Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Impaciência: O que é e como lidar com ela?

Admita: às vezes é difícil esperar por algo, principalmente uma coisa que você deseja bastante. Esse tipo de reação é comum, embora possa trazer incômodos dependendo do nível em que se manifesta. Vamos entender melhor o que é impaciência e como você pode lidar com ela.

O que é impaciência?

A impaciência pode ser definida como a incapacidade de se manter calmo e concentrado nas suas atividades ou cotidiano. Essa falta de paciência gera um desespero crescente, de maneira que a tranquilidade foge completamente de suas mãos. Como deve saber, é super comum encontrar crianças impacientes, mas esse comportamento não é exclusivo delas. Há muito adulto por aí que não aprendeu a esperar.

Esse estado de preocupação contínua é um bloqueio direto para os que precisam se acalmar diariamente. Para se ter uma ideia, uma angústia é gerada, de modo que esperar se torne uma espécie de tortura. Graças a esse comportamento nocivo, muitas atividades e planos podem não dar certo.

Além disso, é comum encontrar nos impacientes um estado semelhante a um aborrecimento constante. Eles acabam por abraçar uma irritabilidade a quase todo momento, sendo até agressivos com suas palavras. O problema é que quando esse conjunto de comportamentos dura muito tempo, mexe com a estrutura social de uma pessoa e até com a sua própria saúde.

A era da impaciência

Com o passar do tempo, a impaciência foi tomando conta da sociedade graças à nova era em que vivemos. Hoje em dia, tudo precisa estar à mão o quanto antes, de modo rápido e objetivo. Com isso, as pessoas esquecem que processos são construídos de maneira sequenciada para se chegar a determinado resultado.

Assim sendo, a pressa em se chegar a algum lugar com mais rapidez pode deixar de lado algumas lições valiosas sobre a vida. Tocamos neste ponto porque muitos extrapolam o respeito aos outros e fazem de tudo para terem o que querem. Em casos mais graves, até prejudicar alguém direta ou indiretamente.

Em primeiro lugar, devemos ensinar nossas crianças a arte da paciência para que construam um planejamento quando for necessário. Aos adultos, cabe uma reflexão a respeito do quão negativo é manter essa postura, mais atrasando que adiantando a vida. Uma nova era somente vale a pena ser vivida quando podemos aproveitá-la bem.

Até que ponto isso pode nos prejudicar?

É preciso olhar para a concepção da impaciência e deixar de lado a aparente irrelevância que ela parece possuir. É por conta desse tipo de reação que levamos a vida frustrada ou aspectos isolados, mas tão ruim quanto. Ser impaciente é um pedido para ter a vida atrasada, por mais que tente adiantar tudo à sua volta.

Quanto ao lado da saúde, uma falta de calma constante acaba por trazer problemas de biológicos. De um modo geral, é comum encontrar sinais de hipertensão e obesidade em pessoas que vivem sob estresse constante. Nesse estado, o indivíduo fica mais suscetível a recorrer a alimentos poucos saudáveis para aliviar o mal-estar que sente.

Além disso, o envelhecimento precoce se torna mais aparente, deixando uma imagem desgastada nessa pessoa. Isso acontece porque as estruturas responsáveis pela proteção do DNA contra a degeneração se mostram curtas nos impacientes. Caso permaneçam com esse tipo de comportamento, viverão menos com toda a certeza.

Sinais da impaciência

Ainda que não se trate de uma doença, a impaciência denuncia a sua presença através de algumas características. Caso esteja em dúvida se encaixa como um indivíduo “apressadinho”, preste atenção em:

Irritação

A irritação nos impacientes costuma ser frequente, resultado também de suas frustrações. Seja porque não conseguiu algo ou faz de tudo para alcançar isso, não há muito espaço para a cordialidade.

Agir por impulso

Em vez de pensar em suas escolhas e optar pelo melhor caminho, esse grupo age na explosão. A impulsividade pode levar a tomar decisões pouco inteligentes e com graves consequências.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Ansioso

    A impaciência e ansiedade caminham de mãos dadas, de modo que uma seja decorrente da outra. Uma angústia crescente acaba tomando conta até que tal eta seja alcançada pelo indivíduo. Essa tortura pessoal não acaba enquanto ele não conseguir o que deseja.

    Pernas inquietas

    Outro sinal comum é a impaciência nas pernas, de maneira que elas balancem freneticamente. Ainda que não seja algo obrigatório, esse tipo de comportamento mais agitado é bastante comum nos apressados.

    A impaciência vem para mostrar que somente a paciência resolve

    Ainda que não queiramos entrar em um aspecto mais esotérico da conversa, é preciso ter em mente que existe uma ordem para tudo acontecer. Valer-se da impaciência para pular algumas etapas traz justamente o efeito contrário ao que se desejava. Pior, pode até complicar ainda mais a sua situação e causar mais problemas.

    Acredite que as coisas possuem hora e lugar certos para acontecerem. Não se trata de destino exatamente, mas, sim, de uma preparação para construir e lidar com tudo isso. A fim que reflita, imagine alguém que colocou tinta ou cimento fresco no chão e acabou preso no canto por ter sido apressado.

    Procure se desapegar aos poucos desse hábito e compreender de que maneira isso afeta negativamente você. Acredite, se continuar nesse caminho terá mais coisas a perder do que ganhar.

    Paciência pode evitar tragédias

    “Melhor prevenir do que remediar” pode parecer um ditado bobo, mas antes de tudo, é honesto. Graças à impaciência que muitas histórias tiveram um desfecho desagradável e até desesperador para muitos. Por causa disso que vale uma profunda reflexão a respeito da postura que temos tomado diariamente e que se voltam para nós.

    Através da paciência que você fará escolhas melhores e saberá quando agir. Nisso encontrará decisões mais assertivas e que fogem completamente do calor do momento. Você precisa de agora em diante ter controle sobre si mesmo e te ajudaremos nesse caminho.

    De que modo pode lidar com a impaciência?

    Não existe uma receita definitiva de como controlar a impaciência, mas você pode se valer de vários caminhos. Já que cada um com isso de forma diferente, encontrará a saída mais adequada ao momento é válido. Veja como lidar com a impaciência, começando por:

    Entender as causas

    Para começar, procure por sua última lembrança onde que se irritou com algo ou alguém. A proposta é que se lembre dos motivos, perceba os impulsos e passe a controlar eles. Em seguida, deverá iniciar exercícios de relaxamento corporal, diminuir sua rotina e controlar sua respiração para que se acalme.

    Empatia

    Se o problema não está em você, mas nos outros, evite disparar julgamentos e comece a aplicar sua empatia. Se ponha no lugar de alguém para que possa compreender o que essa pessoa vivencia. Se for possível, deixe que ela desabafe, fale sobre seus problemas e oferte algum suporte para que ajudá-la a sair desse momento.

    Trabalhar a inteligência emocional

    Nem sempre as coisas sairão da forma como queremos e precisamos lidar com as emoções resultantes, principalmente as negativas. Nesse caso, é preciso que desenvolva sua inteligência emocional para que possa conduzir adequadamente esse fluxo interno. Entenda que tudo não depende de você e as variáveis podem mudar qualquer plano em mente.

    Considerações finais sobre impaciência

    A impaciência se mostra como a sede dos apressados em fazer tudo acontecer precocemente, mas sem pensar nos resultados. Por causa dessa ânsia em fazer as coisas acontecerem, as consequências de suas ações acabam por prejudicar seu desenvolvimento pessoal.

    Embora a atualidade nos empurre a isso, procure achar o valor em fazer tudo no devido tempo, com calma e cuidado. Aprenda a lidar gradativamente com suas emoções, de maneira que possa compreender suas origens e trabalhá-las conforme a necessidade. Roma não foi construída em um dia e, se fosse, certamente já estaria em ruínas.

    A fim de que lide de forma eficaz contra a impaciência, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação familiar. O curso vai te ajudar a gerir essas emoções e impulsos ansiosos, de modo que os compreenda e passe a controlá-los. Por fim, o autoconhecimento desenvolvido vai te ajudar a se concentrar melhor naquilo que faz e no que realmente importa para você.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 + 19 =