Constelação e ProfissõesDepoimento

Relato de uma psicóloga consteladora familiar

psicologa-consteladora-relato

Meu nome é Márcia. Tenho 58 anos e sou psicóloga há mais de 30 anos. Desse total, 25 anos atuei na prática clínica. Recentemente, tornei-me uma psicóloga consteladora familiar, isto é, uma psicóloga que se dedica às técnicas de constelação de Bert Hellinger. Este artigo é um relato de minha trajetória.

A busca pela saúde mental carece de ajuda de um especialista

Um grande auxiliar para a manutenção da saúde mental, o que, consequentemente, reflete em todos os campos da vida, o psicólogo trabalha detectando problemas de origem psíquica. Posteriormente ele aplica seus conhecimentos, através de algumas técnicas, para sanar ou amenizar os sintomas decorrentes destes problemas.

Esse profissional, tão requisitado nos dias atuais, pode se utilizar de várias abordagens para levar seu paciente a chegarem num estado satisfatório de recuperação. A psicanálise,, cujo seu precursor chamava-se Sigmund Freud, constitui uma das mais importantes abordagens.

Os primeiros contatos com a Constelação Familiar

Ouvi falar em Constelações Familiares quando fiz o curso de formação em Análise Bioenergética, e as constelações estavam chegando ao Brasil. Apesar disto, só por volta de 2013 tive contato com a técnica, num workshop.

Fiquei encantada com o potencial transformador deste trabalho e fiquei pensando nos benefícios que teriam meus pacientes ao me tornar uma psicóloga consteladora.

Desde então, venho participando de vários workshops como representante (o que muito me enriqueceu e mobilizou).

Fui constelada umas 4 ou 5 vezes neste período, especialmente em função de meu processo de separação. Foram experiências profundas, que me trouxeram paz e uma certeza de que “estava tudo certo’’. Muita coisa foi mudando na minha vida, a partir de então.

Hoje vejo nesta técnica uma nova forma de compreensão dos fenômenos humanos, que já muito me influencia na atuação como psicóloga clínica. A imperiosa necessidade de incluir no campo existencial aquilo de que muitas vezes quem é atendido deseja se “livrar”, tem ampliado meu olhar e trazido resultados muito mais consistentes.

Os efeitos da Constelação Familiar na minha vida

Compreender e não apenas entender que o amor é a fonte maior da cura e, que para que este amor flua, é preciso que cada um ocupe seu próprio lugar, é simples e é pura e complexa alquimia. Respeitar silenciosamente e sem intenção o movimento do paciente, colocando à disposição do desemaranhar de tantas histórias enoveladas em dor e tantos outros sentimentos, tem sido um exercício muito importante.

Mais uma vez, afirmo: o fato de ter passado este tempo vivenciando exercícios sistêmicos e constelações foi profundamente transformador. Percebi também em minhas experiências, que tanto para o constelador, quanto para o representante, cada situação trabalhada reflete seu próprio campo.

Ou seja, os representantes, por exemplo, não são escolhidos ao acaso. Se eu observar bem todas as vezes em que fui convidada a participar de uma constelação, aquele papel que representei na constelação de outra pessoa também tinha alguma relação com minha própria história. E também me transformou um pouco.

O que aprendi sendo uma psicóloga consteladora e as minha perspectivas

De uma forma mais ampla, o que os estudos de constelação e a vivências têm me ensinado já tem modificado em meu dia a dia as relações com as pessoas e comigo mesma. Cada dia que passa tenho a certeza de que foi uma escolha mais certeza de que fiz o certo ao me tornar uma psicóloga consteladora.

Espero, com esse curso, poder realmente colocar em prática tudo que já li e vivenciei à respeito das constelações. Também quero organizar tudo isto em um corpo mais consistente de conhecimentos, pois, quero mergulhar neste universo e me colocar, através dele, ainda mais a serviço da vida.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Conclusão

Um psicólogo que queira agregar a Constelação Familiar e Sistêmica como método exclusivo ou complementar de seu trabalho precisa fazer um curso robusto, do ponto de vista teórico e prático. Neste sentido, o recomendado é o Curso de Formação em Constelação, 100% on-line, com certificação e centenas de conceitos e estudos de casos.

Leia também:  Constelação Familiar e Psicologia: depoimento de um psicólogo

Como psicóloga consteladora, creio que há mais facilidade de ajudar os pacientes a encontrar soluções para os problemas, dos quais eles se queixam. Há uma expectativa maior, em encontrar tais soluções por meio do uso da constelação familiar, pois os índices de resultados positivos, em virtude da utilização dela, é bastante elevado.

Além disso, como já mencionei, a técnica promoveu uma grande mudança na minha própria vida, não apenas na vida de terceiros. Isso me leva a cada vez mais celebrar as perspectivas que tenho com uso da constelação familiar.

Creio que, quanto mais conhecimento eu adquirir, melhor será o atendimento para aqueles que me procurarão futuramente, na busca por soluções ou para que eu atue como representante. Ou seja, a amplitude do meu campo de pesquisa e os conhecimentos, são determinantes para que eu consiga lograr êxito em todas estas questões.

Autora: Márcia Fonseca, exclusivamente para o nosso blog Constelação Clínica.

 

4 thoughts on “Relato de uma psicóloga consteladora familiar

  1. parabens , eu durante uns trinta anos andando nas escolhas sou professora aposentada , fazendo palestras e orientacoes , conhecimentos obtidos pelo estudo e praticas da filosofia da SNI , tenho facilidade de reconhecer e sentir o que acontece . Em 2017dia 17 convidada a conhecer as constelacoes, me consteleie adquiri o livro constelacoes em escolas . Percebi e isto que faco quando estou em contato com pessoas e alunos . Tive a ideia vou estudar este livro e agregar aos meus trabalhos .Uma amiga me presenteou no natal com o livro ordens de amor . De ferias em FLN comentei com uma prima que estava encantada com os novos conhecimentos .Ela me falou FLN tem a Tania Rocha fui varias vezes , ela e otima da cursos . Fiquei interessada,, me deu contado ,ligue e me inscrevi.Durante 06 meses ia tres dias a FLN estudar apostila e praticas , maravilhoso de muita informacao e transformacao atraves das tres leis sistemicas .Hoje montei um estudio estou atendendo e cada dia mais feliz ao sentir que o que o sub consciente mostra e real , e a pessoa percebendo e aceitando mudar o que se faz necessario , a solucao acontece .Amo facilitar as constelacoes , aprendo muito e recebo muitos insaits ,Minha vida deu uma guinada para o melhor que e so alegria e coisas maravilhosas.Muito obrigada Bert Helinger , meus precursores pelo amor e generosidade de compartilhar os conhecimentos .Minha mestra Tania do fundo do coracao te desejo muitos anos para continuar a multiplicar seus conhecimentos e praticas,Ninguem esta pronto tudo e ensinamento e aprendizado .Peco desculpas pelos erros de digitacao , vou me treinar ,nas acentuacoes .OBRIGADA

    1. Dirce, gratidão por seu relato. Muitas pessoas irão se inspirar nele para aprender e praticar cada vez mais a Constelação.

  2. Gratidão amei já constelei deu muito certo minhas amigas adoraram eu também gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =