Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Não conte seus maiores sonhos a ninguém

Não conte seus maiores sonhos a ninguém

As pessoas têm o hábito de querer contar aos seus amigos e familiares sobre os seus planos. Contudo, uma boa dica é: não conte seus maiores sonhos a ninguém. Confira no nosso post qual é o motivo de adotar essa atitude.

Por que não devemos contar os nossos maiores sonhos a ninguém?

Quando falamos sobre algum sonho que temos, nós sentimos uma satisfação, pois temos a sensação que já demos alguns passos importantes para realizar esse plano. Aliás, quando vemos as pessoas falando sobre os nossos sonhos, sentimos que estamos atendo as etapas para realizar os nossos desejos.

Saiba que ter essa vontade de falar sobre os nossos sonhos é uma construção social. É como se o nosso cérebro acreditasse nisso que você está falando como algo real, mas a realidade é o oposto disso. Essa sensação de estar mais perto de realizar as nossas metas, dará menos gás nas nossas ações futuras.

Pesquisa

Em uma pesquisa realizada com 163 pessoas tinha objetivo de entender melhor esse processo. O grupo foi dividido em duas partes, e cada um tinha um trabalho para fazer. Uma parte teve que contar sobre os planos a serem trabalhados e outra não contava nada.

Após as apresentações, as pessoas dos dois grupos tinham que realizar essa atividade em 45 minutos. O pessoal que não disse nada trabalhou no tempo estipulado e quando perguntados sobre o progresso, eles diziam que faltava bastante.

Já a outra equipe, levou em média 33 minutos para realizar a atividade e quando perguntando o progresso, eles diziam que já tinham terminado. Porém, eles não tinham finalizado o plano estabelecido.

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que de fato o cérebro confunde o que nós falamos com o que nós fazemos. O grupo que não contou sobre o projeto trabalhou mais e foi realista com o progresso da atividade.

O outro grupo que contou sobre os planos, foi o que menos trabalhou e achou que foi mais produtivo. Então, você já entendeu que a ideia é não contar sobre os seus sonhos e metas para ninguém. Mesmo que já tenha contado, não se sinta mal. Só tente não espalhar mais ou retomar o assunto com a pessoa.

Por isso, se as pessoas tentarem entrar nesse tema, tente desviar a conversa. Assim, você não irá alimentar essa sensação de satisfação, que como vimos é pura ilusão.

Quando podemos contar para alguém sobre os nossos sonhos?

Mas será que não podemos dizer para ninguém mesmo? Isso dependerá do tipo de relacionamento que você tem com a pessoa. Por exemplo, os pais são os nossos próprios torcedores pessoais. Então, compartilhar com eles os nossos planos pode ser bom, pois eles nos darão apoio.

Vale ressaltar algo muito importante. O tema dos seus sonhos não deve ser o único assunto entre vocês. Fale sobre seus sonhos, mas com moderação. Por isso, tente falar mais do que você já progrediu para realizar aquela meta, do que você pretende fazer ainda.

Tenha um caderno para colocar seus sonhos

Uma dica é você ter um caderninho para colocar os seus sonhos. Hoje em dia, como está tudo muito digitalizado, você pode até criar um blog. Claro que ele tem que ser privativo! Só você pode lê-lo e escrever ali sobre seus planos.

Aliás, ter esse espaço, seja digital ou físico, é importante para que possamos nos entender melhor e os nossos pensamentos mais complexos. Então, quando você estiver com muita vontade de compartilhar os seus sonhos, corra para um caderno e escreva sobre quais são os seus planos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Tome cuidado!

    Outro ponto que devemos destacar neste post sobre a expressão não conte seus maiores sonhos a ninguém tem a ver com as próprias pessoas. Porque quem nós achamos que irão nos apoiar nesses planos, na verdade, pode não desejar nenhum sucesso para nós. Você já deve ter conhecido pessoas assim.

    Além disso, alguns estudos apontam que precisamos parar de falar sobre os nossos sonhos com os demais. Porque eles podem influenciar nas nossas decisões, ao trazerem suas percepções sobre o assunto.

    Um exemplo disso é quando somos crianças e dizemos que queremos seguir uma determinada profissão. Mas as pessoas ao nosso redor podem acabar nos desmotivando de seguir esse sonho, dizendo que não somos capazes ou que essa carreira não é tão promissora.

    Saiba mais …

    Um estudo feito com um grupo de alunos os orientou a anotarem seus objetivos semanais em um pedaço de papel e deveriam entregá-los aos pesquisadores. Uma parte desse grupo foi informada de que seus objetivos seriam avaliados e a outra parte não.

    Os estudantes que sabiam dessa análise trabalharam menos para alcançar os seus objetivos, comparando com os que não sabiam. Esse resultado mostra que se as pessoas sabem sobre os nossos planos, não será motivo de uma fonte de motivação para nós.

    Fique esperto(a)!

    Quando falamos para as pessoas quais são os nossos sonhos, pode ser despertado nelas algo negativo. Elas podem começar a se questionar o motivo pelo qual não conseguem as mesmas coisas que nós. Além disso, algumas vão ter a vontade de tentar sabotar os nossos planos para se sentirem mais felizes.

    Essa situação pode acontecer em todos os âmbitos da nossa vida, seja pessoal ou profissional. Aliás, isso ocorre com pessoas que não temos a menor ideia de que poderiam ter essa vontade de nos sabotar.

    Quando dizemos sabotar, não necessariamente pode ser uma ação como vemos nas novelas e nos filmes. Mas, sim, de pequenos comentários, por exemplo, “será que vai dar certo?” ou “isso não é muito a sua cara”. Ou até mesmo tendo energias ou pensamentos negativos sobre os seus sonhos.

    O que precisamos é confiar em nós mesmos

    Por isso, é importante você estar atento aos relacionamentos que você tem. Outro ponto para ser levado a sério: ao definir uma meta, questione-se o motivo que está levando você a fazer isso isso. Aliás, pergunte-se se você quer isso para a sua própria felicidade ou para agradar a outras pessoas.

    Então, acredite em você e nos seus sonhos. Não deixe que os demais digam o que você deve fazer, pois só você sabe seus limites e suas potencialidades. No fim, só podemos contar com nós mesmos para realizar os nossos maiores desejos.

    Considerações finais sobre não conte seus maiores sonhos a ninguém

    Para entender mais sobre esse tema, te indicamos a conhecer o nosso curso de Constelação Familiar. Com as nossas aulas 100% online, você tem acesso ao mais completo conteúdo sobre o assunto. Além disso, você poderá estar apto para a profissão do futuro.

    Por fim, deixamos aqui o nosso recado: não conte seus maiores sonhos a ninguém, guarde para si e trabalhe em silêncio. Porque coisas boas acontecem quando a gente acredita, especialmente, em nós mesmos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezenove − catorze =