Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Há amigos mais chegados que irmãos

Há amigos mais chegados que irmãos

Você já pensou que realmente há amigos mais chegados que irmãos? E sabe quem disse isso? Parece um simples ditado popular, mas não é! Então, confira mais sobre essa frase no nosso post e, ao final, teremos um convite para você.

Onde está escrito que há amigos mais chegados que irmãos?

É muito comum ouvir frases ou expressões, mas não fazermos a mínima ideia de onde elas vieram.
Por isso, iremos te dizer em que lugar está escrito “Há amigos mais chegados que irmãos”. A frase está na Bíblia, mais precisamente em Provérbios 18:24:

“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”

O que significa amizade?

Se dermos uma olhada no dicionário, a palavra amizade estará definida como um sentimento de grande afeição, além de ser um apreço entre pessoas. Essa relação parece ser muito mais do que uma simples definição.

A sentimos como um dos relacionamentos humanos mais importantes que temos. Aliás, envolve o conhecimento mútuo e lealdade ao ponto do altruísmo. Essa lealdade é o principal pilar da amizade.

Por isso, podemos ter um amigo mais chegado que um irmão.Isso não significa que o nosso irmão seja uma pessoa ruim, mas sim que nessa amizade compartilhada há um troca de lealdade inestimável.

Entenda mais…

Além disso, tem amizades que sobrevivem a qualquer mudança. Porque não importa o lugar, tempo ou condições, essas amizades ultrapassam essas barreiras. Parece que é uma aliança eterna ou um elo inquebrável.

Ao mesmo tempo, um amigo verdadeiro é aquele que chora com você quando está triste e se alegra no seu momento de felicidade. Sem nenhum tipo de inveja pelo seu sucesso. Por isso, costumam dizer que os amigos são irmãos que escolhemos.

Como ter um amigo?

Mas, como ter um amigo mais chegado que um irmão? Não existe uma resposta concreta ou uma fórmula que funcione para todos. Contudo, listamos cinco dicas simples para poder ter uma amizade que traga benefícios.

1 – Dê atenção às pessoas

Parece bobo, mas é preciso dar atenção às pessoas para que haja uma interação e uma possível amizade possa florescer. Então, deixe o celular de lado e tenha uma conversa com as pessoas ao seu redor.

Após esse contato inicial, tenha uma postura mais acessível e com o tempo, as pessoas poderão se tornar seus amigos!

2 – Seja simpático com as pessoas

Ser simpático não faz mal a ninguém, pelo contrário! Por isso, procure ser mais sorridente e ter humildade para poder ver outros pontos de vista. Dessa forma, você passará uma imagem de uma pessoa simpática.

Pois, sabemos que somos todos diferentes um do outro. Então, ter respeito às opiniões dos demais, te ajudará no processo de construir uma amizade.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    3 – Tenha paciência para ouvir

    Enquanto estiver numa conversa, tenha paciência para ouvir. A outra pessoa logo perceberá a sua atenção e ela se sentirá respeitada e querida por você. É muito comum nos dias atuais, a gente só se preocupar em falar. Dessa forma, porém, perdemos a oportunidade de escutar o próximo.

    Por sua vez, isso pode acabar desperdiçando a chance de fazer uma amizade. Então, ao conhecer uma pessoa, ouça o que ela tem a dizer e a história dela. Já que desta forma, você poderá encurtar o caminho para ter uma boa amizade.

    4 – Saia da sua zona de conforto

    Infelizmente, os nossos melhores amigos podem não estar no nosso bairro ou na nossa escola/ faculdade. Então, é indicado sair da sua zona de conforto e parar de adiar as novidades que você deseja conhecer!

    Por isso, se você tem um sonho em aprender um instrumento ou praticar um novo esporte, não deixe para depois. Comece a fazer aulas agora mesmo. Pois, são nesses lugares novos, que você pode encontrar novos amigos.

    5. Compreenda a importância das amizades

    Há muitas pessoas que se queixam de ter poucas amizades, porém não valorizam os que já têm da maneira que eles merecem. Então, uma das formas para fortalecer e poder aumentar seu círculo de amizades é dar mais valor aos seus amigos.

    Assim sendo, demonstra carinho e afeição para eles e não os descarta por qualquer motivo. Aliás, você não precisa de amigos que pensem da mesma forma que você pensa. O que você precisa é de amizades que sejam baseadas no respeito e lealdade.

    A importância da amizade

    Os amigos são as coisas mais importantes na vida de qualquer pessoa. A amizade é sobre poder partilhar as tristezas e alegrias, os fracassos e sucesso, as desilusões e expectativa. Aliás, a amizade nos ajuda a tornar pessoas melhores, já que ficamos mais conscientes do que o outro precisa.

    Além disso, ser amigo é aceitar a pessoa do jeito que ela é e respeitá-la em suas escolhas. Isso não significa que é simplesmente concordar com tudo o que o amigo faz. Mas, se necessário, aconselha-lo e ajudá-lo a lidar com as consequências.

    Por fim, podemos dizer que um amigo é aquele que te resgata de um dia mais vazio e te impulsiona para frente. Então, curta os seus amigos e mesmo aquelas amizades que ficaram “mornas”, por conta do tempo, relembre os momentos com carinho.

    Os benefícios da amizade para a nossa saúde

    A amizade nos traz benefícios para cada etapa da nossa vida. Na infância, ela nos ajuda a ser mais cooperativos, pois aprendemos a dividir as coisas. Quando somos adolescentes, os amigos nos ajudam a desenvolver um psicossocial saudável, além das trocas de informações. Pois, é nessa fase em que passamos por diversas mudanças.

    Já na etapa adulta, a amizade nos auxilia a lidar com as adversidades de nossa vida. Além disso, os amigos nos encorajam a ter o autocuidado, como: parar de fumar e beber ou procurar um médico, se necessário.

    Na terceira idade, a amizade pode diminuir o risco de desenvolver deficiências de locomoção. Aliás, os idosos com bastante amigos aumentam em 22% as chances de ter uma vida mais longa quando comparado com idosos com poucos ou sem amigos.

    Mensagens sobre amizade

    • “Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece. Quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento.” (Autor: William Shakespeare)
    • Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada.” (Autor: Carlos Drummond de Andrade)
    • “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.” (Autor: Sócrates)
    • A amizade é um amor que nunca morre.” (Autor: Mario Quintana)

    Considerações finais sobre há amigos mais chegados que irmãos

    Por fim, te perguntamos: você acredita que há amigos mais chegados que irmãos? Independentemente da sua resposta, temos um convite para você. Conheça o nosso curso online de Constelação Familiar. Com ele, você saberá mais sobre a amizade e outras relações humanas. Não perca essa chance e inscreva-se agora mesmo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    3 + cinco =