A iridologia pode ser definida como a ciência de observar, estudar e analisar os sinais na íris (a parte colorida do olho). Costuma-se dizer que os olhos são as portas da alma, mas iridologistas os estão realmente convencidos de que a íris representaria um mapa real do corpo.
Esse não é um interesse de estudo recente, dado que a cor dos olhos tem sido tema de pesquisas. Nos últimos anos, os naturopatas renovaram o interesse em um método de reconhecimento de doenças baseado no detalhamento das características da íris humana.
Ao analisar de perto um olho, é possível, na opinião deles, detectar distúrbios no corpo e prevenir doenças. Ficou interessado em saber como funciona a iridologia e quais os benefícios dessa ciência? Continue a leitura e confira!
O que é Iridologia?
A iridologia é uma medicina complementar que se baseia em um método de diagnóstico que analisa a íris do olho. Por meio de um exame, um iridologista consegue conhecer o estado de saúde do indivíduo.
Graças às placas de iridologia, o profissional identifica sinais relacionados aos órgãos da íris do olho. Essa análise envolve o estudo do tamanho de cada íris, além das cores. Trata-se de um estudo sério, pois, como já dissemos, o estudo da íris está cativando cada vez mais interessados e, inclusive, está ganhando projeção midiática.
Esses sinais presentes no olho, no entanto, não se referem apenas ao físico. Também podemos ver dificuldades emocionais ali, tanto temporárias quanto antigas. Nesse contexto, alguns dos sinais que o iridologista pode detectar em suas íris, incluem:
- Distúrbios orgânicos (como problemas digestivos, por exemplo);
- Sobrecargas ou deficiências de nutrientes;
- Certas predisposições;
- Estresse e ansiedades;
- Seu nível atual de fadiga e recuperação;
- Várias emoções momentâneas.
Vale destacar que apenas um especialista que tenha feito o curso de iridologia pode fornecer um resultado preciso. Ou seja, esse é o único profissional que pode entregar uma leitura completa sobre o que seus olhos revelam acerca da sua saúde.
Para que serve a Iridologia
Além de descobrir doenças , a iridologia serve para analisar e fornecer conselhos de estilo de vida para otimizar sua saúde, com base nas observações da Íris. Dessa forma, a pessoa pode fazer mudanças que transformam seu terreno (conceito que explicamos logo abaixo!). Ademais, evita-se o desenvolvimento de certas patologias, permitindo então uma verdadeira prevenção primária.
O terreno é o estado de um indivíduo em um momento específico, definido por seu equilíbrio físico, psicológico e espiritual (filosófico). Para o iridólogo, dependendo do estado de sua terra, você é mais ou menos receptivo aos agressores.
Dessa forma, se você tem um problema de saúde estabelecido, a iridologia pode ajudar a conhecer seu estado de vitalidade, oferecendo assim, o tratamento mais adequado às suas necessidades específicas.
Como é feito o exame de iridologia?
O exame iridológico em si é simples e seguro. O iridologista escaneia a íris de cada olho usando um dispositivo especial. Esse aparelho consiste de um sistema óptico e uma fonte de luz. Além disso, o exame de iridologia é feito também através de câmeras, lanternas e microscópios que examinam a íris do paciente.
Dessa forma, é possível detectar alterações nos tecidos, irregularidades estromais e padrões de pigmentação.
Ao examinar os olhos de um paciente, um iridologista geralmente observará:
- a cor da íris,
- o brilho ( claridade ou escuridão),
- a disposição e a forma das fibras trabeculares,
- anéis e outras descolorações/sombreamentos na parte branca dos olhos.
Os resultados são então comparados com um gráfico de íris que ajuda a correlacionar as várias partes do corpo humano com diferentes zonas da íris.
Um gráfico de íris típico divide a íris em aproximadamente 90 zonas, sendo que cada uma corresponde a uma parte diferente do corpo humano.Para os iridologistas, as variações de cor na íris (brilho e anéis) têm significado específico. Ou seja, podem indicar se uma condição suspeita é aguda, inflamatória, crônica ou alérgica.
Por fim, dependendo das informações anomais coletadas, o iridologista aconselha um programa de estilo de vida individual. Ele tem o objetivo de corrigir erros de estilo de vida e fortalecer o terreno e, portanto, o estado geral de saúde do indivíduo.
Cor dos olhos
Como pudemos ver, a cor dos olhos também é preciosa porque determina o terreno do indivíduo, o que contempla desde suas fraquezas até suas predisposições para desenvolver certas patologias. Dito isto, vejamos abaixo algumas indicações dependendo da sua pigmentação.
Indivíduos com olhos azuis ou claros
Na iridologia, indivíduos com olhos azuis ou claros têm predisposição à inflamação dos tendões, artrite e reumatismo, pois eliminam mal as toxinas ácidas.
Para evitar problemas em seu terreno, eles serão aconselhados a limitar os produtos de origem animal, em particular as carnes, e a atenuar a acidez comendo uma dieta mais rica em vegetais. Além disso, é aconselhável ingerir frutas fora das refeições para auxiliar os rins a realizar sua função de eliminação.
Indivíduos com olhos castanhos escuros
Indivíduos com olhos castanhos escuros, geralmente estão propensos a problemas de fígado por causa da lentidão. Por esse motivo, essas pessoas chegam mais facilmente a estados de sobrecarga de toxinas e doenças obstrutivas. São exemplos disso o colesterol alto, além de distúrbios da circulação sanguínea.
Diante disso, para facilitar o trabalho do fígado, é aconselhável limitar os amidos (pão, macarrão, arroz) e produtos lácteos. Pois, segundo a iridologia, essas duas categorias de alimentos geram grandes perdas de energia digestível.
Olhos castanhos claro
Olhos castanhos claro, geralmente, são olhos azuis recobertos de uma cor alaranjada. Essa configuração predispõe o indivíduo à irritação de seu intestino, pela produção de uma toxina chamada “ácido oxálico”. Ela se relaciona à digestão de açúcares refinados como o pão branco, e a massa branca, por exemplo.
Logo a produção em excesso de toxinas pode levar a distúrbios digestivos, intolerâncias alimentares e até deficiências de cálcio e magnésio. Neste caso, o terapeuta em iridologia aconselha o indivíduo a limitar ou mesmo eliminar alimentos refinados.
De modo geral, um iridologista pode fazer recomendações para melhorar sua saúde. Faz parte do seu trabalho oferecer insights e ideias específicas sobre mudanças no estilo de vida, nutrição e suplementos.
Iridologia: preço (consulta)
Se você tem interesse em conhecer um profissional da iridologia e não sabe quanto custa uma consulta, o preço pode variar de um profissional para outro. No entanto, o valor médio varia de R$ 100 a R$ 300,00.
Considerações finais sobre iridologia
Para concluir, vale mencionar que a iridologia é uma ferramenta formidável à disposição do naturopata. Sua principal característica é avaliar o estado de saúde e vitalidade de um indivíduo, além de suas forças e fraquezas orgânicas e suas predisposições para desenvolver uma patologia.
Se você gostou desse conteúdo sobre iridologia e deseja continuar aprimorando o seu conhecimento sobre os transtornos humanos, se inscreva em nosso curso de constelação familiar. Com aulas 100% online, você poderá se beneficiar das práticas adquiridas desta abordagem holística e atuar no mercado de trabalho.