Transtornos e Doenças

Personalidade Narcisista e Constelação Familiar

personalidade narcisista

Você já ouviu falar sobre o transtorno narcisista? Antigamente, esse não era um assunto muito comentado, porém, hoje há muita visibilidade para pessoas com a personalidade narcisista! Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o narcisismo e como esse transtorno é visto pela Constelação Familiar. Quer saber tudo? Então continue a leitura!

O que é a Personalidade Narcisista?

A pessoa com o transtorno narcisista é caracterizada como alguém com a constante sensação de superioridade, necessidade de ser sempre admirada. E, por fim, sem empatia nenhuma pelo próximo. 

Por conta disso, quem tem a personalidade narcisista costuma manipular as outras pessoas, além de sempre subestimar a capacidade do próximo. Assim, é muito difícil conviver com alguém narcisista, principalmente quando este faz parte do círculo familiar. 

Ademais, as causas do narcisismo são um pouco desconhecidas, mas normalmente tem a ver com faltas e excessos durante a infância. Por exemplo, falta de carinho ou excesso de satisfações dos desejos infantes. Ou seja, a criação interfere muito sobre como essa pessoa irá ser quando adulta. 

Por fim, a pessoa com personalidade narcisista é muito egoísta, e só busca satisfazer seus próprios desejos, sem pensar no próximo, mesmo que isso destrua algum familiar, como um filho.

O narcisismo e a Constelação Familiar

Um dos transtornos que vejo de modo bem frequente na Clínica de Constelação Familiar é o transtorno narcísico. Assim, ele se apresenta em alguns pacientes e, muitas vezes, nas relações sofridas de pacientes que relatam suas dificuldades com parceiro, chefe, filhos etc. 

Na sociedade atual, vemos com frequência o narcisismo imperando e fragilizando os relacionamentos, na medida que seu objetivo é sempre a aparência, o oportunismo e as trocas não equilibradas estabelecidas com o outro. 

Na maior parte das vezes, a procura por psicoterapia é motivada por um dos familiares do narcisista. Isso porque ele acha importante, por um determinado fracasso ou pela necessidade de descobrir novas formas de melhor se relacionar, com o objetivo de concluir suas metas e desejos.

Por isso, eles não buscam desenvolvimento pessoal, maturidade e autoconhecimento. A ideia é saber mais para melhor controlar o mundo de acordo com os seus desejos. Portanto, são pacientes resistentes e com muita dificuldade de se olharem de modo crítico e real.

As características da personalidade narcisista

O transtorno de personalidade narcisista é uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado da sua própria importância. 

Em decorrência desta inflação de ego, todas as outras características que falarei aqui acabam sendo corroboradoras da manutenção do existir egocêntrico e não empático. 

Essas características são uma profunda necessidade de atenção e admiração. Assim, essas pessoas têm uma sensação de direito e esperam que sejam reconhecidos como alguém especial. 

Para isso, exageram em suas conquistas e talentos. Monopolizam conversas, mostram-se superiores e menosprezam aqueles que veem como alguém inferior. 

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Assim, a tendência é se comportar de modo arrogante e se aproveitar do outro para conseguir o que quer. Neste sentido, a relação é sempre de receber algo que se vê digno de receber. Por isso, eles insistem em ter o melhor de tudo e apresentam uma falta de vontade para reconhecer as necessidades e sentimentos dos outros.

    O narcisismo é um problema?

    Além disso, a pessoa com a personalidade narcisista acha que está sendo sempre invejada, mas sempre inveja o outro. Assim sendo, têm muitas dificuldades em lidar com qualquer coisa que percebam como crítica, não suportam feedbacks, ficam irritados e resistentes.

    Por conta disso, se relacionar com alguém assim é sempre desgastante e motivo de tristezas. Portanto, suas relações são conturbadas. Têm problemas interpessoais significativos, facilmente se sentem desprezados, criticados, reagindo com raiva, críticas e menosprezo ao outro, além de serem muito estressados.

    Na personalidade narcísica há uma dificuldade de regular afetos, emoções e comportamentos. Por isso, essa personalidade é também parente da personalidade autoritária. Pois ambas evitam contatos com outros egos e, desta forma, contato consigo mesmo.

    Assim, há um isolamento de afetos que, se conscientizados, trariam ansiedades reprimidas à tona. O que este indivíduo não quer deixar transparecer são sentimentos de insegurança, vergonha, vulnerabilidade, humilhação. Além do medo de não ser perfeito, medo de dependência, sensação de vazio interior, ódio reprimido sem limites e tristeza –  tão presentes na sua vida. Ou seja, é um problema enorme!

    As causas desse transtorno podem ser genéticas e ambientais. Quando submetidos a pesquisas, os narcisistas apresentam menos volume de massa cinzenta. Esta é a parte do cérebro relacionada à empatia, compaixão, regulação emocional e funcionamento cognitivo. 

    Ademais, as ambientais podem estar inerentes aos desencontros entre pais e filhos. Com excessiva adoração ou excessiva crítica, que é pouco sintonizada com a experiência da criança. Enfim, ser narcisista significa estar no outro extremo de um ideal de amor ao próximo, do desprendimento e da humildade, em favor ao amor ao próximo.

    Conclusão

    Acredito que a Constelação Familiar possa fazer uma grande diferença na compreensão e na vida deste indivíduo. Isso,. na medida em que ela possa trazer à tona suas dificuldades, situações familiares que estão inconscientes. Mas padronizando a forma como este indivíduo pensa e se comporta. 

    No passado, essas crenças foram criadas e, hoje, podem obstruir nossos caminhos. Nas constelações, as nossas crenças são expostas, questionadas e muitas vezes libertadas. 

    Então, o movimento interior a partir da conscientização surge a favor de uma vida melhor e mais equilibrada, o verdadeiro amor se faz presente, a atenção e o respeito também. Portanto, os emaranhados são resolvidos e essa vida mais responsável e feliz é colocada em foco.

    Gostou do artigo? Compartilhe com a gente se você conhece alguém com a personalidade narcisista! Além disso, compartilhe esse texto com seus amigos e garanta que todos saibam o que é uma pessoa narcisista!

    Este artigo foi produzido por Lillian Jacqueline Ruas Lucio, aluna do nosso curso de Constelação Clínica.

    One thought on “Personalidade Narcisista e Constelação Familiar

    1. Vivenciei um divórcio depois de 20 anos, estudando para “tentar” entender o pq um homem deixa com que uma família e esposa sofram por caprichos tolos, cheguei ao TPN. Fiquei totalmente adoecida corpo e alma, comprometida meu processo de cura, cheguei a constelação sistêmica, sei que o Narcisismo não tem cura, porém né pergunto, se uma terapia intensiva com constelação sistêmica não teria êxito nos resultados para “salvar” o pai das minhas filhas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × 4 =