Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

O que é constelação organizacional?

Infelizmente, em determinado ponto, uma empresa começa a apresentar declínios quanto ao seu crescimento. Nesse contexto, há funcionários que estão desmotivados, apresentam tensões entre eles, os clientes não se fidelizam… Continue a leitura e entenda o que é Constelação organizacional e como ela pode mudar a face do seu negócio.

O que é Constelação organizacional?

Constelação organizacional é uma vertente da Constelação familiar, contudo voltada diretamente para empresas. Assim como a terapia de origem, esta tem o princípio de identificar padrões de comportamento nocivos que afetem diretamente o crescimento individual. Isso com relação a um grupo específico ou à toda a empresa com relação ao ramo que atua.

Já que uma visão mais direta consegue apenas arranhar a superfície do problema, a terapia pode mergulhar e entender quais os pontos que estão afetando o trabalho grupal. Nesse contexto, vale ressaltar que mesmo um funcionário pode iniciar o desequilíbrio, gerando um efeito em cadeia que compromete todo o sistema.

Onde aplicar?

Essa terapia, como o nome deduz, é indicada às empresas ou entidades que funcionem de maneira semelhante, o que inclui ONGs ou departamentos internos. Assim sendo, imagine cada um desses lugares como o trabalho das abelhas. Cada um tem o seu posto definido, isto é, possuem uma responsabilidade individual que é importante para a colmeia.

Contudo, quando um membro se ausenta de uma atividade, pode danificar todo o processo daquele grupo. Isso porque outros membros dependem de seu trabalho para dar continuidade ao deles. Nesse contexto, quando essa corrente é quebrada, toda a cadeia de funcionamento fica em risco.

Assim, quando isso ocorre, a Constelação organizacional é uma ferramenta importante que é empregada para solucionar os conflitos. Através de dinâmicas, ela consegue identificar e expor as lacunas presentes naquela empresa. Trabalhando especificamente para tratá-las, a terapia pode entender e convencer o funcionário a tomar uma postura mais produtiva e positiva.

Quando aplicar?

Assim que notar que o ambiente laboral está declinando. O mais rápido possível.

Como dito acima, o conflito pode partir de um único funcionário e afetar os demais. No entanto, nada impede que vários outros colaboradores contribuam para isso. O ambiente de trabalho é parte de um fluxo constante e interligado onde várias funções se complementam para um fim específico.

Contudo, ele pode vir abaixo. Um funcionário desmotivado, alguém que sempre chega atrasado ou outra pessoa que não sabe trabalhar em grupo pode ser bastante prejudicial para o todo. Assim, dada a necessidade de se trabalhar bem em grupo, essas indulgências no trabalho são como uma chama para a criação de rixas e conflitos. Nesse contexto, uma má referência sempre é usada como parâmetro.

O constelador ao chegar na empresa poderá trabalhar por grupos de um mesmo setor. Deste modo, poderá visualizar categoricamente o que precisa ser melhorado em cada osso do esqueleto empresarial. As dinâmicas onde os amigos e colegas de trabalho se enxerguem nas visões de seus pares são capazes de mostrar ao terapeuta o que precisa ser mudado com urgência.

Princípios

Assim como na sua matriz, a Constelação organizacional também carrega princípios. São eles que regem o funcionamento da empresa e a põem à frente das concorrentes, já que sua estrutura interna é bem rígida e trabalha em conjunto. Assim, confira alguns dos princípios mais básicos regidos nas empresas:

Ordem

Independente do meio, o princípio da ordem se faz presente. Mais ainda em uma empresa. Nesse contexto, cada funcionário precisa entender e saber que estão sendo regido por uma figura maior. É ela que conduz os esforços necessários para que o lugar continue a funcionar. Essa liderança quando negligenciada gera insatisfações e queixas, fugindo do foco em liderar e podendo beirar a arrogância.

Origem

Quando uma empresa é criada, os fundadores possuem uma visão de como ela deve seguir e como afetará os seus destinatários. No entanto, ao mudar a direção desses esforços, desrespeitando a fundação, todo o trabalho pode se instabilizar e prejudicar sua missão. Geralmente, o desrespeito por esse trabalho acontece quando novos compradores alteram a visão original ao planejar a expansão do negócio.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Hierarquia

    Mais do que nunca esse princípio deve ser tratado de forma primordial. Isso porque quem chegou antes tem prioridade quanto a quem veio depois. Um presidente tem prioridade quanto a um gerente e este possui prioridade quanto a um supervisor e assim por diante. Embora todos sejam importantes, a hierarquia mantém todo o conjunto funcionando.

    Equilíbrio

    Dentro de uma empresa, as relações devem ser pautadas em dar e receber de forma igualitária. Por exemplo, um funcionário que trabalha bem e bastante, mas não recebe uma remuneração de acordo com seus esforços pode causar um problema mais para frente. Isso pode desmotivá-lo e induzi-lo a sair da empresa, já que se sentirá explorado. Todo esforço deve ser reconhecido e retribuído com equidade.

    Benefícios

    Ao identificar as causas do que está afetando o progresso da empresa e tratá-las, é hora de colher os frutos. Empregar a Constelação organizacional no ambiente de trabalho provoca mudanças que podem ecoar por bastante tempo, reverberando em novas aquisições. Assim sendo, confira alguns dos benefícios mais notáveis:

    Produção

    Quando se sentem mais acolhidos e reconhecidos, todos os funcionários refletem isso no trabalho. Eles se mostram mais produtivos, alcançando metas com afinco e até prazer. Para o panorama da empresa, esse é um excelente cartão de visitas: funcionários que gostam e sabem o que fazem.

    Engajamento

    Não bastando entregar mais resultados, os funcionários buscarão também melhorar. Eles se atentarão ao que a empresa precisa naquele momento, mostrando proativos a atender demandas. Mesmo quando o pedido vir de forma externa por um cliente, eles se mostrarão mais sensíveis à necessidade.

    Essa visão mais humanizada quanto aos clientes, devido ao interesse em ajudá-los, é um ótimo indicativo de que a empresa se importa com eles.

    União

    Ao serem constelados, os funcionários se mostram mais próximos um dos outros. Essa união é bastante crucial ao ambiente de trabalho. Isso porque um apoiará o outro, fornecendo as ferramentas que alguém não dispõe no momento para executar uma tarefa. Como agradecimento, este ato tende a ser retribuído e repetido sempre que necessário.

    Trabalho em grupo

    Um dos maiores erros de uma empresa é pensar em alguém como apenas uma pessoa e não parte integrante de um conjunto. O trabalho em grupo mantém uma rede fixa e firme dentro do ambiente laboral. Desse modo, várias pessoas com visões diferentes podem enxergam mais caminhos para a solução de um obstáculo e o exercício é dividido igualmente.

    A Constelação organizacional veio para sanar os problemas que outras terapias não alcançavam. Por vezes, os problemas que afetam aquela estrutura são tão subjetivos ou desconfortantes que não podem ser trazidos à tona de qualquer maneira. E aí entra a terapia em grupo, respeitando a política de funcionamento da empresa, mas trabalhando de forma eficiente.

    Embora toda empresa busque algo diferente, elas também passam por dificuldades parecidas. Apenas a atitude em recorrer à Constelação organizacional mostra que ela tem a capacidade de enxergar as próprias falhas e quer resolvê-las. Esse é o primeiro passo para o sucesso da terapia: aceitar e colaborar.

    Se você enxergou dificuldades ou aspectos que podem ser melhorados em sua empresa, inscreva-se no nosso curso de Constelação organizacional. Ele trabalha diretamente os princípios que regem o bem-estar de um negócio, fazendo a manutenção daquele ciclo de produção de forma efetiva e duradoura.

    Você contará com ferramentas e exercícios funcionais, pondo em prática tudo o que aprender durante as aulas virtuais. As novas experiências que adquirirá em nossas aulas serão essenciais para o bom funcionamento do seu negócio e a projeção do mesmo no mercado externo. Assim, veja por si mesmo o quanto a constelação organizacional pode ser efetiva na teoria e na prática!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1 + dezesseis =