conta a história dos irmãos Marílla (Geraldine James) e Mathew Cuthbert (R. H. Thomson) e da pequena Anne Shirley (Amybeth McNulty). Tudo começa quando os irmãos querem adotar um menino para ajudar na fazendo. Porém, eles são surpreendidos quando quem chega na sua casa é Anne.

Toda a temática da história é importante e envolvente. Podemos ver claramente como os traumas podem interferir nos comportamentos das pessoas. Por exemplo, Anne passou por inúmeras situações e tem medo de voltar ao orfanato. Esse forte receio produz comportamentos instantâneos em Anne.

Contudo, a história é muito mais profunda do que isso. Podemos ver como a influência familiar age não só nos personagens principais! A comunidade a que Anne chega é conservadora e as crianças refletem isso com seu comportamento. Entretanto, com o tempo, algumas questões vão sendo trabalhadas e tabus são quebrados. Nesse contexto, o  mais interessante é ver como laços familiares desempenham um papel fundamental nas descobertas.

This is Us

This Is Us é uma série de televisão americana criada por Dan Fogelman. Ela é transmitida pela emissora NBC desde 20 de setembro de 2016.

Enredo

A série se estabelece como uma crônica da relação de um grupo de pessoas que nasceram no mesmo dia. Rebecca e Jack são um casal esperando trigêmeos em Pittsburgh. Kevin é um belo ator de televisão que está cansado de fazer papéis superficiais. Kate é uma mulher obesa que vive uma eterna luta para perder peso. Por fim, Randall reencontra seu pai biológico que o abandonou quando ele era apenas um bebê recém-nascido.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    A indicação dessa série se faz apropriada aqui porque vemos como o personagem principal exerce influência sobre os demais. Além disso, em cada episódio podemos ver como o peso do passado vai se intensificando na vida dos personagens no futuro. Questões como adoção, alcoolismo, obesidade e carência são resultados de vivências passadas.

    No decorrer da série, vemos como os personagens se comportam e agem sobre temas como os citados acima. É realmente uma aula de como as família interfere no nosso presente e como a vida é.

    Greenleaf

    Greenleaf é uma série dramática televisiva americana. Ela foi criada por Craig Wright, e produzida por Oprah Winfrey e Lionsgate Television. Além deles, Clement Virgo também atua como produtor executivo e diretor. Atualmente o seriado também está no catálogo da Netflix.

    A história mostra os bastidores da igreja Calvary, comandada pelos membros da família que dá nome à série. Apesar da boa imagem que aparentam diante da congregação, os Greenleaf escondem segredos obscuros. Esse segredos envolvem pedofilia, homossexualidade, traição, corrupção, homicídio e até uso de drogas.

    O mais interessante de se acompanhar nessa série é como o peso dos erros pode ser sufocante. Como dissemos, os membros da família tentam viver de aparência. Contudo, até onde isso pode adoecer a alma de todos? Como essa mentira pode influenciar os comportamentos públicos e privados? Essa série nos permite ver o desenrolar dessas questões!

    Comentários finais sobre séries: dinâmica familiar e constelação

    Selecionamos aqui as 3 melhores séries para você entender a constelação familiar. Esperamos que você assista pelo menos alguns episódios de cada uma e nos conte o que achou. Será que conseguirá enxergar o que apontamos?

    Por fim, se você que saber mais cobre constelação familiar, conheça nosso curso. A formação 100% online do Constelação Clínica trará um conhecimento amplo para quem quer constelar profissionalmente. Apesar de habilitar o profissional para clinicar, é possível usar os conteúdos adquiridos a nível pessoal. Assim sendo, trata-se de um curso excelente no tocante a vários interesses. Confira!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    11 − 7 =