Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Método de Bert Hellinger para constelação familiar

Método de Bert Hellinger

A princípio, muitas pessoas sentem que não conseguem avançar em suas vidas e se livrarem da influência negativa que afeta sua família. Mesmo que não saibam explicar, elas sentem que alguma as prende e impede que cresçam na vida. Para explicar melhor essa situação hoje nós conheceremos o método de Bert Hellinger.

O que é o método de Bert Hellinger?

O método de Bert Hellinger, ou Constelação familiar, é uma abordagem terapêutica para as pessoas resolvem conflitos pessoais. Por meio dessa metodologia nós conseguimos reavaliar as nossas questões e necessidades pessoais com outra perspectiva. Não só nós conseguimos encontrar a raiz do problema, mas aprendemos a lidar com ele.

Com a ajuda da metodologia de Bert Hellinger nós ampliamos a nossa percepção em torno de um problema. Além disso, as pessoas envolvidas nessa questão têm um retorno positivo na vida delas. Dessa forma, a pessoa que trabalhou uma questão na Constelação familiar se torna capaz de trazer solução para o grupo todo.

Logo que uma pessoa participa da Constelação ela aprende a se ouvir e perceber o que causa dor a ela. Em seguida, ela aprende a desenvolver autoconhecimento a fim de transformar a sua postura em relação ao problema. Assim, a pessoa pode lidar melhor com o acontecido de forma mais segura, consciente e tranquila.

A metodologia de Bert Hellinger não é uma terapia

Quando nós afirmamos que o método de Bert Hellinger não é terapia nos referimos à maneira como o processo funciona. Em suma, o cliente não fará várias sessões e não precisa fazer terapia clínica para ser atendido. Porém, se o cliente já faz terapia, a Constelação o ajudará a ver as suas questões com outra percepção.

Como resultado, o cliente pode melhorar os resultados que ele obtém com o tratamento convencional por meio da Constelação. Além disso, a metodologia de Bert Hellinger é caracterizada por ser uma sessão única para resolver uma questão. Sendo assim, o cliente pode resolver um conflito pessoal em apenas um encontro ou em poucas sessões.

Enquanto é atendido o paciente reconstrói o seu sistema familiar auxiliado pelo constelador. Dessa forma, o cliente acessa o campo morfogenético da família para compreender como suas relações familiares foram construídas. Logo, o paciente identificará as razões pelas quais o sistema familiar se desequilibrou e o afeta tanto.

Trabalho terapêutico em conjunto

Você pode recorrer ao método de Bert Hellinger e aplicá-lo uma ou mais vezes numa questão. É necessário que você compreenda o que deseja observar para, assim, determinar o número de sessões necessárias. Ainda que terapeutas clínicos conheçam o método, apenas consteladores formados podem aplicá-lo.

O constelador tem o objetivo de ajudar o cliente a observar um ponto da sua vida que precisa de solução. Caso queira, o paciente pode retornar à terapia convencional para conversar a respeito do que a Constelação mostrou para ele. Assim, o cliente pode ter resultados além do esperado.

O que podemos trabalhar na metodologia de Bert Hellinger?

Com o método de Bert Hellinger nós adquirimos uma percepção mais sensível a respeito das nossas vidas. Em outras palavras, nós conseguimos lidar com as nossas questões pessoais e resolver um conflitos familiares de forma consciente. Se necessário, você pode levar para a Constelação:

  1. Bloqueios emocionais que impedem você de prosseguir na vida
  2. Conflitos pessoais com familiares ou parceiros
  3. Dificuldade para se relacionar com outras pessoas
  4. Lidar com a tensão de uma sociedade que foi desfeita
  5. Perdas familiares que ainda causam dor
  6. Problemas que a depressão provoca em sua vida
  7. Relacionamentos que terminaram e causaram sofrimento
  8. Saída de um emprego ou demissão abrupta
  9. Vida profissional que parece não melhorar

Benefícios do método Hellinger

Assim que você usar o método de Bert Hellinger para resolver os seus conflitos mudanças importantes acontecerão na sua vida. Mesmo que pareça algo de outro mundo para algumas pessoas, a metodologia de Bert Hellinger é uma ajuda bastante eficaz. Tanto que os benefícios mais frequentes desse método terapêutico são:

  1. Ajuda cada pessoa a encontrar o seu lugar no sistema familiar
  2. Ajuda o cliente a romper padrões e comportamentos condicionados que prejudicam a sua vida
  3. Integração de conflitos para que essas questões não resolvidas e não causem mais dor.
  4. Identificação de emaranhados escondidos em nosso sistema familiar
Leia também:  Mensagem de natal para crianças: 4 frases

Como escolher o tema da Constelação?

É provável que algumas pessoas fiquem inseguras na hora de escolher o tema do método de Bert Hellinger. Afinal, todos nós carregamos diversas questões em nossas vidas que precisam de atenção e resolução. Por isso que você deve escolher os comportamentos e situações prejudiciais que se repetem na sua família.

Um cliente pode entender dentro da Constelação o motivo pelo qual ele não se dá bem com alguém, por exemplo. Muitas pessoas também alimentam sentimentos negativos em relação as outras, ainda que não compreendam o motivo. Ou você pode constelar a sua vida profissional a fim de compreender o que te impede de progredir.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Seja como for, você ampliará a sua percepção, encontrando, assim, uma solução até então desconhecida. Com a Constelação, as pessoas podem aprender a se afastar de um problema para resolvê-lo sob outra perspectiva. Se possível, você precisa experimentar esse método a fim de enxergar a vida com novos olhos.

Encontrando o seu lugar

Para os clientes, um dos maiores benefícios do método de Bert Hellinger é localizar do lugar deles no sistema familiar. Muitas pessoas se veem deslocadas na família, ainda que sintam que são amadas por ela. Como resultado, elas sentem que esse afastamento não permitem que sejam felizes como merecem.

Sendo assim, as pessoas encontram na Constelação a orientação e espaço que precisam para se localizarem no mundo. Desde que elas se comprometam com esse propósito, podem reconectar os laços afetivos, influenciando na mudança familiar. Ademais, os clientes da Constelação compreendem melhor como podem reconstruir a própria carreira, se assim desejarem.

Quanto mais uma pessoa entende a si mesma, mais ela percebe o valor que possui. Todos nós somos capazes de grandes realizações logo que descobrimos a sensação de pertencer a um lugar e ter propósito.

Considerações finais sobre o método de Bert Hellinger

O método de Bert Hellinger tem o intuito de trazer clareza e percepção para as nossas vidas. Ainda que nós não percebamos, deixamos que a nossa visão natural do mundo seja limitada pelas experiências da vida. Como resultado, nós acabamos não percebendo as razões pelas quais nossas vidas são do jeito que é.

Mas calma, pois Bert Hellinger na Constelação familiar nos ajudou a perceber aquilo que estava escondido de nós. Por causa do trabalho dele que muitas pessoas têm liberdade para serem quem são, se sentindo confortáveis com escolhas próprias.

E você pode ser uma delas caso se inscreva em nosso curso online de Constelação e aprenda o método de Bert Hellinger. O curso te ajudará no desenvolvimento do seu autoconhecimento e ampliação da sua perspectiva do mundo. Assim, você pode explorar o seu potencial interno, sendo capaz de transformar o mundo à sua volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =