Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Relacionamento de casais: 11 dicas para melhorar a relação (veja)

Contos de fadas não existem e, naturalmente, a felicidade eterna é um objeto impossível de se alcançar. Na verdade, as falhas no relacionamento são oportunidades para que possamos melhorar juntamente com o nosso parceiro. Assim, confira uma lista com 11 dicas para melhorar o relacionamento de casais e ter uma vida construtiva a dois.

1 – Não deixe que pequenos incômodos se acumulem

Uma das maiores falhas quanto ao relacionamento de casais é quando ambos guardam mágoas, principalmente por coisas pequenas. A falta de diálogo acaba colaborando para que conflitos, incluindo os sem importância, tomem conta dos dois. Por conta disso é preciso haver conversa e trabalhar os incômodos da relação.

Ainda que pareça pequeno, nunca deixe de lado o que pode ser discutido o quanto antes. Cada gota de chateação experimentada no cotidiano, em alguma hora, vai transbordar o copo. Faça bom uso do espaço que tem para que lidem justamente com suas pendências pessoais.

Assim:

  • Seja sempre claro, indicando o que está incomodando você e que precisa ser conversado;
  • O tempo é o seu aliado. Mesmo que a conversa não possa ser concluída, tome a iniciativa de que precisam refletir assim que possível.

2 – O poder da tolerância

Pense se coisas menores do cotidiano realmente valem uma briga, como a toalha em cima da cama. Embora isso incomode, é preciso ter em mente o gasto de energia colocado nessa situação. Ao longo do tempo, deixar que conflitos irrelevantes segurem o relacionamento fará com que ele se perca.

Sempre que sentir um incômodo, mostre ao seu parceiro o quanto aquilo tem te afetado, mas sem brigar. A escolhas de palavras e o tom de voz auxiliam bastante no recebimento da mensagem no outro. Continuando o exemplo, peça para que não deixe toalha em cima da cama porque molha o colchão.

3 – Variem a rotina

Imagine viver um dia após o outro, sem qualquer alteração e com a mesma pessoa ao seu lado. O desconforto que imaginou nessa realidade pode se tornar real se os dois não se mexerem. É preciso mudar a rotina de vez em quando para que ela não caia na mesmice e acomode os dois.

Desse modo, procurem aprender algo juntos ou que possam complementar um outro. Se um quer aprender a dançar, experimente aprender o manuseio de algum instrumento musical. Tenham rotinas próprias, renovadas, mas que permitam que tenham prazer em conjunto.

4 – Sempre tenham um tempo aos dois

As prioridades no relacionamento de casais acabam se alterando graças à agenda de responsabilidades. Se não é o trabalho, é a chegada dos filhos e de outras atividades que criam um espaço entre vocês. É por conta disso que deve haver um momento apenas do casal para que possam relaxar e se apreciarem.

Não precisa ser todos os dias, mas mantenham um tempo a sós para aproveitarem da companhia um do outro. Mesmo que sejam casados, continuem agindo como namorados e com a paixão que tinham no começo. Acredite, essa janela será de total liberdade para viverem um tempo a dois.

5 – Trabalhem a comunicação

Um dos pilares fundamentais no relacionamento de casais é o poder da comunicação entre os amantes. Por meio dela conseguimos entender a essência do outro, assim como ele faz conosco diária e constantemente. Conversar sempre torna duas pessoas, além de amantes, ótimos amigos e confidentes.

Sem contar que acaba estimulando:

A confiança

Ainda que não sejam tudo, as palavras e a convivência constroem uma ponte de confiança entre os parceiros. Isso porque podem conversar a respeito de qualquer coisa, alimentando uma intimidade sensível e bastante acolhedora. Assim, confiam um no outro e se apoiam em qualquer atividade.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Parceria

A comunicação deixa claro as metas e desejos que os cônjuges alimentam em conjunto, bem como individualmente. Nisso, se dispõem com mais facilidade ao outro, já que entendem as dificuldades enfrentadas por ele. Isso é recíproco, fazendo com que o amante e movimente em sua direção para ajudá-lo.

Leia também:  10 Procedimentos e práticas em Constelação Familiar

6 – Ser sincero e honesto

Antes de continuarmos, é preciso deixar claro que isso não faz parte do pacote que podemos exigir do outro. Sinceridade e honestidade devem ser coisas voluntárias, já que esperamos isso naturalmente. Com isso, precisamos alimentar essa postura e cultivá-la em favor da relação.

Feito isso, fica mais fácil garantir o respeito e a dedicação que os dois merecem. Sem contar no reforço da confiança, pois dia após dia conhecemos melhor quem está ao nosso lado.

7 – Enfrentem seus medos juntos

A falta de autoconfiança de um dos cônjuges pode fragilizar a relação se não for bem assistida. Muitos carregam o receio de perder ou ganhar algo na relação, mas se prende excessivamente a isso. Para quem está do lado é como abraçar uma âncora e ser puxado mar abaixo.

Nesse caso, a ajuda externa de um terapeuta pode guiar os dois a uma reconciliação e enfrentamento. Depositar mais fé em si mesmo, e com a ajuda do outro, será a fórmula que precisa para lidar com os seus medos.

8 – Além de amantes, amigos

Mesmo que ter alguém que amamos sempre ao lado, nem tudo se resume ao sexo. Tocamos nesse ponto porque muitos se valem dos toques e carícias para excitar o parceiro e ir logo para a cama. Lembre-se que sejam namorados, noivos ou casados, os dois são amigos e precisam aproveitar disso.

Use dos momentos de intimidade para que consiga conhecer melhor o seu parceiro. Refine a sua percepção para entender os pontos negativos do parceiro e enaltecer os bons. Faça isso sem julgar, tecendo comentários que convidem a uma conversa de aprendizado e reflexão entre amigos.

9 – Nunca deixe de tentar

Uma das dicas para melhorar o relacionamento de casais é nunca parar de tentar o crescimento da relação. Isso porque podemos ficar acomodados com a presença do outro e deixar de nos esforçar. Mesmo que seja complicado ser inovador, o esforço vai contar bastante e, por vezes, será o suficiente.

A fim de renovar o ar, monte programas que ajudem a alimentar o interesse um no outro. Embora pareça bobo, experimentem ir a um encontro fingindo que é a primeira vez que saem juntos. Podemos apostar qualquer coisa que vocês se divertirão mais assim.

10 – Pequena caixa da surpresa

De novo, a rotina pode se tornar um veneno ao relacionamento de casais, prendendo a algo que deveria ser prazeroso. A fim de acabar com essa repetição, é preciso aderir a pequenas mudanças no comportamento e convívio. Comece pelo beijo de despedida mais demorado e trocando um simples “boa noite”, invista num abraço e outro beijo.

Ademais, façam uma refeição diferente pelo menos uma vez por mês em casa ou em restaurantes temáticos. Iniciem uma atividade diferente, comprem roupas mais ousadas… Etc. O importante é surpreender o parceiro positivamente com alguma frequência.

11 – Agradecer, elogiar e se desculpar

No fim das dicas de relacionamento de casais, sempre agradeça ao outro pelas coisas que faz por você. O elogie por suas qualidades, feitos e pela diferença que faz em sua vida. E também saiba se desculpar, reconhecendo as suas falhas e deixando claro que deseja melhorar.

Considerações finais sobre relacionamentos de casais

Lidar com o relacionamento de casais pode ser complicado quando não se tem as ferramentas necessárias para isso. Por causa disso que é preciso se dispor a conhecer o relacionamento e entender como fazer a sua manutenção constantemente.

Com base nas dicas acima, tente revitalizar gradualmente a sua relação em favor da união que mantém com o parceiro. À medida em que aplicam cada lição descrita acima descobrirão mais camadas sobre si mesmos. Será como se conhecer e fazer o mesmo por quem amamos.

Leia também:  O papel da Constelação no relacionamento amoroso

Para garantir o reforço que precisa a essa nova conquistas, se inscreva em nosso curso online de Constelação Clínica. A Constelação te deixará mais perto de si mesmo, das suas necessidades e de como ajudar o outro. Terá autoconhecimento suficiente para trabalhar o relacionamento de casais, confiança para alcançar a mudança e coragem para desbravar o seu potencial de desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − vinte =