Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Casais empreendedores: 5 benefícios e 4 cuidados

casais empreendedores

Empreender é um sonho de muitas pessoas até mesmo para aquelas que vivem uma vida a dois. Então, confira aqui no nosso post sobre casais empreendedores, além de 5 benefícios e de 4 cuidados dessa prática.

Casais empreendedores

O empreendedorismo em casal é um bom caminho para quem quer abrir uma empresa. Poder compartilhar a gestão e as tomadas das decisões com uma pessoa que você conhece muito bem é uma boa experiência de negócio. Além disso, a harmonia encontrada no amor pode se repetir na gestão de uma empresa.

5 benefícios

Veja agora quais são os benefícios de empreender em casal, confira:

União de habilidades

Quando estamos vivendo uma vida a dois, temos a sensação de que um complementa o outro. No mundo do empreendedorismo, essa ideia faz mais sentido, pois as qualidades de cada um pode se somar e ser benéfico para o negócio.

Além disso, o casal pode dividir as tarefas de acordo com as habilidades de cada um. Com isso, a produtividade pode subir, há uma sobrecarga de trabalho menor para cada um e até mesmo não ocorra competições entre o casal.

Compartilhar um mesmo sonho

Outra vantagem em empreender como casal é a possibilidade de que os dois possam trabalhar naquilo que de fato amam. Aliás, fazer aquilo que gosta junto com uma pessoa que ama só tende a dar mais felicidade ao realizar as atividades.

Neste caso, o empenho de cada um se soma e torna o investimento mais bem sucedido. Com isso, o casal poderá compartilhar os sonhos e a felicidade de cada conquista.

Persistência e resiliência

Qualquer tipo de negócio está à mercê de sofrer alguma adversidade. Contudo, poder partilhar as dificuldades desse ramo com alguém que se ama é uma boa saída. Aliás, essa união entre os dois pode facilitar a encontrar caminhos a seguir quando passam por algum problema.

Afinal, a principal fonte de renda do casal é esse negócio. Então, se ele não anda bem acaba afetando toda a família, principalmente se houver filhos.

Planejar o futuro juntos

Um casal que planeja o futuro juntos têm mais chance de manter o relacionamento. Por isso, ter um negócio em conjunto pode ser algo positivo na relação conjugal. Afinal, os dois possuem os mesmo objetivos e querem realizar esses sonhos.

Motivação e confiança

Como o negócio pode ser algo muito volátil, é muito comum em alguns momentos haver desmotivação para realizar as tarefas. Além disso, até o pensamento de desistir de tudo é normal, contudo ter um parceiro pode ajudar a sair dessa situação.

Por fim, ter uma pessoa de confiança ao seu lado para passar esse momentos é benéfico para os negócios. Isso porque se há uma relação saudável entre as duas pessoas, a empresa tende a usufruir desse fenômeno para alavancar.

Casais empreendedores: 3 cuidados

Contudo nem tudo é flores! Já que ter um negócio com o cônjuge pode causar muitos problemas tanto na vida pessoal quanto profissional dos dois. Então, confira nos próximos tópicos três cuidados que precisam tomar ao desejar empreender em casal.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Vida profissional X vida da pessoal

    Um dos erros mais comuns em casais que decidem empreender é levar os problemas do trabalho para a casa ou vice-versa. Por isso, é importante ter maturidade para não deixar que isso aconteça.

    Então, segue uma dica: crie uma rotina. Com isso, vocês poderão saber quando é hora de falar sobre os negócios ou da vida pessoal. Por exemplo, quando for discutir sobre a empresa será em determinado horário e debater sobre a relação em um outro momento.

    Mas é preciso tomar um certo cuidado: empreender em casal não dá aval para que assuntos delicados não possam ser discutidos. Ou seja, é necessário estabelecer o local e o momento para falar sobre o tema.

    Dinheiro

    A questão financeira é a causa de muitas discussões entre casais, sejam empreendedores ou não. Contudo, quem divide o negócio com a pessoa amada, tende a ter mais problemas nessa área. Isso porque pode ter conflito de interesses dos dois lados.

    Por isso, é importante falar sobre o dinheiro de forma mais transparente possível. Alguns especialistas em finanças indicam que os dois devem dividir um mesmo plano financeiro. Além disso, os dois devem respeitar isso para que haja frutos positivos.

    Outra regra é não misturar as contas da empresa com a da família. Aliás, seria ideal se tivesse uma pessoa de confiança que pudesse cuidar da contabilidade do negócio.

    Diferenças

    Como já falamos no post, o casal que decide empreender juntos precisa saber respeitar as diferenças um do outro. Já que reconhecer o ponto de vista do outro é um exercício muito inteligente que serve para identificar outros olhares sobre os negócios. Com isso, poder traçar novas metas que agradam os dois.

    Assim como em qualquer relacionamento em que nem tudo é 100%, nos negócios isso também acontece. Por isso, é importante ter respeito e tolerância, se não a empresa pode impactar de maneira negativa a relação do casal.

    Dicas para casais empreendedores

    Tenha equilíbrio

    Hoje em dia é muito comum levar o trabalho para casa por conta do home office. Porém, tome cuidado com isso, porque por mais que seja fácil resolver as coisas do negócio no conforto do lar, isso não é algo bom.

    Por isso, tenha o equilíbrio e saiba o momento e o local certos para cada coisa. Uma vez que se uma pessoa do casal seja mais workaholics, outro pode ficar ressentido. Então, separe muito bem os espaços de trabalho e as funções.

    Sonhem juntos

    Como já dissemos no início do post, os dois irão compartilhar o sonho de ter o próprio negócio. Aliás, eles terão a chance de que, conforme o tempo for avançando, possam alinhar as novas metas.

    Contudo, eles devem concordar com esses novos rumos para a empresa, se não a infelicidade de um pode influenciar muito a saúde do negócio.

    Respeite as ideias do outro

    O respeito é uma peça importante em qualquer relação amorosa. Nos negócios, é preciso ter cuidado e manter a calma em momentos mais delicados para não ofender ninguém. Já que essas divergências podem ser levadas da empresa para a casa.

    Além disso, nada de bom poderá sair de uma discussão acalorada. Então, respire fundo e não fale a primeira coisa que vem à cabeça e tenha empatia pelo outro.

    Lembre-se: o casamento é o mais importante

    Por último, é necessário ter em mente que o casamento ou relação amorosa deve estar em primeiro lugar. As discussões de negócio ou da casa devem ser mantidas no lugar de origem e não ser levada para o outro lado. Afinal, o fim da empresa pode ser o fim do casamento ou vice-versa.

    Considerações finais sobre casais empreendedores

    Esperamos que o nosso post tenha te ajudado a entender melhor sobre como empreender em casal. Mas sabe uma forma de poder conciliar a vida do casal com a da profissional? É entender mais sobre a Constelação Familiar.

    Por isso, te convidamos a conhecer o nosso curso de Constelação Familiar 100% online. Com as nossas aulas você poderá desenvolver seus conhecimentos sobre a área. Além disso, você entenderá como prevenir e resolver conflitos, e gerir equipe de equipes de trabalho.

    Então, se você gostou do nosso post sobre casais empreendedores, comente abaixo o que achou. Aliás, não deixe de saber mais sobre o nosso curso.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 + onze =