Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Ano novo, vida nova! 10 metas para ter um 2020 em família

Fazer planos com a família no novo ano que chega pode ser tarefa árdua para muitas pessoas. Ainda assim, com força de vontade, é possível construir uma lista de médio prazo para que possam aproveitar do planejamento. Confira 10 metas para pensar e viver um Ano novo, vida nova!

Seja claro quanto ao que é prioridade neste ano

Um erro bastante comum das pessoas ao exclamarem Ano novo, vida nova é não priorizar suas necessidades. Certo, há tempo para panejamentos, mas quanto antes fizer isso, melhor. Isso porque, dentre vários riscos, você pode acabar se acomodando e deixar que a situação o leve.

A fim de evitar isso, pensem no que deve ser prioridade para vocês esse ano. Ninguém quer permanecer estagnado, mesmo que experimente uma situação positiva em sua vida. Sentem para conversar e levantar uma lista de prioridades que pode contemplar áreas como as destacadas abaixo, por exemplo:

  • Estudos;
  • Carreira;
  • Filhos;
  • Saúde;
  • Casamento;
  • Vida social;
  • Viagens;
  • Espaço residencial.

Comecem a criar suas mestas para as prioridades selecionadas

Vocês já sentaram para conversar e agora definiram do que precisam no ano novo. Neste ponto falamos de construir suas metas e como vocês podem alcançá-las individualmente ou em grupo. Por exemplo:

Saúde

Falar que quer ter saúde durante o novo ano de forma superficial torna seu desejo sem tanto aprofundamento. Neste caso, o que você fará conseguir equilíbrio e ter saúde, sendo este os meios e modos? Assim, pense em controlar alguma doença, emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar a alimentação, comer menos processados, entre outras decisões.

Conseguir um cargo melhor

O sonho de qualquer trabalhador é ser reconhecido e ocupar uma posição de destaque e que faça ainda mais diferença. Para isso, é preciso se dedicar em algumas partes para que possa conseguir essa meta. Neste caso, você precisa se qualificar e se alinhar com as necessidades pedidas no mercado.

Casamento

Pensar em melhorar o amor da relação na virada do ano é uma aposta muito bem recomendada. Com o tempo, os casais se acostumam com a presença um do outro, esquecendo que precisam se revitalizar sempre. Desse modo, planeje ações corriqueiras para que a sua ou o seu amado se sinta motivado e confortável para fazer o mesmo.

Pode pensar em jantares fora ou mesmo fazer algo especial em casa, um passeio a dois a um lugar agradável ou apenas fazer algo que o outro gosta.

Evitar procrastinação

Todos nós em algum momento acabamos por adiar tarefas importantes pelos mais variados motivos. Seja pela dificuldade do momento ou mesmo pela preguiça, muitos apostam que lidarão bem com elas no futuro. Acontece que a história pode tomar outro desfecho e a sua vida pode declinar completamente.

Adiar suas tarefas só causará mais estresse, transtornos e afetará a sua saúde. Assim, procure:

Escrever em uma lista tudo o que precisa para hoje

Isso te ajudará a colocar em pauta suas prioridades e urgências com mais controle e clareza.

Horários

Procurem entender em quais horários vocês costumam ser mais produtivos. Desse modo, podem fazer tarefas difíceis com mais rapidez e eficácia.

Evite distrações

Nada de deixar celulares, redes sociais ou e-mails abertos próximo a você. Se quer utilizá-los, use a compensação: assim que uma tarefa for concluída, olhe alguns minutos seu celular como recompensa.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Ter novas experiências

    Sair da zona de conforto deve ser um desejo a ser abraçado com força por toda família. Ainda mais em grupo, é comum que as pessoas se sintam confortáveis demais para prosseguirem. O apego ao momento, lugar e postura que possuem impede que elas façam um avanço.

    Procurando ter novas experiências, vocês se habilitam a romper essa casca e viverem algo novo. Inclusive, pode ser justamente essa abertura que dará inspiração para alcançar as outras metas aqui descritas. Proponha-se a fazer algo diferente neste ano novo, que esteja fora de sua rotina e que te mova a ser mais produtivo e criativo.

    Tente ser realista nas suas escolhas

    A ideia dessa dica é que você não deseje abraçar o mundo sem que possa tocar os dedos do outro lado. Outro erro bastante comum das famílias é criar diversas metas acreditando que poderão cumpri-las. Acontece que quanto mais metas você cria, mais trabalho você terá para realizá-las.

    Concentre-se em poucas metas individuais e em grupo. Por exemplo, se querem viajar, comecem a economizar o quanto antes, pensando nas despesas familiares e pessoais. Tenha em mente que é infinitamente melhor se concentrar e realizar 3 metas do que planejar 10 e não realizar nenhuma.

    Reduzir o estresse

    Observando por alto, sabemos o quanto isso pode ser difícil, ainda mais na situação que podem ser encontrar. Esse estresse que experimentam é fruto direto do modo de vida que vocês se propuseram a ter. Acontece que, com o tempo, isso suga toda a vitalidade e impede que aproveitem as coisas mais básicas da vida.

    Nesse caminho, aprendam a fazer um gerenciamento dessa carga e montem estratégias para diminuí-lo. Por exemplo, montem um repertório que os acalmem, exercícios leves, técnicas de respiração para controlar essa carga e, acima de tudo, saibam dizer “não”.

    Livrar-se dos vícios

    Algum membro da família deve possuir algum vício leve ou não que alimentam diariamente. Cigarros, bebidas, jogos, internet, compras excessivas… À sua maneira, cada ação dessa compromete um grau de sua saúde, seja física, mental, emocional ou mesmo financeira.

    Gradativamente, comece a reduzir os impulsos em consumir qualquer uma dessas drogas. Assim que começar a reduzir o consumo, quando estiver seguro, experimente ficar alguns períodos mais prolongados sem recorrer ao vício. Será difícil, mas o apoio familiar será fundamental para dar o suporte que precisa. Em caso de problemas com abstinência, procure auxílio profissional de instituições adequadas para isso, como o Alcoólicos Anônimos.

    Quitar dívidas

    O ano novo será infinitamente mais agradável se as dívidas pendentes ou mais urgentes estiverem quitadas. Para isso, vocês precisam compreender o orçamento pessoal que possuem e saber para onde o dinheiro está fluindo. Corte gastos que não precisam, se limite a presentes simples e aproveite renda extra do 13° para diminuir dívidas.

    Alimentam o hábito da leitura

    Para começar um Ano novo, vida nova com força, a leitura deve ser abraçada. Esse tipo de exercício ajuda a enriquecer e fortalecer o cérebro, bem como te alimentar culturalmente. A longo prazo, esse hábito te molda a ser uma pessoa mais conectada com seu desenvolvimento pessoal e profissional.

    Estabeleçam como família uma média diária de 10 a 20 minutos para lerem o que mais gostam. Com o tempo, se sentirão mais confortáveis de aumentar esse tempo e apostar em novas leituras. Seja 10 minutos ao dia, ler aos finais de semana ou mesmo 1 livro por mês, apenas implementem a leitura em suas vidas.

    Passar mais tempo com a família

    Por fim, para encerrar as metas de ano novo, trace planos para a família em conjunto. Elaborem situações em que possam passar mais tempo em harmonia e que isso agregue pessoalmente em cada um. Por exemplo, façam um projeto social, aprendam um novo idioma juntos, montem uma horta, viajem juntos. Enfim, há muito que é possível fazer.

    Considerações finais sobre Ano novo, vida nova

    Gritar “Ano novo, vida nova” para passagem de ano é algo comum, mas bastante significativo para todos. A energia de positividade com o novo ano é um ingrediente fantástico para nos impulsionar à melhora. É preciso que se aproveite disso para conseguir reformular a sua e a vida daqueles que ama.

    Com as suas metas estipuladas, hora de colocá-las em prática e buscar os recursos que precisa. Seja objetivo, realista e inclua a participação de todos para que tudo possa dar certo. Afinal de contas, um Ano novo em família com a certeza de que comemoram porque merecem não tem preço.

    Para te ajudar nessa busca, se inscreva em nosso curso de Constelação familiar 100% online. Essa formação pode ser a chave de que precisa para entender suas reais necessidades e te ajudar a abrir a porta de um futuro glorioso. Tenha certeza de que, após as aulas, aproveitar o Ano novo, vida nova adquirirá um gosto único em sua vida.

    One thought on “Ano novo, vida nova! 10 metas para ter um 2020 em família

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezessete − quinze =