Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Roda da Vida: O que é e como funciona?

O coaching e a Constelação familiar possuem instrumentos interessantes a serem utilizados na vida diária das pessoas. Tudo visa à criação de um panorama para vivermos de acordo com o que precisamos, almejamos e queremos. Nesse contexto, você irá entender com este post o que é a roda da vida, como ela funciona e como você pode construir a sua.

O que é roda da vida?

A roda da vida é um instrumento de avaliação pessoal para descobrirmos o nível de satisfação com nossas vidas. Por meio dela, conseguimos alcançar reflexões a respeito de áreas que fazem parte de nossa rotina. Quando construímos ela, podemos estudar tudo aquilo que conquistamos e tudo o que ainda pode ser alcançado.

Criado por Paul J. Meyer, o método visa motivar os indivíduos a executarem mudanças em suas vidas. O gráfico serve para ilustrar e condensar visualmente tudo o que precisa assistir e ser revisto. A “pizza” formada divide sua vida para que possa observá-la de modo mais sistêmico. Em uma só vista terá acesso a um mapa do que é e ainda pode ser.

Lembrando que o gráfico é feito conforme as suas necessidades atuais. Você pode dividir o círculo em 6, 8, 10, 12 ou quantas categorias necessitar. Mas, se possível, tente construir um círculo menor com até 12 partes. Assim pode se atentar melhor ao que precisa fazer e não se cansará tão exaustivamente.

Como funciona a roda da vida?

A roda da vida se trata de um mapa gráfico onde anotará tudo o que lhe deixa satisfeito ou não. O círculo precisa ser dividido em partes equivalentes e dentro de cada fatia colocará uma área a ser vista. Assim que isso for feito, você atribuirá porcentagens de satisfação a cada pedaço descrito, preenchendo-o.

Em seguida, você deverá dividir cada fatia em 10 partes para facilitar a avaliação. Como e trata de um sistema de porcentagem, você terá acesso fácil a numerações sem complicações. Por exemplo, se a satisfação da parte financeira de sua vida estiver pela metade, você dará uma pontuação de 50%. Ou pintará cinco partes dessa área.

Assim que concluir, você verá uma representação visual de como anda sua vida. Refletindo após a construção desse material, pode entender suas prioridades e o que merece atenção urgentemente. Mais adiante, falaremos sobre a expansão de um desses setores, de modo que mereça ser trabalhado separadamente.

Como construir a ferramenta?

Após sua construção, a roda da vida lembrará bastante uma brincadeira de criança. Mesmo que se trate de algo sério, é até prazeroso fazer a construção dessa perspectiva de nossas vidas. Tudo o que precisa fazer de início é conseguir um círculo. Você mesmo pode desenhar ou conseguir um modelo impresso.

Em seguida, você vai adicionar as categorias que quer ver trabalhadas no projeto. Pense no que precisa ser assistido no momento atual de sua vida. Após isso, deverá dividir cada fatia em 10 partes menores, de modo que possa preenchê-las depois. Seja honesto quando for colorir cada parte para fazer um julgamento correto depois.

Quando terminar de dar sua pontuação, faça uma reflexão do resultado alcançado. Com isso, tente entender quais pontos necessitam de uma maior atenção por sua parte. Quando for feito, é preciso eleger uma categoria principal, chamada de alavanca. A partir dela, você fará um esforço mais preciso e dedicado a um setor.

Áreas para contemplar em sua roda da vida

Cabe ressaltar que a roda da vida é um construto de avaliação pessoal e funciona de acordo com o que você precisa. Ou seja, você constrói seu mapa colocando tudo o que acredita ser relevante. O seu modelo não deve ser o mesmo que o de outra pessoa porque você não tem as mesmas prioridades que ela. Nisso, por exemplo, você pode escolher as seguintes categorias:

Saúde

Nessa parte você deve pensar como anda o status completo de sua saúde. A combinação deve englobar a saúde física, mental, emocional e até social. Nisso, tente descobrir como anda a sua disposição e motivação em querer ficar bem. A depender do resultado, procure ajuda para que possa ficar bem.

Realização

Este aspecto fala diretamente sobre sua satisfação em relação ao trabalho. Na profissão e posição que ocupa, você se sente realizado e completo, bem como feliz? Descubra se sua atuação e profissão condizem diretamente com o que planeja para a sua vida e a si mesmo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Relacionamentos

    Você se sente satisfeito em relação ao contato com sua família, amigos ou romances? De que maneira se sente conectado a eles, de forma que o complementem e o façam feliz? Tente avaliar as melhorias que precisa fazer, bem como a sua força de vontade em querer esses contatos. Isso inclui o tempo, disposição emocional e física e impactos.

    Sub-rodas

    Assim que terminar a sua roda da vida deverá escolher uma área para ser mais trabalhada. Trata-se da alavanca, movimento de expansão para aperfeiçoar determinado setor. Essa sub-roda te ajuda a refinar seu processo de melhoria e deixar determinada área mais trabalhada em prol das outras. Por exemplo:

    Família

    Na sub-roda da família você vai dividi-la em fatias como pais, irmãos, filhos, extensões… A pontuação que atribuirá para eles vai determinar o que você precisa fazer para melhorar esse contato. Caso alguns recebam notas mais altas, vá diretamente a quem teve uma avaliação negativa.

    Vida profissional

    Nessa roda você colocará os aspectos físicos, emocionais e sociais de sua profissão. Divida essa parte em propósito, habilidades, reconhecimento, plano de carreira, relações profissionais, poder em decisões, formação… Tudo aquilo que acredita ser relevante para melhorar seu trabalho.

    Considerações finais sobre a roda da vida

    A roda da vida funciona como um teste para descobrirmos se somos felizes com o que temos e somos. Ela monitora nossas reações em relação a aspectos básicos de nosso cotidiano, mas fundamentais para o bem-estar. Confiável, pode nos mostrar o que temos de satisfatório e tudo aquilo que precisamos mudar.

    Independente de qual posição ocupe, recomendamos que construa o seu mapa. Por meio dele terá clareza sobre como a sua vida tem caminhado até aqui. Ademais, pode ser a abertura necessária para nos reinventarmos e finalmente seguir com nossos verdadeiros sonhos. O encorajamento trará à tona tudo o que precisamos à nossa vida.

    Para que construa essa roda de maneira precisa, por que não se inscreve em nosso curso online de Constelação familiar? Por meio dele pode olhar para si e entender suas reais necessidades de vida. Com o autoconhecimento adquirido a partir do completo material didático e apoio do professores, encontrará facilmente o seu potencial.

    O melhor é que pode alcançar isso de qualquer lugar e horário sem interromper sua rotina comum. Assim, pode executar suas melhorias enquanto aprende em seu próprio ritmo. Ao fim, receberá um certificado impresso contendo suas novas capacitações.

    Entre em contato e descubra a ferramenta para construir uma roda da vida completa e funcional. Seu futuro em pleno alcance reside na Constelação familiar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − 4 =