Constelação Familiar

Luto de Vó ou de Vô: 10 frases carinhosas

luto da avó

Sem dúvida a morte de um ente querido nos deixa uma marca para sempre, geralmente nossas primeiras abordagens com tais perdas são na infância ou adolescência, mais especificamente com a morte de nossos avós. O luto de vó não é fácil de superar, por isso trouxemos lindas frases de luto abaixo para confortar o seu coração.

10 frases carinhosas de luto de vó

“Vó, seus dias de luta terminaram e agora a senhora pode descansar. Sentirei saudades!” — Marianna Moreno

“Não é fácil perder a quem amamos, fica um vazio, um adeus constante, tantos porquês, tantas lembranças. Tanto amor, tanta saudade. Mas tenha uma certeza: não foi um adeus… é somente um até breve.” — Suelen Soares L

“Agora só me restam as lembranças de tudo que a senhora fez e me ensinou. Sempre vou te amar, vó!” — Marianna Moreno

“A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração.”— Fênix Faustine

“A dor de perder alguém é aquela que dói na alma, aquela que não passa, só é amenizada, mas que sempre será lembrada.” — Michel Benchimol

“A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida, um dia reencontrar.” — Padre Fábio de Melo

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” — Apocalipse 21:4

“Os justos são tirados
para serem poupados do mal.
Aqueles que andam retamente
entrarão na paz;
acharão descanso na morte.” — Isaías 57:1-2

“Guardo as memórias da minha avozinha no fundo do meu coração para mantê-la o mais viva possível dentro de mim.” — Mensagens de conforto

Mensagens de luto

“Querido avô, espero que Deus receba de braços abertos aquele que sempre me deu tanto amor e carinho.

Tive o melhor avô que uma neta pode desejar ter na vida e sei quanto se esforçou para que nunca me faltasse nada. Descanse em paz, avô querido!” mensagens de conforto — mensagens de conforto

Luto

Os avós estão entre as primeiras pessoas com quem temos contato e que mais amamos na vida, mas infelizmente gostaríamos de os ter sempre ao nosso lado.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Algum dia eles partirão e às vezes até mais cedo do que gostaríamos.
    Todos temos boas recordações com os avós, brincadeiras com o avô, quando a avó preparava a nossa comida ou sobremesa preferida,a cumplicidade de ambos, porém é possível que venhamos a ver a morte dos avós com uma certa naturalidade.

    Desde quando somos novos presumimos que eles irão embora antes dos jovens, no entanto, perdê-los pode ser extremamente doloroso se tivermos crescido com eles ou os tivermos visto com muita frequência.

    Superar a morte de um avô não é uma tarefa fácil, por isso aqui estão alguns passos que podem ser seguidos para melhor lidar com a perda:

    A primeira coisa que devemos saber é que para termos um processo de luto mais saudável, precisamos sempre falar a verdade, explicar o que aconteceu ao estar informado permite-nos assimilar melhor o que aconteceu e, assim, sermos capazes de compreender as etapas do luto que iremos percorrer.

    – Reconhecer sentimentos e compreender que sentir-se triste, zangado, impotente, sem esperança, etc., é normal diante da perda, é um luto que leva tempo e é importante respeitar os tempos de cada pessoa, cada um vai levar o seu ritmo em face da perda.

    – Liberar sentimentos através da expressão é de grande ajuda, não devemos reprimir emoções, pois pode gerar alguma dificuldade no futuro antes de um evento semelhante, apoiar você de entes queridos nesses momentos é muito benéfico, mesmo seus próprios pais melhor do que ninguém. Entenda sua dor, pois eles também sofrem com essa perda.

    A perda de um avô é realmente superada?

    É importante entender que dificilmente superaremos completamente a morte de um avô e não quero dizer algo negativo, ou que superá-lo implica em esquecê-lo, é simplesmente entender que uma pequena parte de nós foi com eles, que aprenderemos de conviver com essa ausência e que com o passar do tempo, embora continuemos sentindo saudades, podemos nos lembrar deles sem sentir dor,

    Dessa forma, a dor não nos impedirá mais de seguir em frente com nossas vidas. Realizar nossas tarefas, retomar nossas atividades diárias, relembrar como os avós curtiram a vida e que ainda estamos aqui para fazer o mesmo, é fundamental para avançar no processo de luto.

    A morte é uma parte natural da vida

    Embora a morte seja um processo doloroso pelo qual as pessoas devem passar quando um ente querido parte, é uma parte natural da vida. É preciso fazer com que os filhos entendam que o avô estava pronto para morrer porque sua idade (ou doença) decidiu que estava na hora.

    Mas é muito importante que você não use expressões como “o avô foi dormir” porque é provável que seu filho tenha medo de dormir. É melhor ser honesto e explicar as coisas de acordo com a idade, mas levando em conta a realidade da questão. Ou seja, adoçar as palavras para que entendam que os avós não vão voltar.

    Você deve comparecer ao funeral?

    Decidir se as crianças devem ou não comparecer ao funeral dos avós é algo que deve ser feito levando em consideração como cada criança é .

    Algumas crianças conseguem lidar melhor com um ambiente muito emocional, enquanto outras podem ter mais dificuldades. Crianças pequenas também podem ficar confusas com o que podem ver, porque não conseguem entender o que está acontecendo.

    Pode ser difícil para você entender como seu avô está no subsolo, ou por que o colocaram em uma caixa ou por que ele é cinzas em um recipiente fechado.

    Considerações finais sobre luto de vó

    Em tempos tristes e difíceis como estamos vivendo, é melhor ir até as pessoas que você ama, aquelas a quem sabemos que podemos contar qualquer coisa, porque elas vão nos ouvir e nos compreender. Sua família mais próxima e seus amigos serão o seu melhor apoio.

    Se inscreva em nosso curso online de constelação familiar que vamos ajudá-lo a lidar com o sentimento de luto de vó e a ampliar os seus horizontes da melhor forma possível para que você possa auxiliar outras pessoas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 × quatro =