Constelação e ProfissõesDepoimento

Agente de Saúde precisa conhecer Constelação Familiar

agente-saude-constelacao

Eu sempre gostei da área de psicologia, sociologia, e como faço administração, quero fazer doutorado nessas áreas. Comecei a atuar como agente de saúde e percebi que eu precisava ter mais recursos conceituais para conhecer e ajudar as famílias que eu atendia.

Comecei a fazer o Curso de Formação On-Line em Constelação Familiar e Sistêmica, segundo o método de Bert Hellinger. Esse Curso, com abordagem teórica e prática com centenas de casos estudados, enriqueceu muito a minha atuação. Este é o depoimento que quero dar hoje.

Quando a Constelação Familiar cruzou o caminho de uma agente de saúde

Um agente de saúde é responsável por fazer um acompanhamento nas comunidades, promovendo a saúde dos cidadãos e prevenindo a aparição e o contágio de doenças. Após a coleta dos dados dessas pessoas, ele faz um encaminhamento para as unidades de saúde mais próximas, se necessário.

O que me deixava triste é que não poderia atuar nessas áreas como terapeuta até… descobrir as infinitas terapias alternativas pela internet e ver como elas têm mudado a vida das pessoas. Foi aí que me identifiquei com a Constelação Familiar.

Comecei a pesquisar sobre o assunto e sobre a obra de Bert Hellinger, que foi o iniciador da técnica da Constelação no mundo. Foi aí que vi que posso ser terapeuta na área de Constelação e atuar especificamente com este método (seguindo determinados princípios, é claro), mesmo sem ter o diploma de psicologia.

Sou uma pessoa que sabe ouvir as pessoas e vejo que elas têm grande necessidade de falar e de encontrar quem possa guiá-las no seu caminho. Como sou agente comunitário de saúde, atendo muitas famílias doentes emocionalmente e que acabam desenvolvendo doenças por causas emocionais e familiares.

A decisão de fazer um curso de Constelação Familiar

Depois que comecei o Curso de Formação EAD em Constelação Familiar, eu notei muitas exclusões nessas famílias e vi o quanto estão prejudicando a elas mesmas. Com a constelação eu pude ver, de maneira mais ampla, os problemas e as necessidades das pessoas, mas meu trabalho ajuda de maneira muito limitada, por isso, resolvi fazer o curso.

Recebi muitas críticas por fazer o curso online, mas como faço minha graduação a distância, não vejo dessa forma. Acho que vai muito da dedicação de cada pessoa e de seu talento para atuar.

Têm muitos consteladores que olham somente para o foco financeiro e não para o poder verdadeiro da constelação, em mudar pessoas e consequentemente o mundo.

Eu não olho desse modo para a constelação. Vejo o Bert Hellinger como um revolucionário. Um homem com uma missão divina na Terra e resolvi fazer uma sessão como paciente para ver como funcionava.

O alto custo de uma sessão

Depois da sessão percebi que me curei das fortes dores nos ombros, cuja causa era o excesso de mágoas e rixas familiares de antepassados de minha avó materna. Além de perdoar meu pai e olhar pra ele como grande, o que me curou de problemas com dívidas.

Amei muito todo o processo. Foi então que vi a oportunidade de fazer o curso e agarrei com todas as forças, identificando a Constelação como uma oportunidade de ser uma grande terapeuta e ajudar as pessoas.

Agora me deparo no mundo da Constelação com mais um dilema: O preço. Como eu disse tem muita gente fazendo constelação somente por dinheiro, eu mesmo paguei 400 reais na sessão. Claro que durou 4 horas minha sessão. Ainda assim, online e a consteladora foi incrível comigo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

É necessário que o preço das sessões se adequem a realidade de cada um

Mas não vejo a necessidade de cobrar esse valor. Na minha região, não sei se porque é uma terapia que está ganhando espaço aqui, mas acho extremamente caro, tanto em grupo quanto individual, o que acaba atingindo somente pessoas de maior poder aquisitivo.

Leia também:  Constelação na água, como fazer?

Como sou agente de saúde, vejo que essa terapia precisa chegar até as pessoas mais simples, pois essa pessoas precisam de ajuda e são a grande maioria, então meu objetivo é atingir essas pessoas.

Pretendo fazer sessões em grupo gratuitamente nas comunidades carentes e sei o quanto isso vai mudar e muito a vida delas ,consequentemente, sua comunidade. Quero ser terapeuta, mas não extorquir as pessoas, acho um preço justo para sessões individuais o valor de 250 reais. Para sessões em grupo, no máximo 50 reais e não 300 a 500 reais, como já vi consteladores cobrando.

O desejo de atuar como Terapeuta

Não sei a visão dos demais, mas essa é a minha. Mais do que o dinheiro, olho para a vida das pessoas.

Hoje, além do Curso de Constelação (que estou fazendo e recomendo), tenho formação em Coach. Quero também estudar hoponoppono, feng shuii (mais por hobby), além de fazer uma graduação. Tudo isso para agregar na profissão de Terapeuta e realizar meu sonho de atuar ajudando outras pessoas.

Conclusão

A dinâmica da constelação familiar faria uma grande diferença na vida das pessoas mais humildes. Como o agente de saúde muitas vezes está em contato com esta população e suas realidades familiares, terá mais elementos para atuar se conhecer a técnica da Constelação Sistêmica.

Mas é preciso criar mecanismos que visem o acesso da população a este serviço, por um preço que seja acessível. Assim, elas poderão ter a chance de ter uma vida mais equilibrada, o que contribuirá para a saúde delas.

Autora: Elaine Barboza, exclusivo para o blog Constelação Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quinze =