Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

5 mensagens para filhos refletirem

É fácil nutrir algum tipo de ressentimento com relação aos nossos pais. Em geral, eles são as primeiras pessoas que conhecemos no mundo. Além disso, são as primeiras pessoas que nós vemos falhar. Assim, com eles morre a ilusão de que pessoas são perfeitas e que as pessoas que foram destinadas a cuidar de nós… erram. Como quaisquer outras. Tendo isso em mente, vamos trabalhar aqui 5 mensagens para filhos refletirem sobre o que é ser pai.

Dentre as frases que separamos, teremos vários autores conhecidos. Artistas, filósofo e escritor, compõem a nossa lista mensagens para filhos refletirem, como:

  • William Shakespeare;
  • a banda Charlie Brown Jr.;
  • Jean Jacques Rousseau.

Então, sem mais delongas, vamos ao nosso post!

A comparação é uma ladra de alegria

Calma, esta famosa frase ainda não faz parte da nossa seleção de mensagens para os filhos refletirem. Na verdade, gostaríamos de dar um pontapé na discussão.

Você se lembra que nós dissemos que, de modo geral, nós vemos os nossos pais errando primeiro. Por sua vez, isso gera muito material na nossa memória para que comparemos nossos pais com os pais dos outros. Não é verdade? O pai do nosso colega de escola é muito mais legal com a gente do que as pessoas cansadas que vivem na mesma casa que nós.

O outro sempre parece ter o bom e o melhor. No entanto, é importante não esquecer que o outro não é a nossa família. Além do mais, o que será que esse “outro” tão desejado faz quando as pessoas não estão olhando? Não seriam uma família normal como qualquer outra? É uma ilusão pensar que porque os nossos pais falham, os outros são melhores do que eles. Dito isso, seguimos para as nossas 5 mensagens para filhos refletirem.

5 mensagens para filhos refletirem

1 – Quem não respeita o pai, não respeita ninguém porque um homem de verdade vai ser pai também. (Charlie Brown Jr)

A canção Não Uso Sapato, de Charlie Brown Jr, é um material bacana para dar início à nossa seleção de mensagens para filhos refletirem. Nela, reflete-se um pouco a respeito de como o mundo dá voltas e nós nem sempre reparamos. Esse é um fato que se observa muito nos discursos dos pais quando eles fazem algo que os filhos de alguma mentira reprovam.

Quem nunca ouviu a famosa sentença “quando você tiver um filho vai saber o que eu estou passando”?

Essa frase é uma das verdades que acabamos comprovando na prática. Tanto é que acabamos repetindo por gerações e gerações. Assim sendo, caso não tenha filhos ainda e sinta seu relacionamento com seus pais estremecido, lembre-se que eles também estão aprendendo a paternidade. Ou seja, ser pai e mãe é algo que se aprende na prática. Muitas vezes, suas decisões serão questionadas.

No entanto, o foco dessa mensagem da música do Charlie Brown é que você um dia sentirá aquilo que move as ações dos seus pais. No momento em que elas te afligem, você não compreende por que só consegue pensar com os olhos da razão. Contudo, quando o seu coração começar a bater fora do corpo, como dizem muitos pais, você entenderá o que motiva muita coisa que você um dia não entendeu.

Começamos muito bem a nossa lista de mensagens para filhos refletirem, não é mesmo? Então, por isso, comente abaixo o que você está achando do nosso post.

2 – Ser pai é viver uma outra vida, pelos olhos de uma outra pessoinha, seu filho. (Glauber Lima)

Essa é uma das mensagens para filhos refletirem que parece bonita, mas na verdade é bastante preocupante. Há pais que acabam entendendo que a vida dos filhos pertencem a eles de alguma maneira. No entanto, há uma grande diferença entre ser o responsável legal de alguém e ser dono dessa pessoa. 

A paternidade e a maternidade fazem parte da vida das pessoas e, geralmente, várias ideias de como devem funcionar estão sempre presentes. Ouvimos coisas como “não criamos os filhos para nós, mas para o mundo”. Contudo, também se escuta o famoso “filho é nosso coração batendo fora do peito”, como lembramos mais acima.

Entre tantas definições sobre o que é ou não ser pai, é fácil ficar um pouco confuso. Assim, seja compreensivo com seus pais. No final das contas, são só pessoas tentando aprender o que é essa experiência e como fazer o melhor de tudo isso pelo seu bem.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    3 – A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui. (Jean Jacques Rousseau)

    Essa é uma das mensagens para filhos refletirem que é muito importante tendo em vista algo que os pais nem sempre reparam. Para muitas pessoas, a educação é algo que fica a cargo da escola, de modo que é preocupação do governo ou de outras instituições. No entanto, algo que eles não notam é que viver é dar exemplo. 

    A maneira como nós vivemos é algo em que nossos filhos estão de olho praticamente o tempo inteiro. Assim, como agimos em uma discussão, nossa índole e manifestações do nosso caráter são coisas que podem ser copiadas facilmente.

    Como abordar o assunto

    Nesse contexto, lembre seus pais de que vocês estão aprendendo com eles. Não o faça com o objetivo de acusar, no entanto. É bacana comentar algo legal que você observou e aprendeu sem ter sido instruído especificamente, para que seus pais tenham a noção de que você está fazendo esse processo de observar e aprender.

    Por exemplo, que tal comentar com uma visita: “Ah, eu aprendi a falar bem assim com minha mãe. Ela nunca me ensinou, mas eu sempre vi a maneira ponderada com que ela lida com as outras pessoas.” Essa é uma maneira sensata e delicada de dizer “eu te vejo”.

    4 – É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho. (William Shakespeare)

    Será que os seus pais conhecem você ou apenas pensam que sim? Será que você acha que seus pais não te conhecem ou você apenas acha isso? Essas são questões importantíssimas sobre as quais todo filho deveria refletir. Em muitas ocasiões, os filhos se afastam tanto dos pais emocionalmente falando que é normal ouvir um “eu já não te conheço mais”.

    No entanto, às vezes, é você que acha que seus pais não te conhecem quando eles tentam te proteger de uma experiência que sabem ser maléfica. Nessa conjuntura, quem é o sábio? Aquele que tenta proteger o que conhece ou aquele que se aventura sem se conhecer tão bem? 

    5 – Não devemos moldar os filhos de acordo com os nossos sentimentos. (Goethe)

    A última de nossas mensagens para filhos refletirem destaca a importância de valorizar as diferenças. Isso é algo que vale tanto para o filho pensar quanto para os pais. Saber reconhecer que nossos filhos não serão parecidos conosco previne contra vários tipos de decepção diferentes. Como falamos acima, é normal esperar que eles façam escolhas melhores para tudo.

    Contudo, o filho não é uma redenção dos erros do passado. Em algum momento, isso tem que ficar muito claro. Crianças não nascem para fazer as pazes entre o passado do pai e o futuro. Elas nascem com vontade e força singulares, próprias delas.

    Assim, também não se sinta culpado por não satisfazer expectativas irreais dos seus pais. Embora machuque seguir um caminho diferente, essa é a sua vida e não a vida deles.

    Considerações finais: mensagens para filhos refletirem

    Agora que você leu essas mensagens para filhos refletirem, já sabe que o relacionamento entre pais e filhos pode ser carregado com alguns conflitos. Caso esteja passando por algo similar em casa ou queira trabalhar com lares, que tal se matricular em nosso curso de Constelação Clínica 100% online? Oferecemos uma base sólida para que você aprenda a lidar com questões familiares de maneira sensível e efetiva. Confira!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    um × um =