Constelação e ProfissõesConstelação FamiliarDepoimento

Psicopedagogia aliada à Constelação Sistêmica

O que é Psicopedagogia? Qual sua relação com a pedagogia sistêmica? Vamos ver a importância da Constelação no trabalho de uma psicopedagoga. Veremos que a Psicopedagogia associada à Constelação Familiar e Sistêmica pode trazer grandes resultados.

Isso porque coloca em evidência o aluno e sua trajetória, além de lançar uma nova luz à forma de compreender o processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo, quero apresentar a importância da Constelação no meu trabalho como psicopedagoga e terapeuta.

A minha atuação na área clínica e da Psicopedagogia

Atuo na área da psicologia desde 1998, quando me formei na Universidade Mackenzie. Na ocasião, a base do curso era fundamentada na psicanálise, que sempre respeitei, embora eu não a tenha escolhido como minha área de atuação profissional.

Isso não significa que eu não a tenha pautado em muitos dos meus estudos. E, ainda me servido dela como premissa em alguns dos casos que me deparei em meu consultório ao longo desses anos.

Outras atuações

Além da prática clínica, atuo na área da educação, também há quase 20 anos. Comecei como professor de Inglês e então assumi o cargo de orientação psicoeducacional. Posteriormente, tornei-me assistente pedagógica e orientadora pedagógica. Ou seja, isso sempre me permitiu realizar o atendimento de pessoas e casos das mais variadas formas.

A Constelação Sistêmica sem dúvida vai agregar valor ao trabalho que já realizo com a Psicopedagogia. Há alguns anos eu vi uma reportagem em um programa da TV Globo. Ele mostrava a atuação da Constelação em processos jurídicos. Na ocasião, achei interessante. Assim, pesquisei sobre o assunto bem vagamente e acabei não buscando nenhum curso por outras razões.

Uma intervenção que leva os indivíduos a se relacionarem melhor em sociedade

Esse ano, conversando com uma amiga e analisando junto com ela, percebemos que a Constelação está em alta. Resolvi pesquisar mais a fundo o assunto e me identifiquei com um conceito que creio ser fundamental em qualquer processo de tratamento, cura e resolução de conflitos: o aqui e agora!

Como mencionei anteriormente, respeito muito os fundamentos da psicanálise. Mas sempre acreditei, pratiquei e vi ao atender meus pacientes e clientes que atuar sobre o que acomete a pessoa no momento traz um alívio.

Além disso, há um poder de resolução muito maior do que quando você parte da interpretação e análise de fatos bem anteriores. Isso não quer dizer que vamos descartar o que já aconteceu. Portanto, toda a vivência e background de um indivíduo interfere em suas ações e sua forma de se relacionar com o outro e com o meio.

Os sintomas mais comuns dos indivíduos que buscam ajuda terapêutica

No entanto, esse processo quase que inverso de atuar sobre o problema, primeiramente acaba promovendo uma redução da:

  • ansiedade
  • angústia

Esses sintomas são geralmente carregados por pacientes e estudantes que buscam alguma ajuda terapêutica.

Cercados pela chegada rápida das informações

Além do mais, hoje vivemos um momento em que o tempo é curto, a informação chega com muita rapidez e as pessoas querem soluções rápidas. Na verdade, comportamentos atrelados a nossa cultura brasileira.

As pessoas não estão dispostas, e as que sempre me procuraram nunca tiveram paciência para esperar meses para resolver um problema ou um conflito. Existe um ditado em inglês, muito conhecido, que diz que tempo é dinheiro, time is money, e realmente é.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Dessa forma, faz-se cada vez mais urgente ajudar as pessoas a resolverem seus conflitos, até mesmo no campo da aprendizagem. Tudo isso, no menor espaço de tempo possível, pois, não só o investimento financeiro é menor como também o investimento de tempo.

    A demanda de problemas, conflitos e decisões que as pessoas precisam tomar no âmbito educacional, meio que a “toque de caixa”, tem crescido cada vez mais. E o tempo e o investimento financeiro que podem fazer é inversamente proporcional.

    A redução de sintomas através da Psicopedagia e Constelação Familiar e Sistêmica

    Dessa maneira, a Constelação corrobora com a realidade do país e do mundo, ao meu ver. Com a minha prática profissional procuro sempre me ater a fatos para encontrar junto ao meu paciente ou cliente no caso de uma instituição, uma solução mais rápida. Assim, a dissolução de um conflito de forma mais direcionada e eficaz abre caminho para que outras demandas sejam tratadas da mesma forma e então resolvidas.

    Podemos notar então que a Psicopedagogia, associada a Constelação, faz com que o aprendiz tenha uma redução significativa quanto a quadros de:

    Isso é justamente o que impede qualquer indivíduo ou instituição de evoluir.

    Como está o mercado de trabalho para Psicopedagogia?

    Para quem desejar atuar com a psicopedagogia, saber como estão as oportunidades é importante. Por isso é importante trazer à tona sobre o assunto e esclarecer que o mercado de trabalho para Psicopedagogia está aquecido.

    Isso porque as escolas, cada vez mais, têm projetos pedagógicos baseados em preceitos de igualdade social, inclusão, respeito às diferenças e oportunidades justas para todos. Por isso, é bastante comum que o psicopedagogo seja acionado para:

    • ajudar a elaborar estratégias que previnam ou diminuam as dificuldades de aprendizagem dos alunos;
    • outro campo que absorve muitos profissionais é o empresarial. A lógica é a mesma: a educação e a valorização do desenvolvimento pessoal têm se tornado pilares de muitas empresas preocupadas com a manutenção de uma posição competitiva.

    Assim, é comum que os psicopedagogos sejam contratados para planejar e coordenar treinamentos e cursos corporativos, além de acompanharem casos individuais em que o aprendizado não seja o esperado.

    Salário

    De acordo com o Portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário de um psicopedagogo fica entre R$ 2,2 mil e R$ 5,5 mil, para jornadas de cerca de 33 horas semanais.

    Considerações finais sobre o que é psicopedagogia e sua relação com Constelação Familiar

    Acredito que a soma dos conhecimentos na área da Psicopedagogia junto com a Constelação terá ainda mais valor para a minha atuação. Consequentemente, a prática da gestão de pessoas na área da educação. Assim, esses conhecimentos constituem-se elementos indispensáveis para possibilitar que ajude cada ser humano se transformar no seu melhor.

    O presente artigo sobre psicopedagogia, pedagogia sistêmica e constelação familiar foi escrito por Daniela Mazurek, especialmente para o blog Constelação Clínica.

    Conheça o curso de Constelação Clínica

    Conheça o curso de Constelação Familiar e leia na nossa seção de dúvidas frequentes. Ela traz todo o conteúdo abordado durante o curso. Com a Constelação Familiar podemos ter uma visão de nós mesmos, que a gente não seria capaz de alcançar sozinhos.

    Por isso, um constelador pode levar até mesmo uma equipe corporativa a alcançar seus objetivos, por meio de atendimentos presenciais ou online.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × quatro =